Galaxy Tab S de 8,4 e 10,5 polegadas, os tablets de altíssima definição da Samsung

Primeiras impressões dos novos tablets da Samsung, que começam a ser vendidos no fim de agosto

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 10 meses

A Samsung fez um evento em São Paulo na manhã desta terça-feira (19) para anunciar o tablet Galaxy Tab S com telas de 8,4 e 10,5 polegadas. Ambas as versões contam com resolução de 2560×1600 pixels, conexão 4G e hardware quase idêntico, o que inclui chip Snapdragon 800 e 3 GB de RAM. Eles serão lançados no Brasil no final de agosto, com preços sugeridos de 1.799 e 2.049 reais.

Telas AMOLED são comuns nos smartphones da Samsung, mas os tablets da empresa normalmente vinham com painel LCD. Isso mudou no Galaxy Tab S: este é o primeiro tablet a possuir um display Super AMOLED de alta resolução. A Samsung destacou muito a qualidade da imagem durante toda a apresentação e… sim, é tudo aquilo que estamos acostumados: pretos profundos, cores saturadas e brilho bem forte.

samsung-galaxy-tab-s-tela-sol

Mesmo com bastante sol, é possível enxergar bem a tela do Galaxy Tab S, desde que o brilho esteja no máximo. Além disso, o software se encarrega de mudar as configurações do display automaticamente quando você estiver assistindo a vídeos ou lendo um livro. Nesse último caso, os ajustes são feitos para que seus olhos cansem menos. Não chega a virar uma tela de e-reader, mas já é alguma coisa.

As duas versões do Galaxy Tab S possuem hardware bastante respeitável. Presenciei algumas engasgadas em animações da TouchWiz na tela inicial, mas o uso do tablet é bem fluido na maior parte do tempo. Esta é a lista de especificações técnicas:

  • SoC: Snapdragon 800 (processador quad-core de 2,3 GHz e GPU Adreno 330);
  • RAM: 3 GB;
  • Armazenamento interno: 16 GB (com entrada para microSD de até 128 GB);
  • Câmeras: traseira de 8 MP e frontal de 2,1 MP;
  • Bateria: 4.900 mAh (8,4 polegadas) e 7.900 mAh (10,5 polegadas);
  • Peso: 298 gramas (8,4 polegadas) e 467 gramas (10,5 polegadas).

Os tablets são tão parecidos que até a espessura é igual: 6,6 mm. A moldura, que imita metal, foi feita de um jeito que faz os aparelhos parecerem ainda mais finos. A traseira tem a mesma textura usada no Galaxy S5 e divide opiniões — eu gosto, mas é fato que muita gente torce o nariz. Por fim, o peso de 298 gramas do Galaxy Tab S de 8,4 polegadas surpreende pela leveza.

samsung-galaxy-tab-s-traseira
samsung-galaxy-tab-s-fino

A Samsung está tentando oferecer conteúdo como diferencial nos produtos mais caros. No caso do Galaxy Tab S, há acesso ao Kindle para Samsung (um ebook da Amazon de graça por mês); assinaturas digitais de revistas da Editora Abril por seis meses; 50 GB de espaço adicional no Dropbox por dois anos; seis meses de Netmovies para assistir a filmes por streaming; e vários outros mimos.

samsung-galaxy-tab-s-notificacoes
samsung-galaxy-tab-s-revistas
samsung-galaxy-tab-s-config

Ah sim: tem leitor de impressões digitais no botão de início. O esquema de passar o dedo é o mesmo do Galaxy S5 (ou seja, não muito prático). No caso do Galaxy Tab S, a utilidade do sensor se estende para o recurso de múltiplos usuários, bem interessante para quem divide o tablet com outros membros da família e quer manter os dados separados.

Acessórios

samsung-galaxy-tab-s-acessorios

Os acessórios do Galaxy Tab S também serão vendidos no Brasil, mas os preços podem assustar algumas pessoas.

Book Cover é a capa mais completa para o Galaxy Tab S, que permite posicionar o tablet em três ângulos diferentes, seja para assistir a vídeos ou digitar mais confortavelmente, por exemplo. Se você quiser uma, precisará desembolsar 239 reais (8,4 polegadas) ou 279 reais (10,5 polegadas).

galaxy-tab-s-book-cover

Independentemente do tamanho, por 209 reais, dá para levar a simplória Flip Cover, que possui a única função de ligar ou desligar a tela do Galaxy Tab S automaticamente ao ser aberta ou fechada. A parte interna traz a mesma sensação ao toque desses panos de microfibra para limpar óculos e também acaba servindo como um “limpador automático de telas”.

samsung-galaxy-tab-s-flipcover
samsung-galaxy-tab-s-flipcover-frente
samsung-galaxy-tab-s-flipcover-traseira

Chamou-me a atenção o mecanismo de fixação da Flip Cover, que não usa ímãs, mas sim presilhas. Isso faz com que dois “buracos” fiquem na traseira do tablet, o que não é exatamente bonito e acaba deixando menos prático o processo de tirar e colocar a capa. Mas, ao mesmo tempo, a capa se mostra bem firme e dá uma boa sensação de segurança. Não gastaria tanto dinheiro, mas a capa é bem feita.

É nesse buraco que a Flip Cover é fixada
É nesse buraco que a Flip Cover é fixada

A Samsung lançará ainda mouse e teclado Bluetooth compatíveis com o Galaxy Tab S, sendo que este último possui teclas de atalho para usar o recurso de múltiplas janelas ou capturar a tela. O mouse custa 189 reais, enquanto os teclados custam 249 reais (cor branca) ou 399 reais (cor preta com acabamento em alumínio).

Quando chega

Como de costume, apenas os modelos com 16 GB de armazenamento interno estão chegando ao Brasil (em outros países, a empresa também vende o modelo de 32 GB). A Samsung diz que, ao tomar essa decisão, permite que o consumidor faça uma escolha mais rápida e expanda a memória futuramente, caso julgue necessário.

Na semana que vem, a Samsung começará a pré-venda online do Galaxy Tab S. No varejo, as vendas se iniciam em 30 de agosto. O tablet custará 1.799 reais (8,4 polegadas) e 2.049 reais (10,5 polegadas), ambos com conexão 4G, nas cores branca e bronze. Os modelos com apenas Wi-Fi não chegaram ao Brasil, mas a Samsung estuda a possibilidade de lançá-los no futuro.

Receba mais sobre Galaxy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados