Folhas artificiais podem levar oxigênio a longas viagens pelo espaço

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

Um estudante do Royal College of Art, no Reino Unido, desenvolveu uma possível solução para uma das principais dificuldades de viagens longas no espaço: a ausência de oxigênio.

Como plantas não crescem em gravidade zero – não sem outras influências – , Julian Melchiorri desenvolveu uma folha artificial.

Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_01_644

Basicamente, é uma estrutura que faz fotossíntese, isto é, transforma gás carbônico e água em oxigênio. E ela faz isso exatamente como uma planta faria, sem aparatos tecnológicos envolvidos.

O material criado por Malchiorri consiste em proteínas de seda que seguram cloroplastos, as estruturas em células vegetais que são responsáveis pela fotossíntese. Descrevendo o processo, até parece que ele foi simples: o estudante extraiu os cloroplastos de plantas e os colocou nas proteínas da seda, que, conforme descobriu, “têm uma incrível propriedade de estabilizar moléculas”.

Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_03_644

E qual a aplicação prática que uma folha artificial teria? Bem, inúmeras.

Por ser um material maleável e muito leve, ele pode ser usado tanto em decoração – Malchiorri mostra, no vídeo abaixo, abajures feitos com sua criação – como no revestimento de exteriores e, como já falamos, até para exploração espacial, uma vez que só precisa de um pouco de luz e água para sintetizar oxigênio.

No vídeo abaixo, em inglês e com sotaque carregado, o criador fala um pouco sobre as aplicações de sua criação e como ela foi feita:

As possibilidades vão ainda mais longe ao deixarmos a imaginação fluir. Mas, como alertado pelos usuários do Reddit, Malchiorri é um estudante de design e não um cientista. Então, pode ser que, na prática, as folhas artificiais criadas por ele não sejam, na prática, tão eficazes assim na produção de oxigênio. Em todo caso, é uma ideia.

O projeto é um dos selecionados pelo programa Frontiers, parceria do Mini (o carro) com o site Dezeen, que escolheram diversos projetos relacionados a design e tecnologia em diversas áreas. Tem vários que são bem interessantes; veja todos aqui.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados