Início » Celular » É o fim dos smartphones Nokia X com Android

É o fim dos smartphones Nokia X com Android

Paulo Higa Por

Junto com o anúncio da demissão de 18 mil funcionários, a maior da história da empresa, a Microsoft afirmou que está reduzindo seus esforços nos smartphones Nokia X com Android para investir no seu próprio sistema operacional, o Windows Phone. Stephen Elop, vice-presidente executivo da Microsoft Devices, diz que a decisão vai refletir a estratégia da empresa em “concentrar-se em áreas em que é possível agregar mais valor”.

A decisão pode ter pegado alguns de surpresa porque, mesmo após a finalização da compra do negócio de celulares da Nokia, a Microsoft revelou um sucessor do Nokia X, o Nokia X2, outro smartphone de baixo custo capaz de rodar aplicativos para Android. Dava a entender que, mesmo sob as mãos da Microsoft, ainda teríamos muitos Nokia X com Android sendo lançados (o que não vai acontecer).

nokia-x2

Na verdade, toda a história já estava um pouco estranha. No Brasil, a Microsoft Devices convidou a imprensa para uma coletiva do Nokia X em 10 de junho, mas adiou a data sem dar mais explicações. Até hoje, o evento de lançamento do Nokia X no Brasil não aconteceu, enquanto o Nokia X2 já está sendo vendido no exterior. Mesmo assim, a empresa afirma que fará outro convite quando tiver uma “nova data”.

Com a mudança, os futuros aparelhos “Nokia X” de baixíssimo custo rodarão Windows Phone, levando a plataforma da Microsoft para faixas de preço ainda menores. Lançado há mais de um ano, o Lumia 520 ainda faz muito sucesso no Brasil, por oferecer desempenho e tela decentes em um conjunto de menos de 400 reais. Recentemente, a Microsoft disse que o Lumia 520 atingiu uma marca impressionante de mais de 12 milhões de ativações.

De acordo com Elop, apesar de reduzir os esforços com o Nokia X, a Microsoft ainda continuará vendendo os aparelhos já lançados e oferecerá suporte para todos que compraram os smartphones.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Shaka00
O Wii U até hoje vendeu mais que o Xbox One. Os jogos do console, por sinal, dão um banho nos disponíveis para Xone e P$4 por terem de longe qualidade e não apenas coisas requentadas. Sem falar do sensacional Mario Kart 8 que há 2 meses lidera as vendas nos Estados Unidos. O Wii U pode não ser um sucesso gigantesco como o Wii, mas em jogos e qualidade ele está a passos largos na frente. Só agora a Microsoft conseguiu dar um rumo ao Xone e para isso matou o Kinect.
Jcaldas Caldas Souza
A Microsoft ta administrando o velório.
Manoel Messias Moreira
hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm......!!!!!
liveinmyway
Olha, a NOKIA é muito boa no custo/benefício com sua linha Lumia e, aparentemente, investir em desenvolver Android não pareceu um movimento muito inteligente. O downsizing já era esperado, tanto de funcionários como de processos e de linha de aparelhos/serviços.
Welder Vieira
Tenho Android (Samsung Galaxy III Mini) e minha esposa tem Windows Phone (Lumia 625) o Nokia é muito mais rápido, não trava. O Samsung trava na tela de desbloqueio, trava o tempo todo. Gosto muito da Samsung/Android mas o Nokia Lumia me surpreendeu.
Ronaldo S Ramires
Android foi tarde, e não vai deixar saudade nenhuma. Quem quiser Android, compre um Samsung e seja feliz (ironico...).
Thiago Soares
Eu sai do Android para Windows Phone e garanto, não troco nunca mais. Parabéns! Fluido e sofisticado
Rozenildo Junior
É inutil a partir do momento em que vc tenta tenta e o cel nao reconhece a digital, tanto é que nem uso mais o touch id, é muito mais pratico e rapido a senha de 4 digitos
Paulo Correia Nunes
Antony Pena pq ñ cita esses ''recursos'' que faltam? ¬¬
Lucas Corrêa
Destravar o celular com a digital é inútil onde?
Matheus Oliveira
Antony Pena Quem entrou no mérito da qualidade foi o Douglas, mas dizer que não vingou é um exagero. Ele não é nenhum android, mas estamos falando da Nokia e 10 modelos vs 100 fabricantes com milhares de androids diferentes. Se for olhar bem, a Nokia deve estar, considerando só os WP, acima da maior parte das fabricantes de android. E quanto aos recursos, qual recurso importante o Windows Phone 8.1 não tem? (Porque 90% dos recursos grandiosos do iOS e do Android são inúteis. "Olha só, destravo meu celular com a digital", "olha só meu aparelho reconhece meus olhos")
RamonGonz
cara sai dessa bolha agora mesmo!!
Antony Pena
Matheus Oliveira Em nenhum momento o amigo do comentário inicial falou da qualidade, ele apenas disse a verdade, que não vingou (ainda). Tive Omnia W, L820, L925 e agora estou com o L520, mas não dá pra negar, mesmo com a 8.1, que o WP ainda está bem atrás dos concorrentes, tanto em mercado quanto em recursos.
Bruno Martins Santana
Matheus Oliveira A Nokia tava Quase Declarando Falência antes do Windows !!! O Windows 8 só não pegou pôs o Windows 7 é Incrível e para muitos não vale a pena comprar uma licença nova do windows só pq é pouco melhor ! Aqui na Empresa tínhamos todos Windows XP, que morreu este ano, estamos trocando tudo para Windows 8.1 e o Ganho de Performance nos computadores (mesmo os mais fracos como Pentium D com 2GB) é grande !!! Recomendo Muito o Windows 8.1 ! O XBOX One vai muito bem ! Mas para quem comprou o Xbox 360 a Pouco tempo não vale a Pena ainda pela questão dos Jogos, mas ano que vem acho que já tomará o Trono do 360. o Windows Phone Brasil Vende Mais até que o Iphone em Diversos Países no Mundo ! é o mais Novo dos Sistemas e eu nunca ví um Travar, só que ainda tem menos Apps que os outros que são mais Antigos. Mesmo sendo mais novo, os seus Apps são Muito bem feitos e estáveis ! Microsoft Vai Muito Bem e Bil Gates ainda é um dos Homens mais ricos do Mundo !
Matheus Oliveira
Já tive o Omnia W, o Lumia 800 e agora o 820 (aparelho com quase dois anos que roda mais liso hoje do que rodava na época do 8.0). Enquanto isso, lembro até hoje, amigo meu comprou o S4 e mesmo sem nada instalado ainda, você conseguia deixar ele engasgando só de passar o dedo na tela, de um lado pro outro na tela inicial. Sério, fora os apps (que se formos lembrar, só decolaram no android mesmo depois do 2.3.6, o que bate com a melhoria contínua que temos hoje no WP e seus 3 anos de delay) e a customização/variedade de aparelhos, o que o WP tem que seja pior que o Android em algum aspecto? No iOS, existe alguma coisa, fora a própria appstore (que são 6 longos anos de diferença, lembremos), em que ele seja efetivamente melhor que o Windows Phone?
Exibir mais comentários