Início » Legislação » Após decisão judicial, Secret está indisponível na App Store brasileira

Após decisão judicial, Secret está indisponível na App Store brasileira

"O item que você tentou comprar não está mais disponível", informa a loja de apps para iOS

Paulo Higa Por

itunes-secret

O Secret, aplicativo para contar segredos anonimamente que gerou reclamações por causa do bullying praticado por usuários, não podia mais ser instalado por contas brasileiras na App Store na madrugada desta quinta-feira (21). Quem tentou instalá-lo recebeu a mensagem informando que o item "não está mais disponível". Pelo iTunes, a informação é que o aplicativo está "temporariamente indisponível".

secret-app-store

O fato acontece pouco mais de 24 horas após a Justiça do Espírito Santo atender a um pedido do Ministério Público Federal determinando que Google e Apple removessem imediatamente o Secret da Play Store e App Store. O pedido alega que a Constituição, embora permita a livre manifestação do pensamento, proíbe o anonimato, além de garantir como invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

Ainda é possível instalar o Secret no iOS caso o usuário possua uma conta na App Store de outro país. Nos nossos testes, foi possível baixar o aplicativo a partir de uma ID Apple dos Estados Unidos e fazer login em uma conta já existente do Secret, cadastrada no Brasil.

Até o momento da publicação deste artigo, o Secret continua disponível no Google Play. O Cryptic, aplicativo alternativo para Windows Phone que também foi afetado pela decisão, permanece no ar. As empresas têm dez dias para seguir a determinação e, em caso de descumprimento, deverão pagar multa diária de 20 mil reais. Ainda cabe recurso.

Após a liminar sair, a Apple brasileira informou ao Tecnoblog que não iria se manifestar sobre o caso.

Dica do Raphael Rios Chaia no grupo do Tecnoblog no Facebook. Obrigado!

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Estevam
Ainda dá pra baixar trocando pra appstore americana (o que não é difícil). Mas acho que logo acontece alguma história envolvendo ameaças e o app acaba.
Shrueak
Ainda dá pra baixar trocando pra appstore americana (o que não é difícil). Mas acho que logo acontece alguma história envolvendo ameaças e o app acaba.
Danillo Nunes
Vendo iPhone 4 32GB com Secret instalado. Raridade. R$ 2000,00.
Caio Alexandre
That's why we can't have nice things.
thiagones80
se o app é um lixo ou não (só conto minha opinião nele) eu não sei. Mas de novo o "banir" e "proibir" ao invés de educar ou processar o autor do post. Enfim, por outro lado acho que o caminho de descobrir quem postou a sacanagem deveria ser mais rápido.
Leonardo Vieira
Os brasileiros mais uma vez estragam uma rede social.
Tudo bem que não via muito futuro pra ela, seria algo temporário. Mas o modo que estava sendo usado, era muito contraditório a real definição do app.
Caio Alexandre
Não vai fazer falta.
Vader
aff...!
Bruno Brito
aff...!
Renan
Desinstalei ele e sugiro a todos que façam o mesmo.