Início » Demais assuntos » Novos aviões da Embraer querem resolver o problema da falta de espaço para sua bagagem de mão

Novos aviões da Embraer querem resolver o problema da falta de espaço para sua bagagem de mão

Por
5 anos atrás

Não tem jeito: depois que todos embarcam no avião, pelo menos uma pessoa terá dificuldade para guardar a bagagem de mão. Mas a Embraer pode acabar com esse inconveniente nos novos aviões comerciais E2. Trabalhando em conjunto com a empresa de design Priestmangoode, de Londres, a fabricante brasileira de aeronaves conseguiu aumentar o espaço dos compartimentos superiores em 40%.

embraer-e2-cabine

Com um espaço bem maior, a ideia é que todos os passageiros, sem exceção, consigam colocar suas bagagens de mão de tamanho padrão nos compartimentos superiores. É possível acomodar malas de até 56x46x25 centímetros de tamanho, ou seja, há espaço suficiente. As companhias normalmente adotam a regra de que a soma das dimensões não pode ultrapassar 115 centímetros (algo em torno de 55x40x20 centímetros).

Mas se o compartimento superior está mais espaçoso, isso significa que a área para o passageiro está ainda mais apertada? Na verdade, não. Toda a mágica para ampliar o espaço está na PSU, sigla em inglês para Unidade de Serviço ao Passageiro. Como explica a Wired, é lá que ficam as máscaras de oxigênio, luzes de leitura e indicações para apertar os cintos ou desligar eletrônicos.

Uma PSU para cada um

Uma PSU para cada um

Os aviões normalmente possuem uma PSU que se estende por todos os assentos, mas os novos jatos da Embraer terão uma PSU para cada assento. Ou seja, a instalação dessas unidades deverá ser mais trabalhosa, mas em compensação elas poderão ser posicionadas de maneira mais flexível, o que permitirá a economia de espaço. A Priestmangoode já entrou com um pedido para patentear as PSUs.

embraer-e2-psu-individual

Vale a pena dar uma olhada melhor na cabine dos E2. Os aviões poderão ter apoio para tablets, conexão Wi-Fi e tela de boas-vindas na entrada do avião com informações úteis, como a temperatura no destino. Na primeira classe, a companhia aérea pode optar por colocar um assento por fileira. O vídeo abaixo, da Embraer, detalha bem o que podemos esperar dos jatos:

embraer-e2-classe

embraer-e2

No momento, há três modelos de jatos E2 anunciados pela Embraer: E175-E2, E190-E2 e E195-E2. As primeiras aeronaves serão entregues em 2018 e, no layout padrão de classe única, podem levar de 88 a 132 passageiros. Algumas companhias aéreas já fizeram seus pedidos; por aqui, a Azul assinou uma carta de intenções para comprar até 50 aviões Embraer E195-E2.

É do Brasil!

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.