Anonimato dos usuários do Tor em risco

Ataque ao serviço durou cinco meses

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas
tor-logo

Os responsáveis pelo Tor fizeram um importante alerta sobre um ataque que alvejou a rede de internet anônima durante cinco meses. Existe o receio de que os dados dos internautas tenham sido comprometidos – o que é péssimo para o anonimato na rede. A fim de corrigir o problema, uma atualização foi implementada. Mas pode ser tarde demais, você sabe.

As informações dão conta de que pesquisadores americanos da Universidade Carnegie Mellon descobriram uma brecha de segurança e avisaram aos responsáveis pelo Tor. Segundo o Tor, os ataques começaram em 30 de janeiro e só foram neutralizados em 4 de julho. Os pesquisadores iriam expor o problema durante a conferência Black Hat, em Las Vegas, mas a palestra foi cancelada.

O Tor tornou-se muito importante na internet global por levantar a bandeira do anonimato. Ele funciona como uma rede peer-to-peer de computadores para troca de informações. Informações nossas que a gente esquece que trafegam pela rede quando clicamos num link permanecem intactas na rede do projeto, entre elas a localização geográfica.

Detalhes técnicos estão no site oficial do projeto. Os mantenedores disseram que não dá para saber quais dados foram obtidos. Eles partem do pressuposto de que, uma vez que o ataque foi confirmado, todo mundo que usou o Tor durante o período relatado se expôs. Existe ainda a possibilidade de que o primeiro ataque abriu brechas de segurança para tentativas de obtenção de dados realizadas por outros grupos de hackers.

Conforme bem nota o Ars Technica, muitos ativistas políticos utilizam o Tor para publicar informações sensíveis e pouco interessantes para governos truculentos. Só que a mesma promessa de anonimato também atrai gente mal-intencionada. Não por acaso, o serviço ficou famoso por abrigar o Silk Road, espécie de fórum em que eram negociados crimes, assassinatos e venda de drogas.

As agências de inteligência estão desesperadas para quebrar os dispositivos de anonimato do Tor. A americana NSA e a britânica GCHQ são as maiores interessadas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados