Início » Celular » O que há de novo no Windows Phone 8.1 Update

O que há de novo no Windows Phone 8.1 Update

Paulo Higa Por

Lumia Cyan mal chegou aos usuários, mas a Microsoft já revelou a primeira atualização significativa do Windows Phone 8.1. Com o recurso nativo de pastas de aplicativos, Xbox Music mais rápido, reforço na segurança e outras novidades, o Windows Phone 8.1 Update será distribuído a partir da semana que vem aos desenvolvedores. Também há melhorias na Cortana, mas ela (ainda) não é para você.

Live Folders, até que enfim

Atualmente, para agrupar Live Tiles na tela inicial em pastas, é necessário usar um aplicativo de terceiro. A Nokia tem o Pastas de Aplicativos; a Samsung tem o App Folder. Eles fazem o trabalho decentemente, mas a solução nativa da Microsoft é muito mais prática: para criar uma Live Folder, simplesmente arraste um Live Tile para cima do outro. Mesmo dentro de uma pasta, os Live Tiles continuarão exibindo informações normalmente.

windows-phone-live-folder

Cortana poliglota

A assistente pessoal Cortana vai chegar ao Reino Unido, China, Canadá, Austrália e Índia. Nada de Brasil por enquanto, mas a Microsoft deixou claro que o processo de adaptar a Cortana a um país é meio trabalhoso: na terra da rainha, por exemplo, a Cortana precisará exibir informações da bolsa de valores de Londres, condições do trânsito e resultados de jogos de futebol da English Premier League.

Cortana (ou "Xiao Na" na China)

Cortana (ou "Xiao Na" na China)

Além disso, a Cortana já fala inglês por funcionar nos Estados Unidos, mas para chegar ao Reino Unido é necessário adaptar a assistente ao sotaque britânico. Tanto é que, no Reino Unido, a voz da Cortana não será a mesma dos Estados Unidos, onde foi usado o timbre de Jen Taylor, que faz a voz da personagem de inteligência artificial Cortana na série Halo.

Na China, a Cortana tem... rosto! Ou, pelo menos, dois olhinhos. Algumas funcionalidades adicionais, desenvolvidas pela Microsoft China, estarão disponíveis exclusivamente para os chineses, como a possibilidade de procurar palavras em inglês no dicionário do Bing. Na previsão do tempo, além das informações tradicionais, como a temperatura, também será mostrada a qualidade do ar, algo bem importante por lá.

Ficou bem simpática.

Pequenas melhorias bem-vindas

  • O Xbox Music está mais rápido para abrir e ganhou melhorias em várias partes, como a sincronização em plano de fundo e o Live Tile, que está mais elaborado;
  • Apps Corner: função para o mercado corporativo, permite selecionar e restringir os aplicativos que estarão disponíveis para um usuário;
  • Você pode selecionar múltiplos SMS para excluí-los ou encaminhá-los.

windows-phone-8-1-update-sms-xbox-apps-corner

The Verge citou algumas novidades debaixo do capô que não estão listadas no blog da Microsoft:

  • Suporte a telas de 7 polegadas (porque o Lumia 1520 de 6 polegadas ainda é muito pequeno, né?);
  • Mais uma opção de resolução: 1280x800 pixels;
  • Quick Charge: recurso da Qualcomm para carregar a bateria mais rapidamente (Lumia 1520 e Lumia 930 suportam essa função).

Quando chega?

Se você faz parte do programa Windows Phone 8.1 Preview for Developers, uma atualização será liberada na semana que vem. Já para quem não quiser arriscar, o jeito é esperar: a Microsoft promete disponibilizar o Windows Phone 8.1 Update "nos próximos meses". Depois da liberação pela Microsoft, ainda será necessário aguardar a boa vontade das fabricantes e das operadoras.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alex Oliveira
Droga :(
Vitor Mikaelson
É queda msm
Vitor Mikaelson
O Windows RT ganha em muita coisa do WP.... Tem Wifi Direct... :(
Raphael Rios Chaia
Fora que o app do Facebook para Win RT é tão melhor que o do WP...
Vitor Mikaelson
Você falou e o widget apareceu hahahaha Aqui não está tapando, ao menos.
Panino, o Moço

Ou mudar a margem do alinhamento do elemento "share".
Por padrão está 23px, mudei para 3px e resolveu.

Toga
Ou mudar a margem do alinhamento do elemento "share". Por padrão está 23px, mudei para 3px e resolveu.
Vitor Mikaelson
O certo é unir os dois. O WP não é legal no modo paisagem e acho mais feio. WP precisa ter apps bons (Xbox Music, Xbox Video, Games por exemplo) que no Windows 8 são bem melhores...
Vitor Mikaelson
Não tenho este widget aqui... Mas, você pode bloquear com o AdBlock...
Alex Oliveira
Não é que caiu pra 2.7%, cresceu 2.7 e não 3.2. Confere produção?
Flavio Viana
É mais prática comparada com as soluções da Nokia e da Samsung, cujos apps com a mesma função já estavam disponíveis há algum tempo para o WP.
Glauber Silva
Pode me chamar de maluco, mas eu prefiriria mil vezes um Surface com Windows Phone do que aquele Windows RT lá. Um tabletzinho de 7 polegadas seria legal hein ..
Francisco Viana
Paulo, você disse que "a solução nativa da Microsoft é muito mais prática: para criar uma Live Folder, simplesmente arraste um Live Tile para cima do outro." Ótima implementação, mas não há novidade aí. Essa é também a solução no Android com os ícones de apps. Ou isso é outra coisa?
mhenriquecd
WP já era ,depois que a Nokia faliu só vem caindo : http://www.techmania.com.br/idc-aponta-que-o-unico-a-crescer-foi-o-android-em-2014/ estava com 3.2% do mercado a 1 ano, agora ta com 2,7% o que tava ruim só fez piorar
Paulo Higa
O nome oficial é só "Windows Phone 8.1 Update" mesmo.
Exibir mais comentários