lg-4k-webos

TVs com resolução 4K estão à venda no Brasil há um ano, mas sempre foram muito caras: em setembro de 2013, a Samsung lançou sua TV Ultra HD de 85 polegadas por 100 mil reais. Elas continuam caras, mas bem menos. A LG apresentou, nesta quarta-feira (6), novos modelos com altíssima resolução e sistema operacional webOS. O mais acessível, de 49 polegadas, tem preço sugerido de 5.999 reais.

Três modelos estão chegando: UB8500 (49 e 55 polegadas), UB9500 (65 polegadas) e UB9800 (79 e 84 polegadas). Eles possuem painel IPS LCD com iluminação LED, taxa de atualização de 120 Hz, resolução de 3840×2160 pixels, quatro óculos 3D passivos e um interessante controle remoto chamado Smart Magic, que suporta comandos de voz e se conecta com a TV por Bluetooth para navegar pelos aplicativos do webOS.

O que muda entre os modelos, então? Basicamente, design, qualidade do painel e potência do som — o modelo mais barato tem alto-falantes de 20 watts, enquanto o todo poderoso de 84 polegadas possui um sistema de som de 120 watts com 5.2 canais. Os preços também variam bastante: quem quiser telona, claro, precisa abrir a carteira (mas bem menos que há um ano).

  • UB8500 de 49 polegadas: 5.999 reais;
  • UB8500 de 55 polegadas: 8.999 reais;
  • UB9500 de 65 polegadas: 13.499 reais;
  • UB9800 de 79 polegadas: 34.799 reais;
  • UB9800 de 84 polegadas: 44.999 reais.

webOS

lg-webos-tv-abre

Para mim, o fato das TVs rodarem webOS é um ponto positivo — ele não deu certo nos dispositivos móveis, mas parece ser muito melhor que os sistemas operacionais de boa parte das Smart TVs à venda no Brasil, geralmente lentas e travadas. Pelo menos nos modelos em exibição no evento da LG (alguns Full HD, lançados há quatro meses), o webOS se mostrou bem fluido e intuitivo.

A LG fez suas adaptações no webOS. No assistente inicial, por exemplo, há um simpático passarinho, chamado Bean Bird, que auxilia o usuário não muito ligado em tecnologia a fazer a conexão com a internet e personalizar as configurações. Tem também a LG Store, que centraliza conteúdos de diversas lojas, então fica mais fácil descobrir qual serviço ou loja tem aquele filme para alugar, comprar ou assistir por streaming.

lg-webos-tv-launcher

Também chama a atenção o multitarefa do webOS: se você estiver, por exemplo, assistindo a um vídeo no YouTube e quiser ver rapidamente o placar de um jogo no aplicativo do UOL, dá para alternar rapidamente (de verdade) entre eles. Quando você retornar para o aplicativo do YouTube, o vídeo ainda estará lá. Uma pena que esse multitarefa não serve para adiantar buffer de vídeos — o download automaticamente para ao deixar o aplicativo em segundo plano.

Com um toque no controle remoto é possível acessar o launcher do webOS, que lista os aplicativos instalados na Smart TV e permite voltar para o software anteriormente em execução. Esse launcher aparece como uma camada sobreposta na parte inferior da tela, logo, você não precisa parar o que está fazendo a todo momento. Gravei um vídeo rápido do webOS sendo manuseado por alguns coleguinhas de trabalho:

O webOS, portanto, é o primeiro sistema operacional de Smart TV que realmente me enche os olhos — mas não sei se sobreviverá ao Android TV, que não deve demorar a entrar nas TVs brasileiras.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Aline Brizida
Tenho uma 47lb6500 a primeira com WebOs tenho uma reclamação , quase não roda vídeos no navegador por não rodar em Java .... Abriria mão de um sites maravilhoso de navegação por isso ...
3-6-9

Meu comentário é de um ano e meio atrás, meu caro.

Eu me referia há modelos de, no mínimo, 2 anos atrás que eram os comercializados no Brasil na época em que fiz o comentário.

TVs 4K ainda estavam chegando no Brasil e poucas pessoas tinham.

Sam86
Meu comentário é de um ano e meio atrás, meu caro. Eu me referia há modelos de, no mínimo, 2 anos atrás que eram os comercializados no Brasil na época em que fiz o comentário. TVs 4K ainda estavam chegando no Brasil e poucas pessoas tinham.
Rogelio Goncalves Ligoski
Também gostaria de saber me surpreendente positivamente com oque ela conseguiu fazer com apenas. 2 megas de internet disponivel que tenho !! Isso ainda sendo compartilhado com outros aparelhos que tenho ela simplesmente roda tudo sem travamentos ! Ela consegue um milagre de compactação de dados e aproveitamento de internet chula !!kmk
Rogelio Goncalves Ligoski
Se engana eu tenho uma UF6900. 43. 4k a alguns meses até agora foram poucas as vezes que isso aconteceu e quando acontece. E só desligar a TV e lugar de novo tudo volta au seu lugar
Rogelio Goncalves Ligoski
Isso não e verdade as smart da gl tem um painel excenlente boa nitidez cores fortes e vivas ainda mais essa 4k que está uma Pichincha paguei na minha de 43 polegadas 4k 2100,00 um ótimo preço para uma tv tão boa extremamente rápida e funcional tenho uma internet de 2 mega e mesmo assim consigo assistir vídeos em 4k no YouTube sem travamentos
Reginaldo Nunes
Eu tenho uma esmarte TV da Samsung de 46modelo f8000 e tá parada com despley trincado já fais 2ano e não consigo arrumar porque tá caro u presso 28000 para conserta e não sei u qe fazer
Evanderson Araujo
Seu post é de 1 ano atrás,e até hoje nem sinal das Android TV´s. Esperar por uma tecnologia que nem tem data pra chegar é complicado. Compre a TV sem medo. Quando sair as Android TV´s ainda tem que esperar uns 2 anos para a tecnologia se aprimorar. Isso pq estou chutando baixo.
Evanderson Araujo
Engano seu. A melhor imagem em TVs da atualidade È LG. Agora se você curte uma marca especifica,daí é questao de gosto. LG é a melhor TV do planeta,isso é fato. Samsung e Sony investem pesado também. O resto,é apenas refugo.
Romer
Mas o problema Sam é que a TV peca no básico, ser lenta em cenas que tem objetos em alta velocidade. Num jogo de futebol a bola fica com um rastro. Isso é inaceitável para uma tv tão cara. procure no reclame aqui "TV LG 49" UB8500" e vai ver várias reclamações nesse sentido.
jose Manoel Silva
"não é vívido as cores" "perde muitos detalhes" cara vou fingir que nao li isso, na onde que o oled n tem detalhes? a imagem consegue superar facilmente uma tv 4k isso pq oled ainda eh full hd oled é uma tecnologia totalmente nova, onde cada pixel acende como se fosse um led, oq difere de uma tv led que possui um painel lcd iluminado.
Mikeyas J. Sousa
Sou muito fã do blog e sempre estou atualizado nas matérias, inclusive essa é uma ótima matéria, me ajudou na tomada de decisão ao escolher uma Smart TV, o webOS é realmente o primeiro OS que funciona de verdade em uma tv. Mas, "que não deve demorar a entrar dentro das TVs brasileiras", me incomodou. O texto não merecia esse pleonasmo no final. Grande abraço.
Arivaldo Freitas
Concordo
Arivaldo Freitas
Foi
Guilherme C.
Já tem em mãos as TVs com WebOS? Mas o sistema roda consumindo pouquíssimos recursos, como pode? O_o
Exibir mais comentários