Conector USB encaixável dos dois lados está pronto para ser produzido

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O drama de tentar três ou quatro vezes encaixar um cabo na porta USB está cada vez mais perto de ser coisa do passado: nesta terça-feira (12), a USB Implementers Forum informou que o plugue USB reversível, batizado de tipo C (USB Type-C), está pronto para ser produzido em larga escala.

Cabo USB tipo C
Cabo USB tipo C

A proposta de um conector que pode ser inserido de ambos os lados, a exemplo do Apple Lightning, surgiu no final de 2013, mas somente em abril deste ano é que o grupo responsável pelos padrões USB revelou detalhes da novidade. De lá para cá, os engenheiros trabalharam nas especificações finais do plugue.

Além de reversível, o conector tipo C é menor, tanto que suas dimensões – 8,4 mm x 2,6 mm – remetem às portas micro-USB 2.0 presentes na maioria dos dispositivos móveis atuais. A novidade também tem construção relativamente simples, portanto, cabos do tipo não deverão ser caros, pelo menos não de maneira gritante.

Cabo tipo C versus cabo tipo A
Cabo tipo C versus cabo tipo A – Que diferença, não?

Apesar de diminuto, o novo plugue conta com 18 pinos, assim, poderá não só transferir dados em altas velocidades, mas também alimentar eletricamente dispositivos mais exigentes, como HDs externos.

Estes aspectos se devem às características do USB 3.1. Esta especificação permite velocidades de até 10 Gb/s (o dobro do padrão USB 3.0) e pode trabalhar com até 100 watts para alimentação elétrica. Não termina aí: o novo plugue foi preparado para suportar velocidades maiores em caso de atualização da tecnologia.

Se o conector tipo C será compatível com versões futuras do USB, o mesmo não se pode dizer das especificações anteriores. Você não conseguirá conectar um cabo neste padrão em portas USB antigas, como o tipo A, o mais popular.

Conector tipo C
Conector tipo C

Ao menos a USB Implementers Forum confirmou a criação de adaptadores em esquemas como “tipo A para tipo C” e “micro-USB para tipo C”.

Mas este é apenas um paliativo. As atuais portas USB são tão populares que a mudança de padrão não estará isenta de transtornos e, certamente, levará algum tempo para ser aceita. Felizmente, a proposta de um conector reversível deverá ajudar bastante neste processo.

Com as especificações concluídas, a indústria já pode começar a se preparar para adotar o novo conector. A expectativa é a de que os primeiros produtos compatíveis sejam lançados em 2015.

Com informações: ExtremeTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados