Mudanças no Secret: mensagens com nomes reais e fotos guardadas no smartphone serão bloqueadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
secret_mudancas

Mais um capítulo da novela Secret. A onda de polêmicas e os problemas judiciais fizeram a empresa por trás do serviço tomar medidas rápidas para evitar problemas mais sérios. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (22).

Uma das novidades – talvez a mais importante – é o bloqueio dos posts que mencionarem nomes próprios. É uma forma de evitar bullying ou publicações que visam unicamente denegrir a imagem de uma pessoa.

Outra medida impactante diz respeito à divulgação de imagens. A partir de agora, não será mais possível utilizar fotos armazenadas no dispositivo móvel como background. O usuário que quiser fazê-lo deverá recorrer a fotos tiradas na hora ou apelar para o conteúdo disponível no Flickr.

É uma decisão estranha, a princípio, mas que faz sentido: fotos oriundas do Flickr costumam ter mais qualidade e o controle de conteúdo indevido é mais rigoroso por lá. Além disso, a medida evita que imagens nocivas sejam eliminadas rapidamente depois de serem visualizadas por um número significativo de pessoas.

Também faz parte das mudanças o reforço dos filtros. O Secret implementou um sistema mais sofisticado que, além de palavras-chave com potencial danoso, pode detectar fotos ou mesmo expressões escritas que indicam violação dos termos de uso.

Quando uma postagem supostamente prejudicial for identificada, o usuário será notificado para mudá-la. Se mesmo assim decidir publicá-la, uma equipe do Secret verificará se o post está dentro das condições de uso.

Há também novidades não relacionadas à segurança: em breve, o Secret passará a permitir que o usuário faça perguntas para serem respondidas com “sim” ou “não”.

As mudanças já estão valendo na versão mais atual do Secret para Android. A versão para iOS receberá os updates na próxima semana.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados