O Uber, serviço de motorista particular que começou a operar no Brasil nos últimos meses e gera polêmica por onde passa, também está enfrentando problemas na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo apreendeu na semana passada três carros de motoristas que usavam o aplicativo, de acordo com o G1. Agora, o Departamento de Transporte de Passageiros (DTP), vinculado à Secretaria Municipal de Transportes, analisa a possibilidade de tirar o aplicativo do ar.

Não é a primeira vez que o Uber tem problemas com leis. No início do mês, o serviço foi banido em Berlim sob a alegação de que não havia garantia que as caronas seriam dadas por motoristas licenciados, segundo a Folha de S.Paulo. Poucos dias depois, o app voltou a funcionar. Diferentemente de aplicativos como Easy Taxi, 99Taxis e outros que você já conhece, os carros do Uber são dirigidos geralmente por motoristas particulares, não taxistas, que possuem autorização para prestar esse tipo de serviço.

uber-app

A Prefeitura alega que o Uber viola a Lei 12.468/2011, que reserva aos taxistas o direito de explorar o serviço de transporte individual remunerado de passageiros. Olha o que diz o artigo 2º: “É atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros”.

Quando experimentei o Uber em São Paulo (o serviço foi ótimo, aliás), conversei com o motorista sobre essa questão legal. Segundo ele, a empresa usa o argumento de que é apenas um serviço de motorista particular. Você pode alugar um carro em uma locadora de automóveis e pedir para um amigo dirigir o veículo. O Uber faz isso, só que de maneira prática e por meio de um aplicativo móvel.

Também tem outro argumento: os motoristas do Uber estão apenas dando caronas. Mas a Prefeitura não aceita essa explicação. Daniel Telles, diretor do DTP, diz: “Uma coisa é o cidadão que sai de casa e pega o amigo e o leva para o serviço. Outra coisa é um cidadão que fica o dia inteiro dando carona. O dia inteiro na cidade dando carona? Que história é essa? Isso não é carona. Isso passou a ser uma atividade econômica”.

Pelo menos três carros do Uber foram apreendidos por fiscais da Prefeitura e liberados após o pagamento da multa de R$ 1.800,47 cada e da taxa de remoção, de cerca de 700 reais. Se os mesmos carros forem pegos novamente, o valor da multa dobra. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o Uber é um serviço clandestino, porque os motoristas não têm autorização para fazer transporte remunerado de pessoas.

Hoje, o Uber opera nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Há aplicativos para iPhone, Android e Windows Phone. Por enquanto, o serviço continua funcionando normalmente na capital paulista.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leo
fato é ..... todos os taxistas irão migrar para a UBER. esse derramamento de lágrimas se dá, pq sabem.... não tem mais volta. UBER chegou pra ficar, e acabar com esses preços abusivos dos taxistas . chora.... cambada..... até encher o balde....
Leo
só idiota não percebe. as prefeituras são máquinas de arrecadar dinheiro. a hora que a Uber começar a injetar dinheiro nas prefeituras, daí tudo será resolvido. Uber não será mais clandestino, ..... tudo isso uma vergonha.... dá nojo!!!
Claudio
E a falta de humildade impera,agradeça a Deus pelas conquistas,Deus dá mais Deus tira,fica a dica
Claudio
isso mesmo taxi nunca prestou
Claudio
Sabe oque é foda,o país fudido desemprego pra tudo quanto é lado,e vem a prefeitura querendo levantar dinheiro com taxas e cursos.Estão tirando os pais de família das ruas,porque eles não mexem com os motoqueiros ? não é profissão remunerada ? porque não mexem com os caminhoneiros ? não é profissão remunerada ? Esse Dória é um corno sabe bem onde pisa Agora falar pra mim que taxi é melhor que Uber vai se fude né,taxi é bandeira 1 2 3,o preço do Uber bem mais barato e o serviço bem melhor A prefeitura só tá fazendo isso para ganhar dinheiro se liga
christ potter

minha esposa deixou a casa com nossos filhos para os pais por quase 5 meses. Todos os esforços para trazê-los de volta provaram ser abortivos. Amigos e família estavam todos preocupados e meu companheiro muito próximo me deu um conselho sobre a assistência do Dr. Goko; "Há alguém que pode lidar com sua situação, ele me convenceu e eu não tive escolha além de seguir seus conselhos, porque eu nunca sonho em perder minha linda esposa e as crianças e eu estava desesperado por recuperá-las. Então, o Dr. Goko fez tudo para me ajudar. minha esposa ligou e disse que estava vindo para casa ... Foi tão incrível !!! Foi assim que eu consegui minha família de volta através do médico goko, nosso casamento agora é mais forte do que nunca. O meu conselho para você é procurar ajuda e dizer-lhe os seus problemas. Ele é capaz de lidar com todos os relacionamentos quebrados e casamentos, mesmo muitos mais. Muito obrigado por salvar meu casamento. ([email protected] ou whatsapp ele no seu número de celular no +2348056398964

Clicio Moreira

Isso aí. Mostre que tem taxista merda, taxista ladrão e os que trabalham.
Em qual delas vc se encaixa cocozão?

Dino Araujo
EXATAMENTE ISSO
Camila Henrique
Clandestinos? Desde quando? Que eu saiba a uber paga impostos para prefeitura, é ridículo tanta corrupção e bandidos à solta por aí fazendo o mal, e gente se preocupando com ubers, tirar uber de circulação, já peguei vários taxistas mal educados, que querem escolher a rota se você vai pra um lugar que não é nobre muda a cara ou até mesmo já me pediram para descer do carro e chamar ou táxi, isso é serviço pro consumidor? Nunca. O uber é um serviço de qualidade, não resmunga pra onde vai ao contrario de muitos taxistas, que querem tornar um monopólio. Isso já acabou, tem que aceitar a concorrência, e deveriam tomar de lição e aprenderem a serem mais educados, porque morar em um bairro nobre ou não , não torna o passageiro melhor ou pior que outro!! Vamos nos preocupar com coisas mais importantes e da mesma forma que os taxistas trabalham pra se manter e ter um renda os ubers também fazem a mesma coisa, aceitem a concorrência é melhorem os serviços...
Marco Antonio
pq vcs não vão catar coquinho ,bando de sangues-sugas ? ...tanto vcs quanto esta merda de governo que só sabem usurpar ,denegrir e rir do povo . Eu tenho uma bosta de carro zero ..pago impostos pra dedeu pra estes ladrões e para os cupinchas deles ,fazem leis que só beneficiam gente rica e ainda querem me proibir de usar meu carro para ganhar uma graninha? .. vão se lascar.. vou continuar usando e quero ver quem vai me proibir ..não uso aplicativo ,faço corridas só para conhecidos e tudo reservado com antecedência ,cobro menos que taxi (e ainda uso com prazer o meu ar condicionado pq eles estão pagando e teem direito ,ta? coisa que taxistas não fazem,cobram e deixas a pessoa se lascar .... isto dito por próprios clientes meus .)fecho meu preço com meus passageiros antes de fazer a corrida (Não importa se tenho que trocar o caminho o preço é fechado antes ,só muda se eu tiver de esperar ou o cliente quizer que eu trava de volta )viajo COM meus clientes,não bebo ,pago DO MEU BOLSO O SEGURO PARA MEUS CLIENTES (COISA QUE O GOVERNO NÃO FAZ ,NEM AS COMPANHIAS DE ONIBUS. Vão repensar seus critérios ,idiotas ,parem de ir na conversinha de babacas que estão com a vida feita ,bons empregos ,mamando na teta do governo e roubando . Nimguem pode me prender ou apreender meu carro (pela lei ) porque cobro de pessoas que precisam dele e de mim ,eu já pago por isto ,pra vcs idiótas com os impostos do carro ,IPVA , imposto pelas estradas (uma bosta ,aliás) , imposto da manutenção do carro ,etc .. eu pago a vcs até o ar que vcs poluem com suas falcatruas ,para empresas que não tem o mínimo de cuidado com o ambiente, poluem tudo e vcs não fazem nada (estão ae mandando merda no ar para eu respirar, e a grana dos hospitais ? da policia ? de todos os orgãos que pela lei eu pago e tenho direito ? .. cadê ? .. safados! .. ladrões! .. vc desviam dinheiro até da própria polícia que nos defende ,cortam verbas de armamento ,coletes ,salários de fome .. querem FALAR , ou escrever sobre moral ,sobre economia ,ajuda e mais citações diversas do que esta certo e errado ? .. NASÇAM NOVAMENTE E FAÇAM O CERTO PELO QUE FORAM VOTADOS ,BANDO DE SAFADOS ! ..
mimimiblablabla

violência, assassinatos, tocaias, agressões, destruição de propriedade alheia, terror... só isso que os mafiosos taxistas conseguiram conquistar nos 2 anos dessa reportagem.
quem planta ódio, colhe ódio.

mimimiblablabla
violência, assassinatos, tocaias, agressões, destruição de propriedade alheia, terror... só isso que os mafiosos taxistas conseguiram conquistar nos 2 anos dessa reportagem. quem planta ódio, colhe ódio.
mimimiblablabla
Agora, com a uber já regulamentada, inclusive operando em congonhas, podemos filtrar os comentários antigos postados aqui, as notícias mais recentes e escrever as verdades. Os taxistas continuam os mesmos maloqueiros animais e folgados de sempre. Os alvarás ilegais continuam sendo negociados pelo tal sr. Armando, mas deve acontecer como os telefones e vai virar pó em breve. Taxistas conseguiram, além do que já tinham como descontos de até 30% pra compra de carros novos, isenção eterna do ipva e andar tranquilos em dias de rodízio, agora podem usar faixas e corredores de ônibus. A uber sucateou sua frota possibilitando que qualquer carro, a partir de 2008, possa circular, desde que seja 4 portas e tenha ar condicionado, mas por tempo limitado (atenção donos dos "pois é" os dias estão contados), pois a regulamentação exigirá carros com airbag e abs num prazo de até 18 meses, mas que só existem efetivamente a partir de 2011. filtrando o que vale mais a pena considerando conforto, profissionalismo, segurança, rapidez, honestidade e preço: nota 9 pra Uber e nota 2 pro táxi.
Felipe Martins
Eu Ganho bem dirigindo com a Uber e acho que você vai gostar também. Veja os detalhes: https://partners.uber.com/i/huwmt8y7y Sem burocracia, ativação rápida e ainda ganha uma comissão extra ao completar 20 corridas. Para Vc passageiro que alem de desfrutar do excelente serviço UBER quer economizer e ganhar um desconto, se cadastre com esse código e ganhe até 20 reais de desconto. Código Indicação: jb48fph4ue Boas viagens!!
JP
Ainda bem que agora já tem o UberX e o Uber Pool, para que n quiser pagar tão caro :).
Exibir mais comentários