Em uma sábia decisão estratégica, o Spotify passou a permitir acesso gratuito ao seu serviço a partir das plataformas iOS e Android no final de 2013. O Windows Phone, para variar, ficou de fora. Mas este deslize acaba de ser corrigido: agora, usuários da plataforma móvel da Microsoft também podem contar com o mesmo benefício.

Tal como nas versões para iOS e Android, o novo Spotify para Windows Phone permite ao usuário não pagante ouvir todas as suas playlists, assim como álbuns de artistas específicos. Também é possível acessar playlists organizadas por temas ou criadas por amigos.

Por outro lado, não dá para escolher diretamente quais músicas escutar. Exceto nos tablets, que contam com a opção de reprodução sequencial, o modo gratuito permite somente reprodução aleatória (shuffle).

Armazenar faixas no dispositivo para ouví-las offline é outra funcionalidade indisponível – apenas usuários premium podem tê-la (no Brasil, a assinatura custa R$ 14,90 mensais).

Como esperado, as contas gratuitas também estão sujeitas à execução intervalada de anúncios publicitários.

A companhia não informou o porquê de ter levado quase nove meses para disponibilizar o Spotify Free no Windows Phone. Ao menos a empresa parece ter feito um bom trabalho: além do suporte a contas gratuitas, o novo app recebeu ajustes na interface e agora tem uma ferramenta de busca mais esperta.

Apesar do atraso, o Spotify Free não deve ter dificuldades para conquistar adeptos na plataforma. Dada a sua popularidade entre usuários de aparelhos Lumia, o MixRadio talvez seja o único “empecilho”, mas os recursos sociais do Spotify (adição de amigos, compartilhamento de playlists, entre outros) devem facilitar as coisas.

A novidade já está disponível na Windows Phone Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados