Início » Aplicativos e Software » Google lança versão final do Chrome de 64 bits para Windows

Google lança versão final do Chrome de 64 bits para Windows

Emerson Alecrim Por

O Google disponibilizou hoje (26) a versão 37 do Chrome, cujo destaque está no suporte ao DirectWrite, técnica que melhora a aparência das fontes renderizadas. Mas esta não é a única grande novidade: na surdina, a empresa lançou também a primeira versão estável (final) do Chrome de 64 bits para Windows 7 e 8.

Uma prévia da novidade havia sido disponibilizada em junho nos canais experimentais Dev e Canary. No final de julho, o Chrome de 64 bits chegou à fase beta, sinalizando que a liberação da versão final estava próxima.

De lá para cá, de fato, apenas retoques finais foram aplicados. Não houve mudanças na interface ou acréscimo de funcionalidades. Externamente, a versão praticamente não difere do tradicional Chrome de 32 bits.

Quais as vantagens da versão de 64 bits, então? Segundo o Google, melhor desempenho, estabilidade e segurança.

Chrome para Windows

A empresa explica, por exemplo, que a execução do codec VP9, usado para reproduzir vídeos em alta definição, está 15% mais ágil no Chrome de 64 bits. Além disso, a renderização de páginas nesta versão consegue ser quase duas vezes mais rápida que no Chrome de 32 bits.

No aspecto da segurança, o diferencial está no suporte ao ASLR (Address Space Load Randomization) do Windows, recurso que atribui endereços de memória aleatórios a bibliotecas, executáveis e afins, dificultando a localização destes dados para ataques ou infiltração de softwares maliciosos.

O Google ressaltou que o Chrome de 64 bits não tem suporte a plugins NPAPI, mas esta não é necessariamente uma notícia ruim: a empresa vem desestimulando o uso desta API desde 2013 por causa da sua segurança reduzida. A companhia espera inclusive poder eliminar o suporte a NPAPI do Chrome de 32 bits em um futuro próximo.

A despeito dos testes exaustivos, o Google sabe que o novo Chrome pode ter problemas consideráveis ainda não descobertos, o que explica a discrição no lançamento.

Quem quiser instalar a versão de 64 bits deve acessar a página de download do Chrome e clicar no link com os dizeres "Windows 64-bit". Caso a opção não esteja aparecendo, o link direto é este. Vale frisar que esta versão substitui instalações de 32 bits previamente existentes.

De acordo com o Google, o lançamento não afetará o desenvolvimento do Chrome de 32 bits.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

