Arte por @grigio

Arte por @grigio

Você se sente seguro quando está navegando pela web? Acha que seus acessos deveriam ser anônimos e irrastreáveis? No episódio 006 do Tecnocast pegamos onda no famigerado aplicativo Secret (que essa semana foi retirado da App Store brasileira) e trocamos uma ideia sobre a ilusão da privacidade em um mundo tão conectado.

Participantes

Marcações

  • 00h01m30s – Caixa Postal
  • 00h20m42s – Qual a utilidade prática do Secret?
  • 00h32m04s – Casos de família: meu filho é do meu melhor amigo
  • 00h40m00s – Uso iPhone mas amo o meu Lumia
  • 00h56m22s – Espionagem industrial no Secret
  • 01h00m00s – Afinal, existe privacidade na web?
  • 01h06m47s – O stalker do Alecrim
  • 01h21m40s – Nosso principal confidente: Google.
  • 01h31m57s – Não, o whatsapp não está lendo o seu SMS.
  • 01h38m33s – Agora acabou 🙁

Caixa Postal

Manda aí a sua mensagem: [email protected]

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Radiofobia Podcast e Multimídia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Henrique
Então, no email escrevi numa situação hipotética, apenas por questão de curiosidade mesmo, para saber como a empresa se portaria. Enfim, espero uma resposta deles, apesar de achar que não vão ligar já que não é um caso concreto.
Gustavo Sant'Anna
Bom, imagino que se você tiver uma ordem jurídica para identificação de quem postou a empresa atrás do app deve fazer isso. Mas ai entra a questao das leis brasileiras que é tudo confuso.... mas acredito que voce consiga sim. Agora, pedir por pedir acho que voce nao conseguiria, porque iria contra o objetivo do app de ser "anonimo".
Luis Henrique
Enviei uma email semana passada para o Secret perguntando se, em caso de post ofensivo que fosse desvinculado, seria possível identificar o autor do mesmo para que fossem tomadas as devidas providências judiciais. Até agora não obtive resposta.
rafaholanda
Olhe olhe, cuidado com o que vocês do Tecnoblog fazem com os nossos dados, hahahaha!
Yan Gabriel Minário
Aaah smartphones... talvez não haja a necessidade de deixar eles de lado durante as aulas, apenas usar da maneira certa. As aulas poderiam ser muito mais interativas, dinâmicas (e menos chatas) desse jeito. Pelo menos eu me sinto um homem das cavernas tendo que caçar com as próprias mãos quando sou impedido até mesmo de pesquisar alguma coisa no Google (devo culpar os zapzapers?).
felipecn
O tal botão de desvincular o posts no Secret na verdade servem mais para mudar a interação do usuário com seus próprios posts - o dono de um post pode apagá-lo diretamente e seus comentários são identificados como Autor, além de receber as notificações de like e comentários. A equipe do Secret fez um ótimo post sobre a estrutura do app (em https://medium.com/@davidbyttow/demystifying-secret-12ab82fda29f) e lá falam que sim, eles tem como ver a identidade de quem postou - mas não é prático e só os dois fundadores (em conjunto) conseguem fazer isso. Quanto aos termos de uso do App, eu fico meio dividido. Por um lado é importante que os apps se adequem as leis locais e ter a tradução é importante até por ser mais inclusivo, mas pra maioria dos desenvolvedores é bastante complicado fazer revisão jurídica dos seus termos em vários países. Na verdade, publicar um app no mundo todo costuma ser simples como apertar um botão de "Selecionar Tudo", imagino que a maioria dos devs nem mesmo pensem na necessidade de conferir esse tipo de coisa. E não sei se complicar esse processo seria muito bom.