Início » Celular » É o fim dos smartphones Nokia X com Android

É o fim dos smartphones Nokia X com Android

Por
5 anos atrás

Junto com o anúncio da demissão de 18 mil funcionários, a maior da história da empresa, a Microsoft afirmou que está reduzindo seus esforços nos smartphones Nokia X com Android para investir no seu próprio sistema operacional, o Windows Phone. Stephen Elop, vice-presidente executivo da Microsoft Devices, diz que a decisão vai refletir a estratégia da empresa em “concentrar-se em áreas em que é possível agregar mais valor”.

A decisão pode ter pegado alguns de surpresa porque, mesmo após a finalização da compra do negócio de celulares da Nokia, a Microsoft revelou um sucessor do Nokia X, o Nokia X2, outro smartphone de baixo custo capaz de rodar aplicativos para Android. Dava a entender que, mesmo sob as mãos da Microsoft, ainda teríamos muitos Nokia X com Android sendo lançados (o que não vai acontecer).

nokia-x2

Na verdade, toda a história já estava um pouco estranha. No Brasil, a Microsoft Devices convidou a imprensa para uma coletiva do Nokia X em 10 de junho, mas adiou a data sem dar mais explicações. Até hoje, o evento de lançamento do Nokia X no Brasil não aconteceu, enquanto o Nokia X2 já está sendo vendido no exterior. Mesmo assim, a empresa afirma que fará outro convite quando tiver uma “nova data”.

Com a mudança, os futuros aparelhos “Nokia X” de baixíssimo custo rodarão Windows Phone, levando a plataforma da Microsoft para faixas de preço ainda menores. Lançado há mais de um ano, o Lumia 520 ainda faz muito sucesso no Brasil, por oferecer desempenho e tela decentes em um conjunto de menos de 400 reais. Recentemente, a Microsoft disse que o Lumia 520 atingiu uma marca impressionante de mais de 12 milhões de ativações.

De acordo com Elop, apesar de reduzir os esforços com o Nokia X, a Microsoft ainda continuará vendendo os aparelhos já lançados e oferecerá suporte para todos que compraram os smartphones.

Mais sobre: , , ,