giroscopio

Mais uma má notícia para quem é fissurado por privacidade e segurança: pesquisadores da Universidade de Stanford e de uma organização israelense chamada “Rafael” descobriram que os giroscópios dos smartphones e tablets podem ser utilizados como microfones de espionagem.

O giroscópio é um pequeno componente que detecta com precisão os movimentos do aparelho. É com a ajuda dele que um jogo consegue identificar quando o usuário gira o dispositivo para então mudar de maneira correspondente as informações na tela, por exemplo.

Mediante determinadas circunstâncias, sabe-se que o giroscópio pode ser sensível a estímulos externos, mas não se esperava que de maneira tão séria: de acordo com a pesquisa, o componente consegue captar vibrações das ondas sonoras que viajam pelo ar, dando margem para a captura de conversas realizadas no ambiente em que o aparelho está.

Usando um aplicativo chamado Gyrophone para interpretar os dados, os pesquisadores comprovaram a teoria testando-a em um aparelho Android e em um iPhone. No primeiro, eles conseguiram obter informações dentro da faixa de 200 Hz; no segundo, na de 100 Hz.

Como a frequência da voz humana normalmente oscila entre 80 Hz e 250 Hz em situações cotidianas, a técnica pode ser explorada para identificar vozes e palavras com um número relativamente grande de acertos.

Nos experimentos, os pesquisadores conseguiram fazer com que dígitos pronunciados perto do smartphone fossem “escutados” perfeitamente através do giroscópio em 65% das vezes. No caso da identificação de gênero (se a voz é de homem ou mulher), 84% das tentativas foram bem sucedidas.

Pode ser que, por conta da descoberta, fabricantes e desenvolvedores decidam incluir o giroscópio na lista de recursos que precisam ser autorizados para acesso de determinados aplicativos. Mas, provavelmente, a preocupação inicial estará em identificar as implicações da descoberta em atividades governamentais ou corporativas.

Dá para conhecer detalhes do estudo neste documento, mas os resultados completos da descoberta serão disponibilizados apenas na conferência Usenix Security, a ser realizada na próxima semana.

Com informações: Wired

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados