Os três grandes grandes sistemas operacionais móveis já possuem seus assistentes pessoais, e hoje foi o dia da BlackBerry apresentar o BlackBerry Assistant, um dos recursos que estarão presentes no futuro BlackBerry Passport, smartphone com BlackBerry 10.3 que possui tela quadrada e teclado físico. O assistente suporta comandos de voz e melhora à medida que vai sendo usado.

blackberry-assistant

Você pode falar com o BlackBerry Assistant ou digitar o comando manualmente para executar uma ação. É possível fazer buscas nos seus emails e agendas, pedir para o assistente ler a última mensagem recebida, ligar a lanterna, adicionar um lembrete ou listar os assuntos do momento no Twitter. Se você disser algo como “só chamadas telefônicas, por favor”, o smartphone deixará de exibir notificações e só irá alertá-lo quando alguém te ligar.

Não me perturbe, BlackBerry

Não me perturbe, BlackBerry

A BlackBerry ainda não revela muitas informações. Falta explicar, por exemplo, como o BlackBerry Assistant será ativado. A BlackBerry diz que o recurso poderá ser usado sem as mãos, o que é útil quando se está dirigindo (será legal se for como o Moto X, que escuta comandos mesmo com a tela desligada).

Embora não tenhamos nenhum vídeo do BlackBerry Assistant em funcionamento, dá para afirmar que ele terá alguma personalidade, como Siri e Cortana, em vez de ser mais sério e direto, como o Google Now: há alguns “easter eggs divertidos integrados”, de acordo com a empresa.

Também não sabemos se o assistente estará disponível em outros idiomas além do inglês. Mas, se lembrarmos do que aconteceu com os concorrentes, é difícil acreditar que o português do Brasil estará entre as primeiras línguas a serem suportadas.

blackberry-passport

O BlackBerry Assistant virá no BlackBerry Passport, um dos smartphones mais diferentes que já vimos nos últimos tempos. Ele tem uma tela quadrada (!) de 4,5 polegadas com resolução de 1440×1440 pixels, que a BlackBerry afirma ser ideal para navegar na web e visualizar documentos. O aparelho possui ainda um teclado bem interessante, que possui teclas físicas, mas também é sensível ao toque. Dá para fazer gestos para rolar a página, apagar rapidamente uma palavra errada ou mover o cursor, por exemplo.

Ainda não se sabe o preço do BlackBerry Passport, nem as especificações de hardware completas, mas especula-se que ele será um smartphone topo de linha, com 3 GB de RAM, bateria de 3.450 mAh e processador quad-core da Qualcomm. O aparelho, segundo a BlackBerry, será lançado em setembro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

CGT
Aposto que você usa um celular muito lixo pra falar isso do BB Passport... Mas tudo bem, BlackBerry é pra gente grandinha que quer fazer negócios e ter agilidade no dia-a-dia com coisas úteis... Não culpo você, e aconcelho que compre um PSvita, faz mais seu estilo provavelmente.
Marcos Dias Meneghel
Sou só eu que achei o aparelho interessante?
Wellington Gabriel de Borba
A volta da BlackBerry, eu acredito!
Thiago Carvalho Petrolini
E essa primeira imagem?? Windows Phone manda um abraço.
RamonGonz
um dos celulares mais feios que já vi na vida!!
Rafael Salgado Ribeiro
"Ele tem uma tela quadrada (!) de 4,5 polegadas com resolução de 1440×1440 pixels, que a BlackBerry afirma ser ideal para navegar na web e visualizar documentos." HAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA *respira* HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH Pronto, podemos voltar à programação original.
Gustavo Sant'Anna
Eles mal tem espaço no mercado mobile e vao arriscar com isso?
Diego Nei
Let me fix that for you: "hoje foi o dia da BlackBerry apresentar o BlackBerry Assistant, um dos recursos que estarão presentes no futuro para todos os aparelhos rodando BlackBerry 10.3". :)