guilherme ferreira
mesmo em 64 bits ele ainda está mais pesado que o Opera, só estou usando o chorme pois uso Linux
Onofre Ricardo
Valeu pela dica. Sei q é antiga, mas me ajudou pra caramba pq também tava com essa dúvida.
Luiz Antonio Queiroz
Testei versão 64 bits e pasmen Spark Browser abre com maior velocidade tendo o mesmo motor que o chrome porém com mais recurso, ía me esquecendo Spark também tem tradutor automático.
Luiz Antonio Queiroz
Willen com certeza x86 é o mesmo que 32bits, procure no google versão 64bits e baixe direto do site
Willen Silva de Jesus
o link certo é ese, esse acima é da 32bits. https://www.google.com/intl/en/chrome/browser/beta.html
Willen Silva de Jesus
Estou testando até o momento está indo bem, mas não entendo porque ele vai pra pasta x86.
Adriano Garcez
O consumo aumentou, mas nada desesperador. E olha que só tenho 4Gb no PC.
orlandofaclube
acabei de remover a versão 64 porque o consumo de memoria estava gigantesco ... percebeu isso tambem ?
Diogo Faria
Beta 38 q saiu hoje já torna disponível pro OSX =D
Diogo Faria
"autointoxicante"... huAhuAHUAUHA
Diogo Faria
Estranho q só realmente usando o link direito. No site do Google na versão ptbr ainda não aparece disponível, até este momento, a possibilidade de baixar o Chrome de 64 bits. Me intrigou tb a presença do "unknow" na versão do sistema: "Versão 37.0.2062.102 unknown-m (64-bit)", vai entender.
Diogo Faria
O Origin já atualizou o Plug-in ontem pela manhã. Já o dos bancos... bom nem me importo por q essa merda já não funcionava direito mesmo com 32 bits. rs É sempre um crash atrás do outro. rs
Paulo Costa
valeu pela dica !
JeronimoPW
Não sei se é uma configuração interna específica do navegador, mas aqui leva alguns milissegundos a mais para mudar de guia no clique. Na versão 32 bits era instantaneamente, sincronizado no barulho do click. É possível notar que as cores dos sites melhoraram e tambem algumas fontes estão mais negritas, como os e-mails não lidos do outlook.
JeronimoPW
Instalei por cima da versão instável 32 bits de boa, manteve tudo que tinha.
Flavio Viana
Tentei esse mesmo link ontem, mas baixou a versão de 32 bits '-'
Flavio Viana
Instala em inglês mas nada te impede de mudar o idioma nas configurações. Tem uma opção de idioma nas configurações avançadas; adicione o português brasileiro, arraste-o pro topo e clique nas opções para definir como idioma de exibição e usar o dicionário neste idioma. Reinicie e voilá! Só não se esqueça de voltar lá e marcar a opção de oferecer tradução para páginas em inglês, se usa tal função.
Gutherre Oliveira
Link para o download completo offline - http://www.google.com/chrome/eula.html?system=true&standalone=1
Paulo Costa
instalei em uma máquina recém formatada e, mesmo com o sistema operacional em pt-br, instalou em en-us.
Robson da Silva Fonseca
Não, só a pagina de download que é em inglês, mas quando baixar e instalar fica autointoxicante em português.
Keaton
Canary
Maxnoob
Putz, mas como fica o plugin do banco e da Origin?
Thiago Sabaia
Espero que chegue logo para o OSX.
Adriano Garcez
Fiz como @josueandradegomes:disqus disse. Instalou em cima da versão 32 bits numa boa (já tinha instalado o update 37). Agora é usar pra saber se vai administrar a memória melhor que a versão 32 bits. O único problema que veio com esse update 37 foi terem mudado a API. No próprio Windows eu a tinha desabilitado porque deixava as letras desfocadas. Alguém sabe se tem como habilitar a antiga API?
Caio Bachi Artico
a versão 64bits só tem em ingles ?
Bruno Guerreiro
É verdade, eu mesmo faço isso com o Chrome... É só apertar F12 > Emulation > Useragent e colocar alguma string de Linux, e navegar com a janelinha aberta. Funciona bem para o Itaú, mas é claro que você tem que "se garantir" que o seu PC não esteja vulnerável.
Agronopolos II
Esse eu fui esperto: tenho a versão de 32 bits instalado e tenho a versão de teste beta 64 bits (não sei o nome mas o logo do Chrome aparece em dourado) e os 2 funcionam juntos sem problemas
Alberto Prado
Já vi gente dizendo que mudou a ID do navegador pra alguma linux like e acessou normal os home bankings. Vale a pena testa isso.
Josue Andrade Gomes
Não precisa remover a 32bits. Bastas instalar a 64bits e tudo vai funcionar. Vai ser como um upgrade normal. Acabei de fazer isso e já estou usando normalmente.
Gustavo Sant'Anna
Disponha :)
Rafael Machado de Souza
vc usa o Chrome sincronizado com sua conta Google? Então remove e instala a vesão 64bits que ao fazer login ele vai restaurar os seus dados.
Matheus Mósso
Valeu, @guuhsantanna:disqus
Gustavo Sant'Anna
Quando eu migrei, ainda no beta, continuou tudo normal.
orlandofaclube
instalar em cima da versão 32bits , cheia de favoritos, historico e extensoes é seguro ? o que tenho na de 32 vai estar normalmente na nova 64 ? (( bom e velho backup é sempre recomendado né ))
Juan Lourenço
Aí complica :/
Gustavo Sant'Anna
https://www.google.com/intl/en-US/chrome/browser/?platform=win64
xfalcox
Boa parte dos NetBankings...
Juan Lourenço
Alguém sabe se a falta de suporte ao NPAPI afeta algum site/serviço relevante?
Matheus Mósso
Não consegui encontrar o link da versão 64 bits. Alguém conseguiu?