Início » Web » Plataforma brasileira usa vídeos para ensinar a programar gratuitamente

Plataforma brasileira usa vídeos para ensinar a programar gratuitamente

Por
4 anos atrás

Há diversas maneiras de aprender a programar online sem gastar um tostão. O problema é que boa parte delas está em inglês ou então traduzida para o português. Enquanto nenhuma dessas características necessariamente inviabiliza o aprendizado, pode ser mais fácil aprender com o material já criado no nosso idioma e por brasileiros.

O Curso Em Vídeo se encaixa aí: criado no ano passado pelo professor Gustavo Guanabara, ele é gratuito e oferece cada vez mais cursos na área de TI.

Guanabara dá aulas há 20 anos e, após atuar desde a educação infantil até a universitária e à distância, teve a ideia de criar a plataforma de ensino que utiliza vídeos. Todos têm menos de 30 minutos e estão disponíveis gratuitamente, então não tem desculpa para começar a estudar algo que você está adiando, né?

As vídeo-aulas estão tanto na plataforma do Curso Em Vídeo quanto no YouTube, e nem precisa ter cadastro para assisti-las. Mas, ao fazê-lo, você tem algumas vantagens, como a possibilidade de baixar pacotes de conteúdo de apoio que podem ajudar em seus estudos e exercícios para treinar, além de ganhar um certificado válido em todo o Brasil ao término de cada curso – a plataforma contabiliza as horas estudadas através dela e, quando ele chega ao fim, permite que o certificado seja baixado.

Atualmente, há cursos de HTML5 (com CSS3 e JavaScript) e Algoritmos disponíveis no Curso em Vídeo. Nas próximas semanas, cursos de PHP, Java e Photoshop estarão no site, sendo que o primeiro já tem data marcada para chegar: dia 4 de agosto. E, como todos os outros, é gratuito.