Início » Web » Justin.tv encerra suas atividades

Justin.tv encerra suas atividades

Por
3 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em seus sete anos de existência, o Justin.tv estreou a transmissão ao vivo de pessoas comuns, se desdobrou em um serviço de streaming voltado para games que se tornou mais popular que o próprio, viu sua fama crescer e minguar, e, ontem, anunciou que não irá mais operar.

O Justin.tv surgiu como uma plataforma na qual Justin Kan, fundador do serviço, transmitia sua vida o tempo todo por meio de uma câmera que ficava acoplada em sua cabeça. Logo depois, o serviço foi aberto para que mais pessoas pudessem fazer streaming ao vivo de suas vidas.

Justin.tv: primeiro site que permitiu streaming de vídeo com comentários do público

Justin.tv: primeiro site que permitiu streaming de vídeo com comentários do público

Eventualmente, o Justin.tv começou a se diversificar, aceitando todo tipo de streaming. Foi nessas que o streaming de videogame começou a se popularizar e, de olho na demanda, a empresa criou o canal games.justin.tv. Menos de dois anos depois, ele ficou independente: nascia, em 2011, o Twitch.

Só que o Twitch acabou se tornando mais utilizado (e famoso) que o próprio Justin.tv. Em fevereiro deste ano, até o nome da empresa mudou e passou a ser Twitch Interactive. Houve até o rumor forte de que o Google havia comprado o serviço por US$ 1 bilhão, mas nenhum dos lados comentou até agora, então ainda não dá para saber qual o futuro da empresa.

Por enquanto, ela convida os usuários do Justin.tv a migrarem suas contas para o Twitch até o dia 5 de setembro, observando que o Twitch só aceita conteúdo relacionado a videogames. Os vídeos que já foram feitos não podem mais ser resgatados – ou seja, basicamente os usuários perderam tudo o que criaram. Chato, né?

Anunciando a despedida, os criadores do Justin.tv/Twitch fizeram o vídeo abaixo contando a trajetória do serviço:

Mais sobre: ,
  • Marcelo Douglas

    “Os vídeos que já foram feitos não podem mais ser resgatados – ou seja, basicamente os usuários perderam tudo o que criaram. Chato, né?”

    Muito mais do que chato, achei uma falta de respeito.

  • Thalles Ferreira

    Nem uma palavra sobre os canais de transmissão esportiva? Pra mim a única coisa que já prestou no Justin.tv

  • E o Ustream.TV está ainda por ai.

  • Daniel Silva

    Por coincidência dias atrás tentei acessar o site e me deparei com a mensagem dizendo que seus serviços haviam sido encerrados. Me lembro quando transmitiam canais de TV por assinatura por lá. Eu não conhecia a história de criação do site, achei interessante.