Início » Aplicativos e Software » Microsoft cogita mudar nome do Internet Explorer para livrá-lo da imagem de navegador ruim

Microsoft cogita mudar nome do Internet Explorer para livrá-lo da imagem de navegador ruim

Emerson Alecrim Por

A Microsoft tem um sério problema com nomes. Vários de seus produtos já foram rebatizados, ora por razões estratégicas, ora por questões judiciais. Um que tem chances de seguir pelo mesmo caminho é o Internet Explorer (IE). O motivo? A empresa pondera se uma nova denominação será capaz de livrar o navegador de sua (eterna) reputação ruim.

A informação foi dada por uma equipe de desenvolvedores da Microsoft durante entrevista no Reddit realizada nesta quinta-feira (14). Quando questionados se a empresa já cogitou mudar o nome do seu browser, os desenvolvedores responderam que sim. A mudança estava sendo considerada para a atual versão 11 do IE.

O temível Internet Explorer 6

O temível Internet Explorer 6

O navegador já está aí, deixando claro que a companhia não levou a ideia adiante. Entretanto, a equipe deu a entender que uma nova denominação não está descartada para versões futuras.

A imagem manchada do Internet Explorer ganhou força na versão 6. Depois de lançá-la, em 2001, a Microsoft se acomodou por causa da falta de concorrência. A companhia passou um longo tempo sem oferecer novas versões e só se mexeu quando o Firefox surgiu trazendo uma proposta inovadora, ganhando terreno.

Como um software parado no tempo, o IE 6 acumulou uma série de problemas: suas vulnerabilidades foram bastante exploradas (até porque, na época, o browser era o mais popular do mercado) e falhas de renderização de páginas ou desempenho não eram incomuns, por exemplo.

A Microsoft também tinha o péssimo hábito de priorizar tecnologias proprietárias em vez dos padrões definidos pela W3C. Havia ainda limitação de recursos: navegação em abas, por exemplo, só surgiu no Internet Explorer 7, lançado em 2006 (ou seja, cinco anos depois).

De lá para cá, o IE evoluiu bastante. A preocupação da Microsoft reside no trauma deixado como herança: muita gente não utiliza o Internet Explorer por considerar as opções concorrentes melhores, mas será que não é grande o número de pessoas que descartam o navegador por causa de seu histórico, sem nem mesmo experimentá-lo? Pode apostar que sim.

Internet Explorer 11 - ainda ruim ou apenas injustiçado?

Internet Explorer 11: ainda ruim ou apenas injustiçado?

Na entrevista, os desenvolvedores foram evasivos quanto ao assunto, mas dá para notar que eles sabem disso, assim como entendem que mudar de nome simplesmente não basta.

É necessário apresentar uma proposta completa, que reúna nova interface, funcionalidades renovadas e uma boa estratégia de marketing. Até um motor “feito do zero”, talvez. O IE 11 não é muito diferente da versão 10, então uma mudança de nome agora não faria sentido.

O fato é que podemos mesmo esperar por mudanças importantes em relação ao IE. Na semana passada, a Microsoft revelou que deixará de prover suporte às versões antigas do navegador a partir de 2016. A ideia é focar apenas na última versão, a exemplo do que fazem Mozilla e Google.

Nessa, talvez o nome “Internet Explorer” seja abandonado de vez.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Silva (webhox)
deixa de mentiras cara! isso nao e verdade!
Anderson Silva (webhox)
deixa de mentiras cara! isso nao e verdade!
Anderson Silva (webhox)
e! so pra isso mesmo!
Anderson Silva (webhox)
pior cara! os produtos deles sao ruins ao extremo, e suporte 0 leva uma semana pra te responderem
Anderson Silva (webhox)
a ta. mentira isso!
Anderson Silva (webhox)
vcs acham que o windows 8 veio do zero? claro que nao mas do codigo base, e o que faram pegaram a base sem zerar e construiram um lixo melhor pra assim mudarem o nome, o google ja esta neste embalo , so pegam a base e reeditam os codigos sem alterar o inicial da base de criacao! foi bom o google mas se perdeu, quanto ao IE, dificil acreditar que farao do 0!
Anderson Silva (webhox)
O IE pra mim e um lixo, e o google esta se perdendo mesmo e isso e verdade, ainda bem que tenho 5 browser instalado em meu pc!
Anderson Silva (webhox)
concordo cara. tenho nojo desse lixo, porque querem impor regras proprias, mas ate muitas empresas e nao digo pequenas mas a s grandes ja mudaram de padrao e adotaram outros navegadores por ser o IE ruim nao so em desenvolvimento mas em navegacao mesmo e ate pra alguns bancos deixa a desejar. site do governo entao nem se fala . vive bugando
Anderson Silva (webhox)
verdade cara! boa !
Anderson Silva (webhox)
verdade. perguntem a um desenvolvedor se pelo menos ele nao tem uns 3 a 5 navegadores diferentes instalado no pc. ai funciona em todos. chega a hora de testar no IE e da aquela tristeza!
Anderson Silva (webhox)
opera e mais rapido e vem com vpn free
Anderson Silva (webhox)
o problema nao esta no dobro do trabalho0 mas no valor a mais a ser cobrado por isso, ai acham caro e desistem
Anderson Silva (webhox)
o problema sao regras proprias contra a w3c que se utilizam portanto 90% nao criam sites para IE por este motivo. Se melhorarem muitos mudam esta ideia. mas por enquanto mascarar uma coisa editando por cima e um erro comum de desenvolvedores
ludoviscense
Ou seja... tudo.
ludoviscense
Vamos dar um voto de confiança pro IE, afinal ele é o melhor pra baixar outros navegadores... (Opera o melhor)
Exibir mais comentários