Google Classroom, ambiente online para alunos e professores, é lançado globalmente

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Classroom
Google Classroom

Anunciado em maio deste ano e em testes desde então, a versão final do Google Classroom (no Brasil, Google Sala de Aula) foi lançada globalmente nesta semana. Trata-se de uma plataforma online que concentra ferramentas do Google para auxiliar e promover atividades educacionais.

A ideia visa permitir que escolas e universidades de todo o mundo possam utilizar o serviço para facilitar a comunicação entre alunos e professores, assim como estimular o interesse dos estudantes pelos assuntos propostos a partir de atividades online.

Para cumprir esta missão, o Google Classroom reúne serviços como Gmail, Drive e ferramentas de produtividade existentes neste último (os editores de textos e planilhas do antigo Docs).

A principal diferença em relação às versões tradicionais dos mencionados serviços é que, no Classroom, as ferramentas estão livres de anúncios publicitários e são complementadas por um ambiente focado em tarefas e comunicação entre os estudantes – há inclusive uma espécie de chat para esclarecimentos de dúvidas com professores.

Na fase de testes, feita com algumas dezenas de escolas e universidades, o Google recebeu várias sugestões que foram implementadas na versão final. Como exemplo, os professores se queixavam que só podiam orientar estudantes em determinadas tarefas depois que a atividade era entregue. Agora, é possível fazê-lo desde o início do processo.

Segundo o Google, o Classroom está disponível em 42 idiomas, incluindo português do Brasil. Para utilizar a novidade, a instituição interessada deve ter cadastro no Google Apps for Education.

O serviço é gratuito para escolas e universidades públicas. Instituições de ensino particulares estão sujeitas a uma taxa cujo valor varia conforme a quantidade de professores participantes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados