Facebook quer deixar claro quando uma notícia for falsa

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
the-onion

Brasileiro ganha o Nobel de matemática após calcular a idade de Glória Maria. Carla Perez viraliza nas redes após escrever certo no Twitter. Computador do Planalto altera PIB para 7%. É claro que essas notícias são falsas e vêm de sites humorísticos, mas aparentemente o Facebook descobriu que nem todo mundo sabe disso — por isso, está testando uma novidade que consiste em indicar esses posts com a tag “sátira”.

O experimento, de acordo com o Ars Technica, está acontecendo há um mês. No entanto, o teste ainda parece estar restrito a um site, o famoso americano The Onion. Ou seja, pelo menos por enquanto, o Facebook não vai evitar que seus amigos desatentos fiquem assustados ou indignados com alguma “notícia” vindo do Sensacionalista, Jornal VDD ou Piauí Herald.

Além disso, o recurso está funcionando de forma bem discreta: a indicação “sátira” aparece somente nos artigos relacionados, aqueles que surgem depois de o usuário clicar no link do post e voltar para o Facebook. Parece que o Facebook não quer afetar muito o tráfego que direciona aos sites de terceiros — e que já não está tão alto quanto nos velhos tempos.

O Facebook confirmou o experimento, afirmando que o “pequeno teste” está sendo feito porque os usuários “queriam uma forma mais clara de distinguir artigos satíricos de outros artigos”. Como qualquer teste, ele pode nunca ser lançado para todos os usuários. Se for, provavelmente daremos menos risadas com coleguinhas incautos no futuro.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados