Início » Legislação » Prefeitura de São Paulo apreende carros do Uber e quer banir o app de motorista particular

Prefeitura de São Paulo apreende carros do Uber e quer banir o app de motorista particular

Por
3 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Uber, serviço de motorista particular que começou a operar no Brasil nos últimos meses e gera polêmica por onde passa, também está enfrentando problemas na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo apreendeu na semana passada três carros de motoristas que usavam o aplicativo, de acordo com o G1. Agora, o Departamento de Transporte de Passageiros (DTP), vinculado à Secretaria Municipal de Transportes, analisa a possibilidade de tirar o aplicativo do ar.

Não é a primeira vez que o Uber tem problemas com leis. No início do mês, o serviço foi banido em Berlim sob a alegação de que não havia garantia que as caronas seriam dadas por motoristas licenciados, segundo a Folha de S.Paulo. Poucos dias depois, o app voltou a funcionar. Diferentemente de aplicativos como Easy Taxi, 99Taxis e outros que você já conhece, os carros do Uber são dirigidos geralmente por motoristas particulares, não taxistas, que possuem autorização para prestar esse tipo de serviço.

uber-app

A Prefeitura alega que o Uber viola a Lei 12.468/2011, que reserva aos taxistas o direito de explorar o serviço de transporte individual remunerado de passageiros. Olha o que diz o artigo 2º: “É atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros”.

Quando experimentei o Uber em São Paulo (o serviço foi ótimo, aliás), conversei com o motorista sobre essa questão legal. Segundo ele, a empresa usa o argumento de que é apenas um serviço de motorista particular. Você pode alugar um carro em uma locadora de automóveis e pedir para um amigo dirigir o veículo. O Uber faz isso, só que de maneira prática e por meio de um aplicativo móvel.

Também tem outro argumento: os motoristas do Uber estão apenas dando caronas. Mas a Prefeitura não aceita essa explicação. Daniel Telles, diretor do DTP, diz: “Uma coisa é o cidadão que sai de casa e pega o amigo e o leva para o serviço. Outra coisa é um cidadão que fica o dia inteiro dando carona. O dia inteiro na cidade dando carona? Que história é essa? Isso não é carona. Isso passou a ser uma atividade econômica”.

Pelo menos três carros do Uber foram apreendidos por fiscais da Prefeitura e liberados após o pagamento da multa de R$ 1.800,47 cada e da taxa de remoção, de cerca de 700 reais. Se os mesmos carros forem pegos novamente, o valor da multa dobra. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o Uber é um serviço clandestino, porque os motoristas não têm autorização para fazer transporte remunerado de pessoas.

Hoje, o Uber opera nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Há aplicativos para iPhone, Android e Windows Phone. Por enquanto, o serviço continua funcionando normalmente na capital paulista.

Mais sobre: ,
  • RamonGonz

    “O dia inteiro na cidade dando carona? Que história é essa?”
    hahaha!! essa foi boa…
    são uns fanfarroes esses caras do Uber dando esse argumento furado

  • Luciano Carvalho

    Deem as caronas gratuitamente. Aí resolve o problema. Ao invés de se beneficiar com dinheiro, o motorista poderia se beneficiar conseguindo caronas também gratuitas. Mas, como estamos no Brasil, para evitar que os espertinhos (maioria) só recebessem caronas, nunca oferecendo, teríamos que colocar um esquema de crédito: uma carona dada vale uma recebida. Algum desenvolvedor aí pegue a ideia e desenvolva. Não precisa me pagar nada não. 😉

    • Kazz

      E isso poderia até ser estendido para ganhos “financeiros”, Exemplo:

      Para ter créditos, eu tenho duas opções: Ou eu ganho créditos dando caronas, ou eu compro créditos do aplicativo (que podem ser usados em qualquer parte do mundo e resolvem o problema de quem quer carona mas não tem carro).

      Esses créditos então seriam repassados pelo app para quem dá a carona, e talvez poderiam até ser convertidos em crédito para combustível em postos de gasolina “parceiros”.

      Adicione uma pequena “taxa” que o aplicativo cobraria na compra destes créditos e pronto, temos uma plataforma financeiramente sustentável e que ajuda a população.

      • Luciano Carvalho

        Havendo qualquer tipo de transação financeira, já caracterizaria a invasão do mercado dos taxistas, acredito eu.

        • Paulo R.

          Discordo, rachar o combustível não é invasão de nada. Alias isso já existe só não tem um APP para isso. O problema é que se isso se potencializar a categoria de Taxistas passariam a lucrar menos, mas para a cidade é formidável, imaginem só:

          1 – Cadastrar seu percurso diário casa – trabalho.
          2 – Procurar pessoas que fazem o mesmo percurso.
          3 – Utilizar o sistema de GPS / Tempo para estimar o valor gasto de combustível do percurso que a pessoa fizer.
          4 – Rachar com a pessoa o valor do percurso.

          Pronto, se isso fosse aderido, poderíamos reduzir transito, lotação no transporte publico, além do que ajudaria o motorista que da carona subsidiando parte dos custos dele.

          òtima idéia !!!!

          • Roberto

            A questão não é apenas dinheiro em si, mas alguns que trabalha como se fossem taxistas!

          • Mateus Berger

            pense assim, você tem restaurante A dentro de uma universidade, a universidade concede o local para que a o restaurante A atuar, mas fora das dependências da universidade você que esta insatisfeito com o trabalho o restaurante A abre um restaurante B sem o consentimento. O restaurante A fica bravo pois você esta oferecendo um serviço melhor que o dele e ganhando publico sem usar recursos da Universidade. A Universidade fica contente pelos alunos ter acesso a um serviço melhor sem ter a necessidade de dar recursos para o restaurante B, porem se a universidade mostrar apoio ao restaurante B, o A pode vir a parar de prestar seus serviços, então a Universidade se cala e deixa B atuar e assim possuí uma competição pela preferencia do consumidor, ambos recebem um lucro e para se manter recebendo este lucro elas devem oferecer um trabalho cada vez melhor! quem lucra é o consumidor e a universidade (pois se o serviço do restaurante agradar os universitários este pode ser um ponto para fazer os alunos se manter nesta universidade)

          • Rafael

            Hahahahahaha
            Ótima ideia colocar alguém desconhecido no seu carro, muito bom seu pensamento.
            Ainda mas nos tempos que passamos.
            #vainafé

          • Leamiba Segrob

            Vc ta por fora, nao sabe o que fala.

          • zetabaca

            Legal, concordo, desde que seja no seu carro!

          • Leamiba Segrob

            Na boa, nao tem nada de carona nisso. É uma atividade comercial mesmo, com fins lucrativos, pq se fosse diferente ninguem iria querer. O Fato é que essa categoria (taxistas) consguiu muitos previlégios como isençao de impostos total uma vez q nem IPVA eles pagam e ganham muito, mas muito com o uso de uma concessão de serviço público que é o taxi mas dao bem pouco de retorno ao cidadao pq nao rodam e nao vo buscar os interessados a corrida e, pior, vendem os alvarás q conseguem de graça da prefeitura por valores abusivos ( tipo 200 ou 300 mil reais ) e td de forma ilegal por baixo dos panos. Impedem outros de entrarem no mercado e mesmo qdo morrem acabam ficando com o alvará como se fosse um direito deles, propriedade deles e isso fica como herança para os filhos ou esposa. Um absurdo uma vez q isso é uma concessao gratuita do estado municipal para eles. Por isso acho otimo q a UBER tenha chegado e provado q tem lugar para mais gente trabalhar no ramo, com qualidade e sem precisar pagar por algo q nao deveria ser cobrado. Por sua vez, esses vereadores q fazem o lobby dos taxistas estao preocupados com os votos dos taxistas mas esquecem q nos outros tbm votamos, inclusive nos que usamos o servico de taxi e somos mal servidos por esse servico.

          • Rafael

            Concordo plenamente com vc é um absurdo depois que o taxista morre o filho erda uma concecao q ele ganhou de graça …. Parece piada más é Brasil , sem contar os aluguéis de concessão q é ilegal mas ação acontece livremente , o cara tem uma concessão mas movido pela ganância ele quer outra e outra e outra ai ele ai e bota nome do filho da esposa do sobrinho e assim por diante , uma vergonha e como é no Brasil não dá nada

          • Theo

            Qta ignorancia

          • Theo

            Calma com suas palavras e um detalhe. privilegio…corrija suas palavras

          • Theo

            Pois é vá tentar ganhar de graça um alvará pra vc…e com todas essas vantagens que você está pensando que se tem sendo taxista verá o quanto vc está mau informada

          • Theo

            Utilizar um serviço clandestino é como ser aliado ao corrupto e lógico que o pirata te atende bem pirata mesmo…sorrindo…dando bainhas. ..chocolate…cheiroso…isso porque ele precisa de disfarce pois é um fora da lei assim como a maioria de nossos governantes

          • Carlos Prado

            Enquanto a pirataria for mais moral que a legalidade, viva a pirataria. Um pouco mais de pirataria com gelo para nós.

          • adrianno

            Paulo, sou taxista e sou completamente a favor dessa ideia. Acredito que isso não iria comprometer muito a categoria dos taxistas até porque nós taxistas não dependemos só de corridas para levar as pessoas da casa ao trabalho e vice-versa. A questão é que mesmo que muita gente queira por em prática sua ideia , assim como eu , na minha opinião acredito que não é o momento de um país como o Brasil passar a utilizar esse tipo de app. Porque? Por motivos de segurança. Hoje vc sai da sua casa e já está correndo o risco de sofrer assalto.Imagine o risco que o dono do particular vai correr dando carona para um desconhecido. Volto a dizer , sou a favor a da sua ideia, mas não ainda nesse país. Em outros países mais desenvolvidos existe esse tipo de app e funciona muito bem devido a cultura das pessoas e o baixo índice de criminalidade.

            Referente ao Uber, não sou contra ele até porque o preço cobrado ao passageiro é mais caro que o táxi. Não sou contra pois cabe ao passageiro, ou seja, o cliente decidir qual o tipo de serviço que será utilizado por ele. Eu só acho que se for para o Uber funcionar , ele deveria ser legalizado assim como todos os serviços de transporte em são paulo são. Sim, sou totalmente contra os altos impostos cobrados aos trabalhadores, mas ai é outra questão. Estou falando de lagalidade o que não é sinônimo de eu falar que sou a favor dos impostos. Tem outra, o Uber não é um aplicativo de carona. O Uber é um aplicativo que gera um serviço de transporte assim como 99taxi, easy taxi e etc.Não tem nada de carona nessa história. Se fosse carona, seria um app que funcionaria conforme o Paulo comentou acima.

          • JP

            Isso já existe, se chama Uber Pool

          • Carlos Prado

            Rachar combustível é ilegal sim. Ainda mais existindo um aplicativo para tal. Mas ilegalidade nunca definiu moralidade.

          • Pombo Nito

            galera, mulher trabalhar a um tempo atras também era ilegal, negros andando por ai livremente também era crime, e agora voces vem falar que só porque o estado julga ilegal, é errado?

        • Leonardo

          Vou falar uma coisa que eu acho,as coisa evoluem mesmo e nos temos que estar sempre nos atualizando no mercado isso não ocorre só com taxisistas eu por exemplo sou fotógrafo e sempre ganhei muito mais dinheiro com revelação só o laboratório me custou 300 mil ah 20 anos atraz com a evolução do mundo digital joguei o minilab no lixo e depois vou reclamar pra quem a não ser evoluir com o mercado isso e a mesma coisa com taxisistas

    • Marcos

      Verdade..Carona da uber sai mais caro que um táxi rsrs. .sem contar que uber está operando irregular..carros tem placa cinza..ou seja o cara coloca mais um carro na rua e em 24 horas vai transportar pessoas…SP tem mais de 34.000 taxis..com prepostos vai pra 55.000 taxistas só na capital…Chega de carro na rua!!!!…bora fazer aplicativo pra bicicleta elétricas! !!

      • Sou eu mesmo

        Boaaaaaaaaaa… mas espera eu abrir minha bicicletária especializada em bicicletas elétricas… kkkkkkk

      • Alison L̶o̶e̶s̶h̶n̶e̶r̶

        Uber não está só na cidade caótica de SP

    • Rafael

      Hahahahahaha
      Vc é muito engraçado.
      Pq vc não trabalha de graça?
      Vc está no Brasil amigo.

    • Carlos

      Primeiro se o usuário ou cliente escolhe ir de uber e nao de taxi o dinheiro é dele, tanto que e o usuário que chama o motorista pelo celular, e não o motorista uber que passa pela rua se passando por taxi nos pontos como os ônibus e lotações clandestinas, se ele quisesse taxi ele dava sinal na rua ou usava easy taxi ou 99taxi etc, então se o passageiro chama é pq não quer ir de taxi pois o serviço do uber é até mais caro, e o carro é descaracterizado então é totalmente discreto, não está se passando por taxi ou ônibus clandestino e fazendo pirataria do serviço, mas a verdade é que a prefeitura quer é morder uma fatia, e a grande maioria dos taxistas é ignorante, tanto que o representante deles esses dias falou “vai sair morte”, só o uber oferecer uma parte pra merda da prefeitura que fica legal na hora!

      • zetabaca

        É certo que VC não tem qualquer poder de decisão, dessa forma deixe para quem tem. Quanto ao fato de ser ignorante, as pessoas querem usar o exercício arbitrário das próprias razões, e não seguir as leis que norteiam a sociedade.

      • Rafael

        Concordo plenamente com vc é um absurdo depois que o taxista morre o filho erda uma concecao q ele ganhou de graça …. Parece piada más é Brasil , sem contar os aluguéis de concessão q é ilegal mas ação acontece livremente , o cara tem uma concessão mas movido pela ganância ele quer outra e outra e outra ai ele ai e bota nome do filho da esposa do sobrinho e assim por diante , uma vergonha e como é no Brasil não dá nada.

      • edson pereira correa

        Falou e disse Carlos, é por ai mesmo! tudo se resume a grana, uma vez que o UBER pagar uma tarifa, taxa ou porcentagem para a prefeitura a polemica será superada. principalmente com essa gestão medíocre e mercenária que lamentavelmente controla o município na atualidade. Para mim, honestamente o cidadão tem o direito de se locomover como quiser…seja de táxi, ônibus, metro, trem ou a pé. bicicleta ou até mesmo de UBER.

      • M. Sampaio

        O Cliente deve escolher as opções que se enquadram dentro da legalidade.

        • Mauricioo

          Aaa então eu posso comprar uma van e sair fazendo serviço de ônibus? Vsf cara o negocio e taxi e cabo se legalizarem esse uber vai ter uma guerra imensa e muito desses cara vai morre e eu acho poco se que um pinto espera sair a licitaçao e vai lá preta o concurso e pronto fácil assim

          • M. Sampaio

            Quando eu disse isso foi com referência a ilegalidade desse UBER !

          • Vitor

            Meu Deus, vai aprender a escrever por favor! preferiu virar taxista antes de ir pra escola, só pode ser.

      • Daring Cláudia Santos

        A questão é, quem quer andar em táxis, os quais os taxistas q os dirigem sequestram e agridem pessoas (motoristas uber) como forma de protesto? Eu não quero!

      • Daniel

        concordo com você amigo.

      • Leonardo

        Muito sábio, você. Olha só https://portoimagem.wordpress.com/2015/12/01/fortunati-propoe-grupo-de-trabalho-para-preparar-regulamentacao-da-uber/

        “O único item confirmado até agora é a exigência de pagamento de uma taxa de contribuição dos veículos da Uber ao poder municipal”

    • Eneias

      Sou cliente da Uber desde o Inicio, porém não sabia que eram clandestinos, más deve de reconhecer que o trabalho deles e 100 vezes melhor que o taxi.
      Cansei de pagar taxi sujo, mal conservado, motorista com as camisas abertas mostrando os cabelos do peito, motorista sujos e mal educados.
      Claro que não são todos, alguns só são mal educados mesmo.
      Mas enfim os taxis só deveriam rodar por quatro anos o problema é que tem taxi com 2 anos que parece ter 10.
      Os taxista deveriam no minimo usar gravatas, melhorar as manutenções dos carros, ser bem educados, e tomar banho e trocar de roupas durante o seu longo dia…

      • Reinaldo

        Você esta bem mal informado. Os taxis de São Paulo são uns dos melhores do mundo. Eu acho que você e’ do tipo que gosta de comprar produtos pirata, ajudando a ferrar com seu pais e depois reclama que o mesmo esta uma merda.
        A Uber e’ o mesmo que um taxi clandestino dirigido por uma pessoa nao qualificada, só que de gravata pra tontos pagarem de motoristas particulares.

        • Bruno

          Você ta com medo de perder essa mamata né.. A população que tem que escolher o melhor não vocês taxistas.

          • Theo

            Quem gosta de pirataria é o canal. E uma coisa interessante, vi um desses piratas com uma Mercedes linda e o dono virou taxista…
            Gente Uberaba é pra povinho

          • Di Martino Gourmet

            tem Uber taxi se cadastra lá

          • Theo

            Sim há taxistas de má qualidade, concordo, mas há tb usuários iguais assim em todas as are as, policiais, garis, taxistas e usuários mas Uberaba roubam nós e vcs usuários

          • Leandro mazotto

            Sera porque a populacao nao.escolhe a diminuição da idade penal ?
            Porque ja existe lei !!!!
            E referente a uber ja existe a lei !!!!! Para fazer transporte publico vc depende de ter um alvara e condutaxi !!!!
            Como para ter um comercio vc tem que ter alvara de funcionamento
            Construir uma casa depende de um alvara

            AGORA SO A UBER NAO DEPENDE DE UM ALVARA
            A VA CONTAR PIADAS EM OUTRO LUGAR !!!

          • Di Martino Gourmet

            Brasil o monopólio reina…..

        • adrianno

          Reinaldo , parabéns pela resposta.

        • João Lucas

          “Não qualificada”? Não entendo esse argumento pobre de vocês (taxistas, sim, ficou bem explicito), qualificada a que? A transportar alguém ao destino que ela quer? Sendo assim, uma mãe não é qualificada a deixar sua filha no shopping, ou escola.
          Querem usar o argumento de “Não qualificado”, que tal vocês se qualificarem a serem educados, a serem higiênicos, a cobrar o valor pela distância correta e não ficar dando voltas na cidade, etc?
          Queria saber o que vocês aprendem pra serem mais qualificados do que os “engravatados” (que nada mais seria que um mero “uniforme”, mas vocês são tão pobres mentalmente que usar um terno se torna algo “pejorativo”).
          Racinha imunda, tem mais que ficar sem clientes mesmo, pra ver se entram na linha e aprendem a ser gente.

          • Leandro mazotto

            QUEM ESTIPULA TARIRA NAO É O TAXISTA E SIM PREFEITURA

            REFERENTE A MAE : ELA COBRA PARA LEVAR SEU FILHO.AO COLEGIO ??

            A MINHA NUNCA ME COBROU !!! A SUA DEVIA COBRAR

        • João Lucas

          E nem vou entrar no tema:
          http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1655756-presidente-de-sindicato-diz-que-pobre-nao-usa-taxi-e-teme-invasao-uber.shtml

          Afinal, não consigo entender qual problema dos “POBRES” usarem Uber.

          • Di Martino Gourmet

            Uber mais barato e tratamento executivo…quando embarco tenho q levar casaco….ja nos amarelinhos…pra poupar despesas e combustivel.

        • Claudio

          Se os Taxistas de São Paulo são um dos melhores do mundo, peço a deus que me livre dos piores. costumo sempre usar taxi em São paulo, e posso afirma com toda certeza que pelo menos 90% dos taxistas são extremamente mal educados, Mal humorado, alem de a maioria não conhecer a própria cidade, muitas vezes se perdendo com o GPS e deixando as contas extremamente caras. os outros 10% são os cadastrados nos aplicativos de easytaxi e 99taxi, que por serem também avaliados acabam por prestar um serviço um pouco melhor. Agora falar em pessoa capacitada para dirigir, esses taxistas não passam por nem uma aula de “Saber lidar com o publico” e se passam, fazem questão de não colocar em pratica. Vou utilizar o UBER sempre, se ele for extinto realmente, espero que seja criado uma outra plataforma, para que possamos escolher utilizar um transporte com melhor qualidade. Sugestão para as cooperativas de taxi, classifiquem seus parceiros tipo.
          1) Mau educado e arrogante;
          2) Bem educado e prestativo;
          3) Odeia ligar o Ar condicionado, para não gastar combustível;
          4) Taxi mal conservado;
          5) Taxi Bem conservado;

          E por ai vai. assim podemos selecionar o serviço que gostaríamos de receber.
          Muitos taxistas acham que estamos pagando passagem de ônibus e que temos que engolir o tal serviço prestado.

          • marcos

            “JÁ QUE VOCÊ E O CARA MEU AMIGO COMPRE UM HELICÓPTERO TRABALHA BASTANTE E COMPRE UM RENGE ROVER OU UM BENTLEY E CONTRATE UMA ESCOLTA E UM MOTORISTA PARTICULAR . KKKKKK OU FIQUE NA SUA HUMILDE VIDA QUE LEVA USANDO TRANSPORTE PUBLICO AS CUSTAS DA EMPRESA QUE TRABALHA ” FICADICA KKKKK

          • Marcus Vincius

            Sou taxista e adoro ler as merdas que falam , tenho 20 anos de praça, estou com a vida ganha, casa lugar nobre, casa gigante na praia, filhos formando, viajo todo ano para exterior, ja marquei as ferias para julho, o uber nao me atinge em nada,
            Falta carro, nao passageiro, nao dou conta do serviço, consigo guardar na poupança até com crise, năo entendo estas conversas bestas de quem e de fora, sou a fim de regularizar a uber, para clientes como voce, tem que ter para todo tipo de bolso, que no seu caso, passou de onibus e metro para uber, parabens pela vitoria conseguida.

          • Clicio Moreira

            Isso aí. Mostre que tem taxista merda, taxista ladrão e os que trabalham.
            Em qual delas vc se encaixa cocozão?

      • Flávio Maricato

        Clandestinos?
        Só porque não há uma lei diferente para eles e que cobre mais impostos não quer dizer que são clandestinos.

      • Hugo

        Tem nada de clandestinos não. Eles pagam impostos que os taxistas nem precisam pagar! O choro dos taxistas é pq o Uber presta um ótimo serviço e os taxistas prestam um péssimo serviço!

        • Ricardo

          VC deve ser um ex táxis preguiçoso que não conseguiu obter seu alvará com esforço do seu trabalho, ai parece uma má mata dessa ai fica fácil.

          • Leandro mazotto

            Verdade esta ai deve ter perdido seu alvara por estar drogado e agora quer aproveitar o esquema clandestino e se infiltrar!!!

            Fora uber !!!!! Nao aos clandestinos

        • Ozeias Souza

          Mamata? Um carro de 70 mil, limpinho, banco de couro, motorista educado, serviço excelente… Mamata é querer obrigar o poder publico a criar um Lei pra garantir Reserva de mercado.

        • Dino Araujo

          EXATAMENTE ISSO

      • Theo

        Fora pirataria, aqui é Brasil

        • Leandro mazotto

          Verdade fora pirataria
          Fora clandestinos !!!

          • Daniel

            clandestinos sao os taxistas.

          • Pombo Nito

            fora pirataria, mas o monopólio fica né ? kkkk

        • Kathy Givenccy

          Vc compra CD e DVD original com o que vc ganha? Não? Então vc ajuda a pirataria dessa classe… por que com os carros tem que ser diferente? Existem pessoas que tem condições de pagar mais caro no caso dos táxis legalizados, e existem pessoas que não tem condições… portanto, apóio, pois nesse país de merda onde os governantes criam zilhões de impostos pra fuder todo mundo e só quem se dá bem são eles, por que a população tem que fazer tudo certinho se não ganha nada com isso? Cada um que faça o que der pra pagar suas contas desde que não seja roubando e matando.

        • Pombo Nito

          pirataria não pode, mas monopólio ta ok né? isso aqui é Brasil mesmo.

      • Marcio

        Pq ninguém questiona oa falta de liberdade no mundo de ser fazer um trabalho remunerado sem ter que pedir permissãopro estado, eles criam monopólios dos serviços pra beneficiar poucos e isso ninguém reclama, fora o estado que se intromete na nossa vida, vamos ser livres desse nefasto mal a sociedade

      • OdimDeus

        Clandestino ???
        UBERs foi criada logo nao existe regra para ela pois eh algo recente.
        Inventaram um sistema substitui o taxi, como foi criado nao existe lei para algo novo.
        Como o sistema eh muito melhor que o taxi obvio que vai interferir nos taxistas ai vem a briga.
        Obvio que o prefeitura vai criar um meio de COBRAR imposto apenas isto.
        Paga para prefeitura é legal
        Nao paga para prefeitura e ilegal.

      • OdimDeus

        Clandestino ???
        Desconfio que a unica ilegalidade e usar carro particular para transporte publico acho que isto tem regra.

        UBERs foi criada logo nao existe regra para ela pois eh algo recente.
        Inventaram um sistema substitui o taxi, como foi criado nao existe lei para algo novo.
        Como o sistema eh muito melhor que o taxi obvio que vai interferir nos taxistas ai vem a briga.
        Obvio que o prefeitura vai criar um meio de COBRAR imposto apenas isto.
        Paga para prefeitura é legal
        Nao paga para prefeitura e ilegal.

      • Rui Almeida

        CONCORDO PLENAMENTE, HÁ MOTORISTAS QUE ALÉM DE FUMAR, FEDEM PRA DANADO, OBRIGANDO O PASSAGEIRO COLOCAR O NARIZ PARA A JANELA, ALGUNS NEM TOMAM BANHO, E NEM TROCAM DE ROUPA

        • Marcus Vincius

          Ta mijando nos pes veio , fidido e o seu cu.

    • Carlos Eduardo

      Sabe nada inocente

    • Luis Formes

      Dar caronas gratuitamente kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Meu, as vezes tem um povo brasileiro q só por deu mesmo viu…
      A onde já se viu em pleno século 21 em um mundo praticamente capitalista alguém ficar levando fulano de tal para qualquer lugar de graça? Meu galera Bom senso é tudo… Primeiro q esse aplicativo é perfeito… e outra os governos principalmente o brasileiro não quer sair perdendo em nada… sempre quer colocar impostos, taxações e multas na bunda do povo brasileiro. Eles falaram que é direito exclusivo somente dos taxistas perante a lei de fazer o transporte de pessoas públicas obtendo lucros em cima… mas não olharam a lei suprema que dia que “Todo cidadão tem direito de ir e vir” independente com quem ou para o que, então pensem direito antes de criticar aplicativos que só querem simplificar e deixar mais prático a nossa vida, pois nos EUA esse aplicativo foi premiado e usado por diversos líderes do país por sua praticidade.

    • jR

      Olá, meu nome é Junior e trabalho com o Uber, é a forma de eu sustentar minha família, agora quero ver algum taxista de merda, passa fome, vir me falar alguma coisa que eu quebro a cara e o taxi.

      quem quiser trabalhar com Uber me avise:

      11 9 6520 7221

    • Kathy Givenccy

      …”Ao invés de se beneficiar com o dinheiro, DEEM carona”…? Desde quando no Brasil se é DADO algo? Desculpa perguntar, mas você mora em que país atualmente? Você está sabendo da crise em que o brasil está afundada? Empresas falindo, pessoas perdendo emprego… como esse povo que está sendo prejudicado pelas merdas que o governo faz, poderão sobreviver? Esse Urbe é somente uma maneira que as pessoas estão achando pra poder dar de comida a seus filhos, pagar suas contas…. Se você tem uma situação financeira satisfatória, é rico ou tem seu emprego, dê glória á Deus, mas por favor, antes de criticar o que as pessoas andam fazendo, pare pra pensar nos motivos que elas possam estar tendo. Thanks

      • Luciano Carvalho

        Isso não foi uma crítica, meu amor. Eu defendo o Uber. Nem português você fala. Aprenda a língua portuguesa primeiro, para evitar interpretações erradas do que os outros escrevem, ok?

  • João Silverado

    Solução que o governo encontrará é simples. Vai regulamentar o novo serviço e cobrar imposto, claro. Esta ultima parte é mto interessante pro governo.

    • André Kittler

      Isso descreve bem. É assim simples: NUNCA o governo vai permitir troca
      de dinheiro sem uma grande fatia de imposto. O resto é desculpa para
      esse fato.

      • João Silverado

        Exatamente. Agora falar isso abertamente, nunca dirão. E tem gente que não enxerga essas coisas.

  • Briga boa à vista

    • Assassino de Malcriados

      Que tristeza ver o tecnoblog liberando postagem de comentários para idiotas como vocÊ, que merecem morrer com cinco tiros na cabeça.

  • E está certo.
    Não importa se o serviço é bom ou não, as regras que impedem esse tipo de serviço já existiam muito antes dele surgir, então não é questão de “pegar no pé” ou “arranjar mais uma forma de desviar dinheiro”, é obedecer a lei.

    Ou esses serviços se registram da forma que devem se registrar, ou trabalham para que essas leis sejam modificadas ou canceladas pelos meios corretos e legais.

    O que não podem é funcionar ilegalmente e ainda quererem pagar de coitadinhos e, como acontece muito com quem tenta mudar a leia na base da força, depois ainda ficarem pregando o respeito às leis.

    • felipecn

      O problema é simples: Eles não conseguem regulamentar o serviço antes de entrar no mercado porque sempre existe lobby de taxista.
      Operando “na marra”, conseguem apoio dos usuários e geralmente isso ajudar a convencer as prefeituras a pelo menos fazerem algo pra legalizar. É o que tem acontecido no mundo todo praticamente. Em NYC depois de bastante polêmica, acabaram liberando.

      A raiz disso é que as prefeituras não liberam mais alvarás de taxi justificando que já existem taxis o suficiente. Claramente não é o caso, senão o modelo de negócios do Uber não se sustentaria.

      • Entendo.
        E não estou defendendo taxistas, porque a gente sabe bem que também não são o grupo salvador da humanidade desprovida de veículos, vide o ultimo caso de agressão envolvendo o 99taxis e os vários casos de taxistas mandando mensagens abusivas para passageiros por sms e tal.

        Mas realmente me incomoda a ideia do “se eu acho que estou certo, todos tem que aceitar que estou certo” que geralmente flerta com os envolvidos em casos assim, porque de boa intenção a gente conhece um lugar que tá cheio.

        Também não falei que já é o caso, só toquei no assunto por essa interligação tão fácil.

        O bom seria que o serviço e o governo entrassem em um acordo logo para deixar tudo dentro da lei (mesmo que sim, tenham que obviamente pagar os devidos impostos. O imposto ser bem utilizado é um problema nosso com nossos políticos, o serviço tem que seguir a lei).

        Mas ATÉ LÁ, eles estão “ilegais” sim, simples assim.

        • felipecn

          Sim, nem discuti que eles estão ilegais. Mas ao invés de simplesmente apreender os veículos, a prefeitura deveria ver que existe um demanda por esse serviço e regulamentar.

          É completamente bizarro alvará de taxista custar na faixa de R$50~100 mil porque a prefeitura não emite novos, por exemplo.
          Nem que a Uber quisesse atuar como uma empresa de taxi ela conseguiria oferecer um serviço melhor – só acabaria comendo uma fatia dos taxis já existentes.

          • Ricardo

            Sou taxista a 10 anos em São Paulo e dono do meu próprio alvará!!!
            Respeito todas as pessoas que deseja trabalhar honestamente!!!!
            Nóis taxistas em São Paulo somos refém de Dtp,Sindicato,frota de táxi e etc!!!!
            Acho que a Uber é muito importante,para começar abrir uma concorrência nesse tipo de transporte!!!
            No ponto aonde eu trabalho tem um taxista que nem um passageiro merece pegá—lo!!
            E sabe porque?
            O carro dele além de ser velho é completamente sujo!!!
            Agora vc acha justo uma pessoa pagar caro por um transporte e receber isso!!!
            Acho que a Uber vai derrubar essa máfia que existe ao redor do táxi!!!
            Aonde já se viu pagar 120,00 mil reais por um alvará de táxi e as frotas cobra dos motoristas 190,00 reais de diária!!!
            Eu poderia ser totalmente contra a Uber e sabe porque?
            Eu sou dono do meu próprio alvará,mais eu penso nas pessoas que vive no mundo junto comigo!!!
            E enquanto as pessoas não pararem de pensar em si própria,às coisa não vão mudar nunca!!
            Boa noite a todos…..

  • Alberto Prado

    O problema é que existe brecha na lei sim. Por exemplo: Você pode oferecer um serviço de aluguel de carro e motorista em separado. Se o cidadão quiser, ele pode optar por ter ou não um motorista. O carro pode ser “arrendado” para o Uber e mão de obra do dono também, cobrando um valor simbólico pra isso. Pronto, está dentro da legalidade.

    • Sandra

      Boa tarde Alberto. Vc poderia me explicar melhor como proceder? Aqui na minha cidade existe uma defasagem enorme de táxis e a prefeitura não libera táxi executivo. Tenho o carro, a qualificação na habilitação e quero trabalhar. Fico preocupara de trabalhar ilegalmente e ter meu carro apreendido.

      • Alberto Prado

        Sandra, esse tipo de situação pode ser melhor discutida com um advogado. Cada município tem normas diferentes. Mas se você discutir ideias e meios com um contador e um advogado é quase certo que ache uma solução. Você pode até mesmo solicitar uma espécie de documento do juiz (seria como se fosse uma pré liberação ou julgamento não sei explicar ao certo) que, caso você seja parada e queiram levar o seu carro por dizerem que você está infringindo determinada lei, tal documento impediria tal ato. Bem, resumindo, é melhor procurar um advogado ou a defensoria pública. =)

        • Sandra

          Obrigada Alberto. Sua informação me ajudou bastante. E se por acaso estiver em Jundiaí e precisar de um táxi… é só me chamar. kkkkk

          • Erick Martins De Maio

            Opa, taxi em Jundiaí Sandra?
            Sou de São Paulo mas estou sempre por aí, vez ou outra deixo o carro aqui e preciso de taxi…

        • anderson

          eu acho q a uber deve ser legalizada,visto q o municipio esta preocupado so em arrecadar para tampar o rombo de tanta corrupçao. agora ja q os taxistas fazem cursos por que eles sao tao sem educaçao .na uber me sinto respeitado e tratado com educaçao, carros bem conservados e muito limpos por dento e por fora .agora quem nao gosta de conforto anda de taxi
          ….

  • A lei é clara, e infelizmente o argumento de que “é um serviço de motorista particular” não cola: ainda é um serviço de transporte remunerado, não importa o rótulo que deem a ele.

    Eu particularmente fico meio chateado com decisões desse tipo: um pouco de concorrência seria bom para melhorar a qualidade dos serviços atuais e, quem sabe, reduzir também um pouco os preços. Peguei alguns taxis em São Paulo já que só por Deus…

    • Guest

      “A lei é clara” AHHAAHAHHA

      o dia que existir alguma lei clara, não precisariamos de advogados.

      • Rafael

        Boa resposta.
        Melhor comentário do site.
        Não sei em em mundo esse pessoal que está comentando vive.

      • ISabella

        A lei é clara e quando não é a doutrina explica, mas o Brasil esta cheio de ignorantes que acham que para mera interpretação da lei precisamos de advogados.

    • flavio fonseca

      taxi é um serviço diferenciado, se vc nao tem condiçoes de andar de taxi va de onibus, nós taxistas fazemos tres vistorias anuais,mantemos nossos carros em dia , segurança e motoristas credenciados a prefeitura enfim é como colocar um camelo na frente de uma loja que recolhe toso os impostos

      • Jailson

        “taxi é um serviço diferenciado se vc n tem condições vá de ônibus”

        Já começou mal. Eu ando de táxi todo dia, porque para a empresa é mais fácil pagar corridas que pagar locação de veículo, mas é por motoristas mal educados como você que estou pensando em comprar veículo próprio e pedir a conversão do benefício para vale-combustível.

        • Faz isso não, chama um Uber 🙂

      • Fernando Gama

        Acho que cada um deve optar porque é melhor para si e o Estado não tem nada a ver com isso. Se eu quero ir de taxi, de Ubber, de onibus ou a pé, ninguém tem nada a ver com isso.

        • Antonio franzini

          Normas existem pra serem cumpridas. Imagina alguem fazendo o que vc faz sem ter diploma ou autorizacao. Acho que vc nao ia gostar. Afinal vc investiu na sua profissao , contando com uma regulamentacao. Portanto melhor pensar antes de falar

          • Eduardo petinatti

            Taxistas se apoiam na “Muleta” do governo, ou seja: se apoiam numa regra antiga e fora de moda, pois o que querem é o “Monopólio” do modelo táxi e isenção de Impostos na compra de carro zero, ou seja: Mamar na teta do governo. Não querem concorrência! essa conversinha de Licença, Seguros, Manutenção etc. etc. é baboseira! … carros de luxo como os do UBER também tem seus registros, seguros, manutenção etc. e SEM Incentivo do governo. Viva iniciativas como o UBER, e que venham mais!!

          • Rafael

            Vou investir na profissão de taxista, pagar um aluguei de 70 reais o dia e fazer um curso para pegar credencial, custo de 120,00 reais.
            Hahahaha
            Pelo amor de Deus né.
            Pensa vc antes de dizer algo, e aprenda a ler e intender.
            O Brasil não tem lei e as que têm não são cumpridas.

          • Bruno

            Você investiu na profissão ?

      • Rafael

        Credencial? Vistorias? Hahahahahahah
        Pelo amor de Deus não fala merda.
        Vc tira credencial por 120,00 reais em 8 dias.
        Que segurança vc me passa? hahahahah.
        A uber só querem bloquear pq a merda do governo não ganha merda nenhuma.
        Vai estudar amigo

      • Marcio

        taxi tem segurança? kkkk
        meu pai é encarregado de retifica de motores e oficina e ele sempre diz que os piores carros que chegam na oficina são os taxis, só fazem manutenção quando não tem jeito, evitam gastar dinheiro a todos custo, fazem muitos gatilhos nos carros, adoram peças baratas e vagabundas…fora os taxisistas ogros e sua mafia…segurança em taxi? kkkk

      • Alison L̶o̶e̶s̶h̶n̶e̶r̶

        Não camarada. Serviço diferenciado é o Uber e não o Táxi. Essa vistoria que você fala é só de papeis néh. Porque tem cada carroça rodando aí que chega a dar ânsia.
        É bucha, forro e válvula tudo batendo, AC sem limpeza, Carro fedendo a cigarro, motoristas mau humorados etc…
        Estou generalizando pq sempre tem uma dessas coisas quando pego um taxi. Completamente oposto de quando usei o Uber.
        Infelizmente em Fpolis Ainda não tem o Uber. Mas quando tiver, taxi só em ultimo caso. (como o ônibus é o ultimo caso para passageiros sem grana)

    • Rogerio Ap Silva de Andrade

      exato.

  • Josiel Hen

    Leigo aqui. Mas, e os serviços de chofer?

    • Daniel Serodio

      Chofer não é transporte “público”, como discriminado na lei em questão.

  • Matheus Fernal

    Essa mentalidade de que tudo precisa estar sob a tutela do estado atrapalha demais o desenvolvimento da iniciativa privada e consequentemente da economia no Brasil.

    Se por um lado o Uber é prejudicado por leis que reservam mercado, em alguns países ele está envolvido em polêmicas por utilizar práticas anti-competitivas em relação a serviços concorrentes. No final das contas não tem nenhum santo nessa briga.

    • paolo

      Existe sim um profissional capacitado registrado e com seguro para terceiros que tem endereço fixo e cadastro na prefeitura onde por qualquer motivo voce pode se reportar .
      Ja o Uber nao sei.

      • Daniel

        Para de besteira… Fiz esse tal curso e não agrega nada, capacitado sou com minha categoria profissional D, tenho meu endereço fixo, seguro no veículo também para seus ocupantes, e reportar para a prefeitura? Faz me rir..kkkk

    • Antonio franzini

      E em outros ja foram tirados de circulacao. Pois estao fira da lei. Mas como aqui no Brasil tudo funciona com jeitinho e mesmo fora da lei. Estao tentando nos empurrar.

  • Edmilson_Junior

    Facilite a obtenção de licenças e remova o cartel de preços tabelados e o povo deixa de recorrer a estas modalidades.

  • Daniel Serodio

    Não se esqueçam de que a Uber não é coitadinha, e sim FDP. Olha só o que os caras fazem com quem quer concorrer com eles: http://www.theverge.com/2014/8/26/6067663/this-is-ubers-playbook-for-sabotaging-lyft

    • Sou eu mesmo

      E esse bando de modinhas que se diz a favor da ilegalidade fica defendendo bandidos… Complicado cara…

  • Rogério Silva

    Pessoas usando o argumento de “essa é a lei e foda-se”, não é bem assim. Eu discordo que o Uber concorra diretamente com táxis, é um serviço mais caro, que oferece certo conforto que a maior parte dos taxistas também poderiam oferecer se quisessem. Acho que todo taxista devia investir num veículo confortável e espaçoso, pensando no trabalho dele e dos passageiros, também não custava quase nada o taxista deixar água ou doce no carro. Quantas vezes se vê isso? Das vezes que eu andei de Uber vi excelentes motoristas dirigindo, sem barbeiragens, agora o que eu já vi de taxista estressado, ou que parece ter comprado a carteira, não generalizando claro, mas a reclamação é meio que geral.
    Voltando, acho que concorrência faz bem, não existem tantos Ubers na rua a ponto de ameaçar o serviço de táxi na cidade, os serviços podem coexistir, a meu ver muito bem.
    Quanto a ilegalidade as leis devem evoluir, deve ser discutido o que é melhor pra população. O que se exige dos taxistas realmente é absurdo, existe déficit de táxis em São Paulo e nem assim a Prefeitura libera novas licenças, licenças, impostos, obrigações legais são pesadas. Só dizer que é ilegal e o serviço simplesmente devia deixar de existir é como dizer que tudo está legal como está, sei que a Uber não é uma empresa santa, mas também não são santos quem querem manter o estado atual.

    • Sou eu mesmo

      Sabe o que acontece… Muitos dos taxistas estão a décadas ao volante… Já os motoristas do uber, estão a dias, semanas, meses… Espera pra ver, daqui a algum tempo esse cenário de ser cordialmente vai passar… Tudo que é novidade no Brasil é mil maravilhas. Vive e verás como as coisas mudam… Trabalho com táxi, e sei como que funciona… Não estou falando que esta certo o cenário dos taxistas, porém, eu faço a minha parte e instruo meu amigos do ponto a fazerem também, mas enfim, são mais de 30 mil somente em SP, então esperamos que as coisas mudam daqui para frente… Abs!

  • Andre

    Se pagasse imposto aposto que não teriam problema nenhum, governo de merda!

  • Nelleh Etiel

    Só quem não tem $$ para pagar pelo serviço que reclama.. Se o serviço prestado pelos taxistas fosse bom, não precisariamos recorrer a um serviço a parte…

  • Fernando Moreira

    Não tem haver com governo, nem com política.
    A exploração para o transporte público individual de pessoas é ilegal.
    Vou enumera-las.
    Sou taxista a 2 anos e 2 meses até a publicação dessa mensagem.
    Tenho curso superior incompleto em processamento de Dados.
    Entrei no táxi por opção, por gostar de atender pessoas.
    Não sou desonesto e não permito que o sejam comigo também.
    Para poder atuar como taxista, tive que fazer um curso de 180 horas para a emissão do Condutax (Habilitação que me permite explorar o serviço de transporte público individual.
    Na época em 2012 paguei por esse curso aproximadamente R$ 200,00 reais.
    O curso envolve atendimento, primeiros socorros, direção defensiva entre outras modalidades.

    Para atuar como taxista é exigido pelo órgão competente DTP – Departamento de Transporte Público o condutax que só é emitido após o curso que citei acima e após obter junto ao fórum João Mendes 2 atestados de Antecedentes Criminais, um deles é sobre execução criminal e o outro é sobre processo criminal em andamento.

    É exigido também que se faça anualmente a vistoria do taxímetro, essa vistoria é feita pelo Instituto de Pesos e Medidas, o IPEM. O taxímetro não pode estar sem o lacre e ganha anualmente um selo de certificação pelo IPEM no ano vigente.
    Depois é feita uma vistoria prévia no carro, essa vistoria é feita pelo DTP no bairro do Pari, nela são verificados Discos de Freio, Pastilhas de Freio, Caixa de Direção, Suspensão (Amortecedor, bandeja, molas e buchas), lataria (verifica-se avarias), taxímetro (verifica se foi aprovado pelo IPEM e se o mesmo está operando normalmente) entre outras coisas.
    Depois de todas essas verificações, o DTP exige que eu retorne depois de um ou dois dias para uma nova vistoria e assim poder verificar se eu resolvi os problemas que foram encontrados no carro na vistoria prévia, estando de acordo, o alvará é emitido.
    Caso o meu carro não tenha sido aprovado na segunda vistoria, eu deverei pagar uma nova taxa que custa em torno de uns R$78,00 reais, e só aí fazer nova vistoria, sem isso o alvará não é emitido.
    Caso eu não faça a renovação do Alvará sou enquadrado como irregular logo, se por pego pela fiscalização tenho o carro apreendido, sou multado pelo órgão competente DTP e corro o risco de perder o Alvará.

    O aplicativo Uber não exige nada disso! A única exigência é uma CNH, um atestado de antecedentes criminais e um carro de luxo ou de porte médio.
    Até onde sei, esses motoristas não são treinados como ví em vários posts no site do Google Play.
    O estado de manutenção dos carros depende exclusivamente do Dono do Carro, logo acredito que o Uber não faz nenhum tipo de vistoria, e é bem provável que não o fará, já que tal atitude demanda gastos para os desenvolvedores do aplicativo.

    Outros pontos que destaco.
    O carro usando Uber não pode circular em faixas de ônibus (faixa da direita) apenas táxis com passageiro e Ônibus.
    O carro usando Uber não poderá circular em Corredores de Ônibus, já o táxi pode, desde que esteja com passageiro e atente-se ao horário permitido.
    O horário não permitido para o táxi mesmo com passageiro são:
    De segunda a Sexta das 06:00 as 09:00 e das 16:00 as 20:00, antes ou depois desses horários é permitido trafegar nos corredores de ônibus, faixa da esquerda.

    O preço fixado pelo Uber é mais caro que no táxi, logo pergunto, que vantagem o passageiro leva com isso.
    Outra dúvida que coloco aqui é: Os carros do Uber são de porte médio (diga-se luxo), ora, a muitos táxis que também são luxos. Há Corollas e muitos Hondas Civic e Fit rodando por aí, entre outros.
    No Rio de Janeiro eu não sei como é, mas em São Paulo a maioria dos táxis tem menos de 4 anos de uso, existem exceções, mas a maioria são de carros novos e semi novos.

    Agora, deixo como recado para motoristas do Uber.
    Há uma matéria feita pelo G1 dizendo que já foram apreendidos carros em aeroporto e terminal rodoviário por exercer o serviço ilegal de transporte de pessoas.
    A multa aplicada pelo órgão competente é de R$ 1800,00 reais e ainda tem o veiculo apreendido.
    Pergunto para vocês motoristas Uber, VALE A PENA O RISCO?

    Um ponto importante, anualmente gasto junto ao DTP algo por volta de R$300,00 reais para renovar o Alvará e aferir o taxímetro junto ao IPEM.
    Logo, não é de graça, e a prefeitura não perdoa, ou paga ou não tem o Alvará renovado.

    Aos usuários do Uber:
    Não vou critica-los, o dinheiro é de vocês, a vida é de vocês, vocês são livres para poder usar o Uber sem problema algum, mesmo sendo ilegal, mas lembrem-se, uma autoridade competente pode parar o carro Uber, apreender o veiculo e deixar você na mão, ou talvez você terá que acompanhar a autoridade até uma delegacia, quem vai ficar em uma situação delicada, ficar sem o serviço e ainda correr o risco de ter que acompanhar a policia até uma delegacia para dar explicações é você e o motorista.
    Preso vocês não serão, e nem podem ser apreendidos por usar o serviço, mas perderão tempo para ter que se explicar.

    Se vale o risco fica por conta de vocês.
    O aplicativo Uber poderia ser relevante, se o serviço de táxi oferecido em São Paulo fosse de péssima qualidade.
    Se um taxista pisa na bola, ele pode ser denunciado no telefone da prefeitura 156 e se for por aplicativo ele pode ser avaliado pelo próprio app, e até bloqueado, basta mandar um email para a 99taxis, Easytaxi, Taxibeat entre outras.

    Fiquem a vontade para criticar ou elogiar, ainda vivemos em um país livre.

    • Fabio Schumacher

      Sou taxista aqui no RJ. Assino embaixo do que o amigo falou.

    • Jailson

      Onde corolla e Civic são carros de luxo? ahhahahaha, sedãs médios e nada mais.

    • Giacomelli Junior

      O problema é que com o Uber o governo não tem como extorquir. Para que serve o taximetro ? 3 inspeções anuais ? Tem TAXI que só por Deus. Acho que país livre é onde o estado permite que as pessoas façam o que querem, dentro da legalidade e da honestidade, e o próprio mercado separa os bons dos ruins, claro que não se pode permitir os cartéis, para se estimular a concorrência, mas o que o governo faz tabelando os preços das corridas? justamente Cartel ! E um cartel estatal, onde taxista e governo ganham, e usuário perde. Claro que é justo o taxista ser bem remunerado, sabemos que os custos de manutenção são altos, mas o governo não deveria levar não. O cara paga INSS, imposto de renda, etc, deveria ser livre para trabalhar sem deixar esse “arrego” com o governo. Quanto ao Uber, as taxas poderiam ser um pouco mais altas e ter alguma limitação no número de corridas, enfim, alguma regulamentação para não tirar espaço dos taxistas convencionais.

      • Roberto

        Nem tudo que é desonesto e ilegal!

      • Antonio franzini

        Monte uma clinica. Va atender. Afinal tufo pode. Compre um onibus e va fazer viagens. Tudo clandestinamente. Entao trafeco de drogas ta certo na sua opniao….acorda.

        • Bruno

          Chega de mimimi..UBER Sim.

        • Daniel

          Meu Deus. Olha o português do cidadão. É esses que prestam o serviço de táxis?

    • pppp

      “Tenho curso superior incompleto em processamento de Dados”

      então nao tem nada amigo.. vá estudar..

      • Fernando Moreira

        Estudar? pra que? Certificação Cisco custa mais ou menos R$100.000,00 cem mil reais, e sabe quanto as empresas querem pagar de salário? R$5.000,00 reais.
        Muito obrigado, faço um outro curso a distância, também em TI, mas apenas para agregar conhecimento, não pretendo voltar para a área não.
        Entrei no táxi por gostar de trabalhar com pessoas, gosto do que faço, infelizmente muitos taxistas transformam essa profissão em algo ruim para muitos passageiros, como fazer cobrança de valor fechado, o que é errado.
        Tenho pensado em mudar de área novamente, mas por conta de muitos taxistas que fazem a categoria parecer um bando de corruptos, coisa que não sou.

      • Fernando Moreira

        Entendi, para você emprego digno é apenas para quem tem curso completo, até onde sei grandes politicos corruptos tem curso superior.

    • Secretária

      Taxistas estão assassinando a gramática…
      Retifiquei alguns trechos mais gritantes!

      “Não tem A VER com governo, nem com política.”

      “Sou taxista HÁ 2 anos e 2 meses (…)”

      “por gostar de atender A pessoas.”

      “OS horárioS não permitidoS para o táxi, mesmo com passageiro, são:”

      “Os carros do Uber são de porte médio (diga-se luxo), ora, HÁ muitos táxis que também são luxUOSOS.”

      “das 06:00 ÀS 09:00 e das 16:00 ÀS 20:00”

      “PresoS vocês não serão”

      • Fernando Moreira

        Boa tarde, os seus apontamentos estão corretos infelizmente, tentei no momento que redijo essa resposta para você, procurar meios de editar o post, mas em vão.

        Fiquei com uma dúvida quanto a palavra luxUOSOS, acredito que está correto sim mas, vou passar esse texto para uma pessoa de muita confiança, formada em letras e que, ao longo dos anos me ajudou no aperfeiçoamento da minha gramática, assim ela poderá verificar outros e aponta-los.

        Na pressa em redigir o texto, passou esses erros que realmente são gritantes.

    • Daniel

      Parabéns, fala bonito e detalhou tudo certinho. Você acha certo um taxista sair de casa com uma dívida de no mínimo R$ 200,00 por dia para pagar aos donos de alvarás? Na sua maioria das vezes são profissionais de outras áreas e exploram os motoristas. Fiz o curso e não consigo o “condutax” para trabalhar. E não vou pagar 200 paus de diária. Pago meu carro, tenho meus documentos e manutenções em dia e vou trabalhar com a UBER, e aí vem um monte de reacionários e comunistas me chamarem de ilegal? Pro inferno hipócritas….

  • coutinho

    O DTP é uma vergonha…. Cadê que se preocupa com a população liberando mais alvarás?? Tenta pegar taxi em horário de pico?? Tem que aparecer mais serviços mesmo….

  • fernandohr

    Tenho um conhecido que trabalha em algo parecido com a Uber nos Estados Unidos, lá o serviço funciona muito bem e ninguém enche o saco. Agora aqui é diferente, temos que aguentar os “TAXITAS” mal educados, violentos e que acham que o trânsito é apenas deles, que pensam que quando o mais rapido ir é melhor pra ele, não presando nem pela segurança deles e do próprio cliente.

    Das inumeras vezes que fui pra São Paulo, precisei pegar um taxi e só passei raiva. O motorista simplesmente achava que era dono da rua, cantava pneu ao sair com o carro, achava que estava em uma pista de corrida e mal respeita os sinais, pedestres, motociclista e outros carros que passavam na rua e quando pedia para ele parar de fazer isso, ele dava risada e falava que sabia o que estava fazendo.

    • paolo

      Se ve logo que nao e de Sao Paulo…..

    • sergio ante domenico

      eu tenho um serviço particular com meu carro uma spin….com 3 monitores de tv…uma geladeira…e serviço wifi…faço transportes de executivos…e nao dou a minha para essas pessoas que falam de lei …a lei nao paga meu salario…sou a favor sim…cada uma vai com o carro que quer….taxi ou particular ….

  • Fernando Gama

    Gozado que em NY, onde os taxistas são muito mais fortes do que no Brasil, não há problema algum e a prefeitura não se mete com isso.

  • Rafael

    Bom, voltando de uma festa decidimos pegar um taxi… Na porta da festa mesmo estavam lá cerca de 5, 6 taxis.
    Perguntei o preço a eles de um trajeto de mais ou menos 8 km e ele queria me cobrar R$100,00 …. isso mesmo CEM REAIS !!!!!! Foi extremamente estúpido e disse “se não quiser vai embora a pé” , Isso 7:30 da manhã de um sábado, o carro era um palio
    Achamos isso um absurdo, então minha amiga resolveu usar esse tal de Uber, que até então nunca tinha ouvido falar, fomos muito bem atendidos, o motorista nos ofereceu água de graça, senha do wi fi ( sim, wi fi ), conforto total, espaço amplo dentro do carro, e o preço foi de 42 reais, menos da metade….

    Eu sinceramente espero que esse aplicativo de certo, pois achei absurda a atitude dos taxistas “tabelando” a corrida na porta da festa por 100 reais.
    E sim, sei o que vocês taxistas vão dizer “po estamos acordado essa hora da manhã, num puta esforço e tem muita gente querendo um taxi, lei da procura e oferta”.

    Então deixe a lei da procura e oferta agir no Uber também. Se o serviço de vocês fosse impecável e no mínimo digno, a procura por outra alternativa ( uber ) não seria tão grande como é hoje.

    • Douglas de Souza

      Mandou muito bem Rafael!

    • Fernando Moreira

      Rafael, para esses casos tem que denunciar, o taxista não pode dar preço na corrida.
      Outra, o valor cobrado pelo Uber é 30% mais caro que o do táxi, é que esse taxista aí quis lesar você, neste caso vale denúncia.

      • JP

        Ainda bem que agora já tem o UberX e o Uber Pool, para que n quiser pagar tão caro :).

  • Gutierrez Marinho

    O problema eh o monopólio que existe nas frotas de taxi, e eh culpa dos frotistas também… Fiz o curso para tirar o condutax a mais de 2 anos e imagina uma pessoa que por semana vai a no mínimo a 20 frotas e em algumas fazer ficha e ouvir “agora eh soh aguardar ligar” e nunca receber uma única ligação e em outras ouvir ” não estamos fazendo ficha” e sempre vendo pessoas que por indicação irem umas 2 semanas e nesta mesma semana pegarem os carros e trabalharem… Monopólio isso me revolta… Eu acho eh bom esse uber pelo menos acaba com isso… Detalhe sou categoria D sempre trabalhei dirigindo e soh quero trabalhar, me dêem a oportunidade e CHEGA DESSE CARTEL e de baboseiras como passeata e protestos eu quero eh OPORTUNIDADE de trabalhar…

  • gilleade

    Bom sou taxista, e acho injusto, pois temos que nos cadastrar na prefeitura, andar com o carro impecável, todo ano passar por inspeções, pagar inúmeros tipos de impostos, lidar com bandidos, trabalhar no minimo 16 horas diárias pra sobreviver, enfim. Não estou querendo me fazer de coitado, mais esse serviço que a uber esta oferecendo realmente é desleal com a nossa classe, deveriam olhar com um pouco mais de atenção para nos que tanto sofremos nesse transito maluco de SP para oferecer um dos melhores serviços de taxis do mundo .

  • Adriano Ramos

    Para quem estiver curioso e quiser experimentar o Uber, baixe o aplicativo e use o código UBERGANHE20 para ganhar R$ 20,00 de crédito grátis.

  • Edison

    Lembram das vans ?

  • Edison

    A uber não fica rodando como os taxistas o cliente é quem chama , e isto é uma opção de cada um , assim não vejo como concorrência e sim opção do cliente , mais existe meio que uma máfia este setor que manipula o mercado veja as frotas de táxi como conseguem ter tantas placas e contratar motoristas que trabalham em regime de escravidão sendo denunciados até na Onu por ser um serviço desumano .

  • Elena satou

    É lamentável alguns comentários aqui postados contra os táxis regularizados, se o serviço de táxi é tão ruim, porque milhares de pessoas utilizam o serviço de táxi diariamente, porque tantas empresas de grande porte e bancos tem contrato com cooperativas de radio táxi, as frotas de táxi estão sendo renovadas com modelos corolla, civic, honda crv e até Mercedes. Sou usuária de táxi, é um meio de transporte seguro, os taxistas são cadastrados na prefeitura e não podem ter antecedentes criminais, circulam nas faixas de ônibus otimizando tempo e dinheiro aos usuários, porque vou trocar um meio de transporte eficiente e seguro, por um serviço clandestino da UBER, na Índia esse serviço foi banido porque um motorista clandestino estuprou uma passageira, na França foi banido também porque um motorista clandestino da UBER obrigou a passageira a fazer sexo oral nele, o ministério público já esta tomando providências com a policia civil no rastreamento desses clandestinos, transporte indivídual de passageiros remunerado só pode ser feito por táxi, existem vários artigos de lei municipal, estadual e federal que trata do tema.

    • Eduardo petinatti

      Elena,
      E sobre os taxistas que também estupram, roubam, enganam os turistas, cobram valores fixos absurdos, … enfim BANDIDOS com carteirinha da prefeitura, o que você diz? … apoia isso? .. E sobre usar o serviço de taxi, fazer o que? nós urbanos somos REFÉNS dessa porcaria Cara e mal servida. … Ar condicionado ligado no táxi, só no grito!

      • Sou eu mesmo

        Você não sabe opinar, generalizar toda categoria não é ter opinião. Pessoas como você não tem vez, vai se informar direito antes de tentar ter opinião. Existem maus profissionais e bons profissionais, em todas as categorias, não faça das tuas experiencias ruins a tua tentativa de derrubar toda uma categoria. Fique tranquilo nas tuas decisões, queres utilizar o uber, a escolha é única e exclusiva tua, ninguém pode força lo a utilizar táxis legalizados. Muito obrigado meu caro.

        Att.,

    • Daniel

      |Justamente por, até agora não existir concorrência, as empresas se utilizavam desses contratos com os táxis….

  • Reginaldo

    Sou taxista… e dou apoio a Uber, pelo pouco que conheço da Uber ela tem sim motoristas capacitados para atender o publico de todas as classes…
    os donos de alvaras de taxi em são paulo cobram um absurdo no aluguel do alvara, e por isso ficam com medo da Uber der certo em sp porque ai eles perdem a boquinha deles e tem que ir pra rua trabalhar….
    fora que vi reportagens comparando o serviço de taxi e o serviço da uber
    e no fim o motorista da uber se deu melhor… nem preciso falar nada

    • André Souza

      Meu amigo, visto que você é um taxista e apoia o Uber, creio que não há mais o que dizer.
      Também acho que o principal medo da prefeitura, citando São Paulo onde moro, é o de perder a arrecadação das taxas astronômicas, valores estes que são repassados ao consumidor nas corridas, tornando impraticável a utilização dos taxis como meio de transporte para a maioria da população.
      Além disso, o que vemos nos prestadores de serviço do Uber são carros novos e bem equipados, confortáveis, limpos, motoristas educados e preço justo. Bem diferente do cenário atual de grande parte dos taxis, onde vemos carros sujos, fedendo a cigarro, motoristas mal educados, cara feia quando se pede para ligar o ar condicionado, e tudo isso aliado ao preço absurdo.
      Se eu puder escolher entre um e outro, com qual ficarei?! rs

  • Marcos

    Bom em primeiro lugar taxistas do Brasil são cadastrados tem sua licença concedida pelas prefeituras de seus municípios, tem seus dados ali legalmente atualizados e a Uber uma empresa que esta atuando no seguimento de taxi, resumindo inregular pois não recolhem imposto e muito menos sabemos quem são os motoristas.
    Pelo contrário dos apps que trabalham com os taxista cadastrados pois todos tem seus dados na prefeitura e no APP assim como telefone end alvará condutaxi , alguém sabe pelo menos onde fica o endereço da Uber? E de seus motoristas ?
    Agora vcs sabem pq a Uber paga tudo para retirar um carro deles apreendido? Vou responder a vcs, pq o dono do carro pode muito bem entrar com uma ação judicial e pedir seus direitos, pois ele é um prestador de serviço, para uma empresa que segue in regular em nosso país..
    Essa empresa vem tirando o pão de cada dia dos taxistas, eles pagam impostos são regularizado.
    Cada o ministério público para acabar com isso.

  • Alexandre Márcio da silva

    Pois é, o uber veio para entrar numa brecha que os próprios taxistas deixam, ” atendimento” , pegue um táxi e solicite ao motorista te levar a um local próximo, solicite ao mesmo que lhe forneça um recibo e para completar informe que a forma de pagamento e com cartão de crédito , qual será a reação do mesmo? , vai te tratar com cordialidade , vai te fornecer o recibo sem ao menos respirar mais fundo? Isso sem falar na questão dos carros , me perdoem mas andar de voyage, celta, uno e até o maravilhoso up não da né.
    Mas com certeza a maior preocupação não é a concorrência e sim a possibilidade de perda do valor do alvará, esse maldito mercado paralelo aliado a incompetência da prefeitura na questão da mobilidade. Taxista melhore o atendimento e pare de reclamar.

    • Sou eu mesmo

      Meu carro é limpo, tanto por dentro quanto por fora… Abro a porta para meus passageiros tanto no embarque quanto no desembarque… utilizo o Waze ou faço o caminho que o cliente preferir… Tenho tanto recibo quanto boleto. Tenho máquina de cartão que aceita as bandeiras master card / visa / discovery / diners club / american express… Tenho frigobar com água fria, chocolates e balas… Utilizo quase que 100% do tempo o ar condicionado ativo em meu carro… O que você mais quer desse humilde taxista????

  • Rafael

    Poxa galera vamos respeitar a opinião de cada um, tem lei no Brasil? Ou melhor as leis que tem são cumpridas? Por favor, não vem com essa de taxista fazer um monte de curso para tirar permissão de levar pessoas.
    Poxa o curso de um taxista e 120,00 reais por 8 dias.
    Ai vc pega aluga uma placa e simplesmente paga 40% a menos em um carro.
    Espero que não venha só a uber e sim muito mas.
    E essa de dar caronas e rachar gasolina com qe vc não conhece é uma boa (y).
    Depois da carona leva o desconhecido até sua casa para tomar um banho ou talvez jantar, ai vc dividi o aluguel, conta de luz, dispensa de alimentos, não pode esquecer o gás.
    Hahahaha
    O Brasil só é assim por ter pessoas com esse pensamento.
    Vamos pensar igual nosso amigo, bicicletas. Vc já morou fora? Acho que não né. Pq se tivesse morado ia ver o quanto de bicicletas tem nas ruas.
    Pessoas de terno andando indo trabalhar de duas rodas.
    Brasileiro e sedentários.

  • Adriano Ramos

    Para o pessoal que quiser testar o Uber, usem o cupom UBERGANHE20 no aplicativo para ganhar R$ 20,00 de crédito para novos cadastros.

  • Henrique Carrijo

    Vá de táxi e vai de uber, veja a diferença em qualidade, depois comente….
    Não seja preconceituoso, antes ter um conceito formal.
    Já fui taxista e hj com plena convicção e conceito.

    Infelizmente a Uber é melhor.

    • Sou eu mesmo

      A grande questão é… Se cada taxista fizesse sua parte, não teríamos pq temer tanto essa modalidade… Tento fazer diariamente minha parte, mas uma andorinha não faz verão, então já viu né…

  • Adriano Aparecido Gonzaga

    A questão é, que o transporte coletivo, ferroviário e o táxi, é tão caro, que quando aparece uma outra opção que transporta os passageiros de maneira segura e que está dando certo, levantam polêmicas.
    No Brasil levantam polêmicas que podem ajudar o transporte precário que temos. Mas, não levantam nada contra a corrupção, contra as multas de forma abusivas, não se levantam para melhoria dos salários.
    De certa forma, esse tipo de serviço, é exigido pelo aplicativo até antecedentes criminais federais e estaduais dos condutores e ainda que façam um seguro para os passageiros, e não terão preços cobrados de forma abusiva como acontece nas noites, que nem os taxímetros são ligados. Isto já aconteceu comigo por exemplo. Desci do táxi procurei outro, que ligou o taxímetro e a corrida foi cobrada pelo valor de R$ 70,00 reais, e o anterior cobrou R$ 150,00 reais.
    Na situação que estamos hoje, é melhor pagarmos o que podemos, ou continuar pagando para muitos, continuarem desfrutando do seu dinheiro de forma abusiva.
    Queria que essa opinião ou melhor desabafo, fosse revisto até pela classe de taxistas, se o passageiro está optando por outros meios de quem é a culpa da UBER ou da classe que não precisaria passar por tal aperto, por conta de outros colegas, que mancham a própria categoria.

  • Alisson k de Lara

    Na boa a isso é tudo politicagem tem dinheiro envolvido para a prefeitura remover a UBER só no Brasil não funciona mas nos países desenvolvidos funciona.
    Os taxis são sujos e fedidos e os motoristas mal educados aqui em Curitiba é assim ja peguei em são paulo e é a mesma coisa ja no rio nao sei ja na Uber a eucação é tanta que parece que vc esta num outro pais mais civilizado.
    Galera na boa o mercado é grande e tem espaço pra todos eu acho que quem quiser um conforto a mais vai de Uber e quem quer economizar vai de taxi não tem porque brigar ninguém é obrigado a andar com ninguém cada um pode optar se vai num carro Luxuoso Corola, Civic, Sonata etc ou num golzin Toco Duro Básico sem AC. cada um escolhe oque vai andar sem essa de lei dos taxistas #UBER….

  • Felipe Pacheco

    A discussão é polêmica sim.
    Até porque sabemos que o licenciamento de táxis no Brasil é uma máfia.
    Tem muita gente ganhando dinheiro com isso, é não são os motoristas.
    Políticos são donos das frotas e vão querer garantir essa condição custe o que custar.
    Por que a prefeitura não regulamenta o Ubber e deixa a concorrência estabelecer um novo patamar de preço e qualidade?

  • Francisco Garcia

    Seria melhor a UBER ser uma locadora de veículos com motorista cadastrados.É assim que muitas locadoras trabalham inclusive na rede Globo.

  • Adriano

    Livre mercado mandou um abraço

  • Ricardo Ferrigno

    Virou festa agora, todo mundo fazendo bico e ganhando um por fora. Pior é quem usa essa porcaria, quando comecar acaparecer sequestrados e um monte de gente roubada e outros acidentes quero ver.

  • M. Sampaio

    Carona remunerada ! kkkkkkkkkk Já pensou se a moda pega !

  • Dia D Mariana

    Possuo Empresa com CNPJ e pago imposto todo mês, agora como pode eu trabalhar pagando meu imposto e colocar a minha vida e a do meu passageiro na rua por ser confundido com um UBER, temos que ter cautela pois os taxistas tem que ter um pouco mais de atenção a isso a situação não deve estar tão rim assim pois centenas de taxistas saíram de SP para ir protestar ao Rio de Janeiro quanto custou isso para eles, temos que ter cautela pois não é todo o carro preto que taxistas vêem por ai que são UBERS.

  • Daniel Fernando

    Taxistas folgados e porcos do trânsito brasileiro estão com seus dias contados… sindicatos… verdadeiras associações de parasitas e vagabundos estão vendo que a mamata vai acabar!

  • Marcelo Alves

    QUE TAL MOTO UBER

  • Anderson

    Poderiam excluir o WatsApp também, pois é identico ao Uber e desde que foi criado deu e da muito prejuizo as operadoras de telefonia. Costumava pegar taxis em shows, mas nunca mais pego, ainda mais depois do último evento que fui, que só queriam cobrar corridas fechadas. Adeus taxis, venha Uber. E, se proibir O Uber tem proibir WatsApp também.

  • Ricardo Mafra Pereira

    claro ne a prefeitura não vai ganhar nada com isso ne pra ele o uber é ruim agora se ela ganhasse dinheiro do uber duvido que proibiria .

  • Denise

    Os taxista fazem curso para poderem levar passageiros e ficam registrados no órgão responsavel e esses caronas? Taxistas não pagam ipva mas pagam taxa de licença e imposto sobre serviço e até seguro pois seu ganha pão é o carro.

  • Marcelo Matiello

    Eu não aceito quem é contra o uber! Se eu tô num uber e um taxista cretino aborda e vem com palhaçada de mandar sair. Eu saio mas vou a pé e não com o taxista.

  • franquini5

    Acho que deve ser legalizado, isso se chama concorrência e os taxistas tem que aceitar isso, em que ramo naum existe um concorrente.

  • Hugo

    Esses vagabundos o poder público querem foder com tudo que é bom Esse Uber é excelente! Regulamenta logo e pronto! Assim talvez os taxistas chorões prestem um serviço melhor, pois a grande maioria é tudo mau educado e ignorante! o Uber leva a gente onde precisamos, mesmo que seja um só quarteirão, já taxista se recusa a fazer viagens curtas e nos deixam na mão!

  • Hugo

    Quando estamos tirando habilitação temos que fazer aulas práticas e teóricas para poder dirigir ok, eu tenho o condutaxi e o curso nada mais é do que tirar outra habitação, fora que temos que ter na habilitação a famosa frase ( exerce atividades remuneradas) ok, o motorista da uber tem tudo isso é também tem que provar que é um cidadão de boa índole através de certidões, ele pode sim rodar o dia todo afinal ele paga IPVA pra isso, seu veículo tem um seguro pessoal que cobre 50.000,00 por pessoa, ele não sai rodando pegando qualquer um pela rua, ele não é transporte público como o táxi, ele pega passageiros que não quer usar o táxi, então ele é um transporte particular! Quem pode provar o contrário? Taxistas os passageiros da uber são diferenciados, são aqueles que foram maltratados por vcs taxistas, sou a favor! Agora vc taxista que é um bom motorista, educado, legal acha certo pagar para uma frota a diária de 170,00 reais por dia fora o combustível, a prefeitura diz que o alvará não pode ser vendido mais pode ser alugado, o dinheiro do aluguel vc consegue pagar a escola do seu filho, uma natação, vamos ser coerentes tem pra todo mundo, mais a fama de taxista está sendo igual a de moto-boy, fui moto-boy e tirei o moto frete em 2009, em 2007 tirei o condutaxi, a maioria dos motoristas da uber tem o condutaxi. Sr dono da Uber pede para os motoristas tirar o CCM e pronto, a prefeitura só quer ganhar, paga os impostos sobre o ganho da corrida e pronto, caso resolvido, tenho vários amigos taxistas, aqueles que são meio vagabundos que acordão tarde reclamam, mais aqueles que acórdão cedo responsáveis e cumpri horário não reclamam, eles sabem que são bons no que fazem. Boa noite, não quero discussão é só uma opinião!

  • Diná Silva

    Acho justo q haja uma certa disputa de clientes q melhora o tipo de serviços, afinal existe taxistas exploradores e q fazem um péssimo trabalho, qm sabe q com a concorrência isso n melhora?

  • Daniel Antoniassi

    Na verdade não fere lei nenhuma, se na sua carteira de habilitação tem a observação “EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA”, isso quer dizer que você pode ser motorista particular. O problema na verdade é que o UBER afeta a MÁFIA que são as autorizações de taxistas, carros com placas vermelhas e compra e venda de pontos que podem chegar até mesmo a mais de 1 milhão de reais. Um verdadeiro esquema criminoso que foi legalizado.

  • Flávio Prieto da Silva

    Assédio sexual em carro que usa Uber: quem responde? No caso de um táxi registrado, você pode correr atrás de responsabilizar quem fez.

  • Gui Motta

    gente, taxi ta ficando ultrapassado. Sempre usei Uber enquanto morei nos EUA. Eh mais sofisticado, mais barato, todas as celebridades usam para frequentar eventos pela discrição, enfim… Acho que isso tudo e uma tempestade num copo dagua… Para de reclamar e vira uber, ueh! E fora que são muito mais gentis, educados e respeitosos que muitos taxistas…ja usei no brasil e aprovo.

  • Vanderlei Santos

    Muitos dizem que o serviço da Uber é ilegal e clandestino, afinal de contas, alvará de táxi é fornecido pela prefeitura de graça e é comercializado a luz do dia e à céu aberto, isso é ilegal comprar e vender alvará.
    Sendo assim os táxis também agem na ilegalidade

  • jR

    Olá, meu nome é Junior e trabalho com o Uber, é a forma de eu sustentar minha família, agora quero ver algum taxista de merda, passa fome, vir me falar alguma coisa que eu quebro a cara e o taxi.

    quem quiser trabalhar com Uber me avise:SS

    11 9 6520 7221

  • Sérgio

    Serviço da uber e excelente e confiável e são motoristas cordiais gostei do serviço !!!

  • Sérgio

    E nesse país tudo e clandestino até os políticos quem leva tudo na ponta do lápis alguém pode me dizer? Dou valor ao que e melhor nem sempre o que está legalizado está de acordo com a legislação ao contrário de um serviço saturado e mal executado por alguns profissionais mal qualificados comecem voces mesmos a modificarem os seus serviços e ao invés de se preocuparem com a concorrência preocupem com suas posturas e bani da categoria de vocês os mals profissionais que estão infiltrados disfarçados de taxista!!! Sou usuário não sou uber.

  • Meier

    Quem disse e o UBER não cadastra taxi? Sou usuario e ja utitizei corolla com placa vermelha e taximetro. O motorista me disse que o carro e um taxi com alvara de jandira.

  • Antonio

    acho que as pessoas esquecem que não existem nada de graça. A Uber por exemplo quando solicitado um carro têm que ser no pago pelo cartão de crédito já cadastrado para que tenha acesso. Nem querendo pagar com dinheiro o usuário não vai conseguir, pois dessa forma a Uber não vai poder descontar os 20% do valor das corridas realizadas pelos motoristas. É verdade cada vez mais somos refém de empresas estrangeiras e o pior brigam ainda pela sua permanência, vamos sempre ser escravos nesse mundo globalizado por não termos a capacidade de diferenciar uma empresa ´seria e outra que visa o lucro pouco se importando ,com os métodos para alcançarem seus objetivos. Até a forma de fazer propaganda é bem sofisticadas soltando matéria em jornais ou telejornais de forma implícita comparando seus serviços e repórteres ou apresentadores divulgando o que forem convenientes.

  • Ricardo Milhomem

    quem quiser ganhar corrida gratis, use o código UBER20REAISGRATIS!!!!!!!!!!

  • José Alexandre Senatore

    Ninguem esta impedido de trabalhar para o Uber, senhores taxistas, mas vão ter que atender como um Uber, de terno e gravata, oferecer balinha e agua, ter o percuso monitorado todo o trajeto, e por fim serem educados, pois depois de anos usando o serviço de taxi do Brasil e exterior sou cliente da Uber e nunca mais uso serviço de taxi na minha vida.

  • Pombo Nito

    GALERA, DEIXA DESSA DE QUE “É ILEGAL”, “CLANDESTINOS”, VOCES PARECEM UM BANDO DE CHIPANZÉS.
    A ALGUNS ANOS ATRAS, ERA ILEGAL UM NEGRO SER LIVRE, TINHA QUE TER UM DONO, A ALGUNS ANOS ATRAS, ERA ILEGAL MULHER TRABALHAR, A ALGUNS ANOS ATRAS ERA ILEGAL PROTESTAR.
    NÃO É PORQUE O ESTADO JULGA ILEGAL, QUE ISSO VÁ PREJUDICAR A SOCIEDADE.
    E SE VOCES SE BASEIAM NISSO, TAMBÉM É ILEGAL VENDER OU ALUGAR A LICENÇA PARA TAXIS, E SABEMOS QUE ISSO É NORMAL ENTRE VOCES TAXISTAS.

    ACOSTUMEM-SE

    A VIDA É ASSIM, A EVOLUÇÃO É CONSTANTE, ADAPTE-SE OU MORRA

  • Di Martino Gourmet

    O que acontece. No Brasil reina o monopólio e algumas cooperativas de táxi tem envolvimento de políticos. Uber é uma empresa que transforma um carro de passeio em um carro particular, se os taxistas viram a cara para os motoristas do Uber, então melhorem seus serviços, pois a tarifa aumentou. Eu sou passageiro Uber, quando entro num Uber, me perguntam se o som da estação de rádio me agrada,me oferece água e balas….nem pareço estar no carro do cara parece ser meu próprio carro…além disso aqui no Rio a tarifa cobrada chega a ser 50% mais barato e com qualidade quase que infinitamente superior, além de carros super conservados e novos.

    Em vez de usarem o Uber para agregarem aos motoristas de táxi, usam a força pra inibir o serviço…além disso tem inúmeros casos aqui no Rio de descasos de motoristas de táxi q se recusam a levar passageiros a certos bairros enquanto a Uber roda toda a metrópoles. Querem inibir assim??? prestando um péssimo serviço??além de caro? e muitos nem andam com ar condicionado gelando…. se vestem de uma camisa viscose aos farrapos mostrando os peitos faltando com o respeito a passageiras!!! não estou generalizando mais boa parte são assim, enquanto no Uber o tratamento q recebo é executivo…outro nível… se querem inibir blz…terão que superar a qualidade da Uber pra compensar o aumento dos táxis e a reciclagem na educação no transito e interpessoal.

  • Allysson Shrek

    Sou cliente UBER, não sou taxista e, não abro mão de utilizar o mesmo simplesmente pelo fato de que o atendimento prestado é completamente diferenciado.
    Eles são educados, prestativos, corteses, sabem se portar bem ao volante, sabem se portar educadamente com os passageiros, abrem a porta do carro (mesmo que para um homem no meu caso) conversam bem, ajudam você com as malas, com sacolas de compras, respeitam as sinalizações, dirigem com muita segurança. Ao contrário dos taxistas, que em sua grande maioria se portam muito mal no trânsito, nos tratam como se estivéssemos pedindo ou devendo um favor a eles, não respeitam sinalizações, andam mal vestidos, os táxis em sua grande maioria estão mal conservados, fedendo a cigarro (isso porque sou fumante e não acendo um cigarro dentro só meu carro nem por decreto, pois sei o fedor que fica ao entrar) em fim, se os taxistas não querem concorrência, eles que busquem melhorar( e muito) o seu atendimento, para que pessoas exigentes como eu, que fazem questão de pagar por qualidade, não migremos para os serviços do UBER. porque enquanto esse serviço existir, serei cliente sim é com muito prazer!!!!!

  • Rafael Asauani

    Fato: é uma atividade remunerada, se não cumpre a Lei 12.468/2011 que se refere a transporte privado individual “taxista”, então é clandestino, porém tudo se resolve tirando o alvará ou até que a prefeitura crie uma nova lei específica ou um imposto direcionado a esses motoristas. Como conhecemos nossas leis e quem as criam, isso será resolvido e essa discussão com insultos irracionalidade será fútil. Que os taxistas lutem por seus direitos e a Uber ache uma saída com a prefeitura e a lei.
    Sorte pra todos

  • Adriano Ramos

    Para quem quiser testar uma viagem com o Uber, o cupom UBERMEGA20 dá até R$ 20,00 de desconto na primeira viagem!

  • OdimDeus

    Agora depois do vandalismo e agressoes feita pelos taxistas ignorantes e algumas agressoes a policia nem se intrometeu mesmo estando no local.
    Melhor nao andarmos nunca mais de taxi pois nao queremos animais no valante.

  • Rodrigo Cavalcante de Almeida

    Hoje ganho aproximadamente R$ 8.000,00 por mes trabalhando 6 dias por semana no UBER. use o link a seguir para se inscrever. Se precisar de ajuda mande WatsZap 21 967606188 ou email [email protected]. segue o link https://partners.uber.com/i/tedhpe1wue

  • Felipe Martins

    Eu Ganho bem dirigindo com a Uber e acho que você vai gostar também. Veja os detalhes: https://partners.uber.com/i/huwmt8y7y
    Sem burocracia, ativação rápida e ainda ganha uma comissão extra ao completar 20 corridas.
    Para Vc passageiro que alem de desfrutar do excelente serviço UBER quer economizer e ganhar um desconto, se cadastre com esse código e ganhe até 20 reais de desconto.
    Código Indicação: jb48fph4ue
    Boas viagens!!

  • mimimiblablabla

    Agora, com a uber já regulamentada, inclusive operando em congonhas, podemos filtrar os comentários antigos postados aqui, as notícias mais recentes e escrever as verdades.
    Os taxistas continuam os mesmos maloqueiros animais e folgados de sempre.
    Os alvarás ilegais continuam sendo negociados pelo tal sr. Armando, mas deve acontecer como os telefones e vai virar pó em breve.
    Taxistas conseguiram, além do que já tinham como descontos de até 30% pra compra de carros novos, isenção eterna do ipva e andar tranquilos em dias de rodízio, agora podem usar faixas e corredores de ônibus.
    A uber sucateou sua frota possibilitando que qualquer carro, a partir de 2008, possa circular, desde que seja 4 portas e tenha ar condicionado, mas por tempo limitado (atenção donos dos “pois é” os dias estão contados), pois a regulamentação exigirá carros com airbag e abs num prazo de até 18 meses, mas que só existem efetivamente a partir de 2011.
    filtrando o que vale mais a pena considerando conforto, profissionalismo, segurança, rapidez, honestidade e preço: nota 9 pra Uber e nota 2 pro táxi.

  • mimimiblablabla

    violência, assassinatos, tocaias, agressões, destruição de propriedade alheia, terror… só isso que os mafiosos taxistas conseguiram conquistar nos 2 anos dessa reportagem.
    quem planta ódio, colhe ódio.

  • Marco Antonio

    pq vcs não vão catar coquinho ,bando de sangues-sugas ? …tanto vcs quanto esta merda de governo que só sabem usurpar ,denegrir e rir do povo . Eu tenho uma bosta de carro zero ..pago impostos pra dedeu pra estes ladrões e para os cupinchas deles ,fazem leis que só beneficiam gente rica e ainda querem me proibir de usar meu carro para ganhar uma graninha? .. vão se lascar.. vou continuar usando e quero ver quem vai me proibir ..não uso aplicativo ,faço corridas só para conhecidos e tudo reservado com antecedência ,cobro menos que taxi (e ainda uso com prazer o meu ar condicionado pq eles estão pagando e teem direito ,ta? coisa que taxistas não fazem,cobram e deixas a pessoa se lascar …. isto dito por próprios clientes meus .)fecho meu preço com meus passageiros antes de fazer a corrida (Não importa se tenho que trocar o caminho o preço é fechado antes ,só muda se eu tiver de esperar ou o cliente quizer que eu trava de volta )viajo COM meus clientes,não bebo ,pago DO MEU BOLSO O SEGURO PARA MEUS CLIENTES (COISA QUE O GOVERNO NÃO FAZ ,NEM AS COMPANHIAS DE ONIBUS. Vão repensar seus critérios ,idiotas ,parem de ir na conversinha de babacas que estão com a vida feita ,bons empregos ,mamando na teta do governo e roubando . Nimguem pode me prender ou apreender meu carro (pela lei ) porque cobro de pessoas que precisam dele e de mim ,eu já pago por isto ,pra vcs idiótas com os impostos do carro ,IPVA , imposto pelas estradas (uma bosta ,aliás) , imposto da manutenção do carro ,etc .. eu pago a vcs até o ar que vcs poluem com suas falcatruas ,para empresas que não tem o mínimo de cuidado com o ambiente, poluem tudo e vcs não fazem nada (estão ae mandando merda no ar para eu respirar, e a grana dos hospitais ? da policia ? de todos os orgãos que pela lei eu pago e tenho direito ? .. cadê ? .. safados! .. ladrões! .. vc desviam dinheiro até da própria polícia que nos defende ,cortam verbas de armamento ,coletes ,salários de fome .. querem FALAR , ou escrever sobre moral ,sobre economia ,ajuda e mais citações diversas do que esta certo e errado ? .. NASÇAM NOVAMENTE E FAÇAM O CERTO PELO QUE FORAM VOTADOS ,BANDO DE SAFADOS ! ..

  • Camila Henrique

    Clandestinos? Desde quando? Que eu saiba a uber paga impostos para prefeitura, é ridículo tanta corrupção e bandidos à solta por aí fazendo o mal, e gente se preocupando com ubers, tirar uber de circulação, já peguei vários taxistas mal educados, que querem escolher a rota se você vai pra um lugar que não é nobre muda a cara ou até mesmo já me pediram para descer do carro e chamar ou táxi, isso é serviço pro consumidor? Nunca. O uber é um serviço de qualidade, não resmunga pra onde vai ao contrario de muitos taxistas, que querem tornar um monopólio. Isso já acabou, tem que aceitar a concorrência, e deveriam tomar de lição e aprenderem a serem mais educados, porque morar em um bairro nobre ou não , não torna o passageiro melhor ou pior que outro!! Vamos nos preocupar com coisas mais importantes e da mesma forma que os taxistas trabalham pra se manter e ter um renda os ubers também fazem a mesma coisa, aceitem a concorrência é melhorem os serviços…