O que muda no FIFA 22?

O novo título de futebol está chegando e traz uma série de novidades importantes; confira a seguir o que muda no FIFA 22

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Confira as principais novidades do FIFA 22 (Imagem: Divulgação / EA Sports)
Confira as principais novidades do FIFA 22 (Imagem: Divulgação / EA Sports)

O FIFA, um dos principais títulos de futebol e franquia da EA Sports, promete uma grande evolução para seu próximo game. Novas tecnologias de captação de movimentos, aprendizado constante da inteligência artificial e realismo em animações aumentam a expectativa em torno do jogo. Confira a seguir o que muda no FIFA 22 e as principais novidades.

O que muda no FIFA 22

O FIFA 22, com lançamento previsto para 1º de outubro de 2021, talvez seja o título que traga mais novidades em jogabilidade desde o FIFA 17, quando houve a mudança do motor gráfico para a Frostbite. Parece que algumas reclamações dos usuários foram ouvidas, como a evolução da movimentação do time em campo e animações realistas em momentos cruciais do jogo.

1. Tecnologia Hypermotion

Possivelmente a maior novidade do jogo, a tecnologia Hypermotion trouxe uma verdadeira evolução na captação de movimentos dos jogadores. Antes, os jogadores iam até um estúdio e capturavam movimentos individuais. Com ajuda dos ternos Xsens, a captura foi realizada em um campo, com 22 jogadores ao mesmo tempo.

Com a tecnologia Hypermotion, a movimentação de 22 jogadores foi capturada em tempo real (Imagem: Divulgação / EA Sports)
Com a tecnologia Hypermotion, a movimentação de 22 jogadores foi capturada em tempo real (Imagem: Divulgação / EA Sports)

Houve captação de movimentações táticas e de disputas de bola de formas nunca antes realizadas. Aproximadamente 4.000 novas animações em momentos importantes do jogo estarão disponíveis no próximo game. Tudo isso para trazer mais realismo e melhorias nas IA tática, já que os movimentos sem sentido faziam parte das grandes reclamações de jogadores.

2. IA Tática

Jogadores que podem tomar até seis vezes mais decisões por segundo e posicionamentos que descrevem mais fielmente o esquema escolhido. Na prática, ao atacar, o jogador poderá observar melhor o cenário ao seu redor e avaliar opções disponíveis, enquanto na defesa, o time irá posicionar a marcação ocupando espaços e recuando em conjunto.

A movimentação tática dos jogadores será mais precisa e realista (Imagem: Divulgação / EA Sports)
A movimentação tática dos jogadores será mais precisa e realista (Imagem: Divulgação / EA Sports)

3. Duelos cinéticos

A interação entre os atletas terá mais realismo e capacidade de resposta. Cenas como jogadores se empurrando, puxando camisa e disputando bolas aéreas com cabeceios serão mais fiéis e terão maior variedade.

Cenas de disputa de bola serão mais realistas (Imagem: Divulgação / EA Sports)
Cenas de disputa de bola serão mais realistas (Imagem: Divulgação / EA Sports)

4. Humanização de atletas

Com a tecnologia Hypermotion, a interação entre os atletas ganha um novo nível. Discussões, instruções e gesticulações chegam ao FIFA 22 e você poderá ver rostos cansados, animados ou tensos conforme o andamento do jogo. As expressões reagem ao momento e importância de cada partida.

Os jogadores considerados mais conhecidos também serão retratados com mais fidelidade, com detalhes como tatuagens e marcas no corpo bem realistas.

5. Estatísticas detalhadas

As estatísticas sempre foram outro ponto de reclamação dos gamers. Apenas alguns fatores básicos de jogo e jogador eram mostrados e levados em consideração. Entretanto, o FIFA 22 promete trazer mapas de calor, metas e aproveitamento de finalizações, com detalhes como locais  do campo de onde os gols saíram.

6. Movimentos de goleiros

A movimentação dos goleiros ganhará mais variedade e será mais fiel às características de cada goleiro. Se um goleiro é mais “acrobático” ao saltar em uma bola, por exemplo, assim será no FIFA 22.

7. Controle da aceleração

A aceleração dos jogadores poderá ser controlada em diferentes momentos do jogo. Um recurso de aceleração explosiva será adicionado, para que em determinados lances, jogadores conhecidos por ter grande explosão e rapidez possam se beneficiar e atingir uma grande velocidade rapidamente. O recurso não poderá ser usado a todo momento e terá um contador para se tornar disponível.

8. Animações antes e depois do jogo

Desde o FIFA 21, ao acompanhar a chegada da nova geração de consoles, algumas novidades já foram acrescentadas nas animações ao entrar em campo. Como o FIFA 22 é o primeiro da franquia a ser lançado já com os novos videogames, as animações certamente ganharam mais destaque.

Mascotes, vestiário, irrigação do gramado, torcida e comemoração da equipe depois de uma vitória podem criar um ambiente mais imersivo e realista.

Estas são as principais novidades prometidas pela EA Sports para o FIFA 22, que parecem ser as maiores dos últimos anos para a jogabilidade do título. Vamos ficar na expectativa e torcer para que venha um jogo renovado e repleto de mudanças.

Com informações: EA Sports.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Fifa (Jogo) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados