Há diversas maneiras de aprender a programar online sem gastar um tostão. O problema é que boa parte delas está em inglês ou então traduzida para o português. Enquanto nenhuma dessas características necessariamente inviabiliza o aprendizado, pode ser mais fácil aprender com o material já criado no nosso idioma e por brasileiros.

O Curso Em Vídeo se encaixa aí: criado no ano passado pelo professor Gustavo Guanabara, ele é gratuito e oferece cada vez mais cursos na área de TI.

Guanabara dá aulas há 20 anos e, após atuar desde a educação infantil até a universitária e à distância, teve a ideia de criar a plataforma de ensino que utiliza vídeos. Todos têm menos de 30 minutos e estão disponíveis gratuitamente, então não tem desculpa para começar a estudar algo que você está adiando, né?

As vídeo-aulas estão tanto na plataforma do Curso Em Vídeo quanto no YouTube, e nem precisa ter cadastro para assisti-las. Mas, ao fazê-lo, você tem algumas vantagens, como a possibilidade de baixar pacotes de conteúdo de apoio que podem ajudar em seus estudos e exercícios para treinar, além de ganhar um certificado válido em todo o Brasil ao término de cada curso – a plataforma contabiliza as horas estudadas através dela e, quando ele chega ao fim, permite que o certificado seja baixado.

Atualmente, há cursos de HTML5 (com CSS3 e JavaScript) e Algoritmos disponíveis no Curso em Vídeo. Nas próximas semanas, cursos de PHP, Java e Photoshop estarão no site, sendo que o primeiro já tem data marcada para chegar: dia 4 de agosto. E, como todos os outros, é gratuito.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RicardoCruz
perfeito
Luiz Di Lourenço
Curso de qualidade Profissional
Josiel Hen
Uma mão na roda pra mim, que estou começando a cursar TADS, obrigado! Lol
feliperaimo
Cara, um belo de um projeto, muito bem feito ;) Formato de vídeo extremamente ideal para o público que procura esse tipo de conteúdo, parabéns mesmo!
Tercio Laterza
Ótima iniciativa !
Tercio Laterza
Ótima iniciativa !
Tiago Gabriel
O canal Bóson Treinamento também é incrível e, bem mais completo.
Tiago Gabriel
O canal Bóson Treinamento também é incrível e, bem mais completo.
João Pedro Caneca
Depois de muito procurar encontrei os melhores... Aulas super interativas!!!
Cristiano Silveira
Gustavo é otimo...fiz o de HTMl. Muito bom, mas posso esperar pra fazer os outros!
Emerson Guimarães
O melhor curso online que já vi! Belo Trabalho.
Thiago Milton
muito bons os cursos bem explicado e com boa qualidade de audio e video.
Júnior Tavares
Sinceramente, o melhor curso que eu já vi. :D
Michael F Assis
Eu fiz o curso de HTML 5 no canal do youtube, achei muito bom o curso e a metodologia do professor, tudo muito bem explicado e detalhado, já até estou aplicando algumas coisas que aprendi ao meu trabalho.