Início » Celular » Lumia 530, o Windows Phone renovado para as massas

Lumia 530, o Windows Phone renovado para as massas

Novo Windows Phone de baixo custo da Microsoft é lançado no Brasil por 399 reais

Paulo Higa Por

Alguém provavelmente estava ansioso e acabou apertando o botão antes da hora na loja online da Nokia, mas a Microsoft lançou oficialmente nesta quarta-feira (27) o Lumia 530, novo Windows Phone acessível que chega ao Brasil com preço sugerido de 399 reais. É mais um aparelho para competir no concorrido mercado de smartphones de baixo custo, ocupado também por Xperia E1 e Moto E, além do Lumia 520, da própria Microsoft, que continua sendo vendido no país.

Fui dar uma olhada de perto no Lumia 530. Diferentemente do que o número do modelo dá a entender, este não é um sucessor do Lumia 520, mas sim um aparelho para levar o Windows Phone a um patamar de preço ainda mais baixo. Tanto que o valor de lançamento é 200 reais menor e houve algumas baixas: o armazenamento interno caiu para 4 GB, o processador gráfico é mais lento e a câmera possui foco fixo.

nokia-lumia-530-traseira-preto

Mas o Lumia 530 passa uma ótima primeira impressão, principalmente pelo preço que custa. Ele tem um processador quad-core, ou seja... ele é rápido!

Brincadeira.

Seguindo uma das qualidades do Windows Phone, de rodar bem mesmo em combinações de hardware mais simples, as animações são fluidas durante todo o tempo, sem travadinhas incômodas. A abertura dos aplicativos é rápida, mas os 512 MB de RAM às vezes parecem menos que o desejável para quem já teve contato com um Windows Phone mais potente: o "Retomando..." ao alternar entre aplicativos aparece com frequência, assim como no irmão Lumia 630, que está um nível acima.

nokia-lumia-530-tela-sol

A tela de 4 polegadas com resolução de 854x480 pixels é apenas satisfatória. O Lumia 520, que não tinha uma tela muito diferente do Lumia 530, era imbatível nesse quesito em relação aos smartphones da mesma categoria, mas as concorrentes se mexeram e hoje conseguem entregar um display à altura. O brilho não é tão alto, o que torna a visualização sob o sol quase impossível — em relação a um Lumia 930 com tela AMOLED de alto brilho e contraste, a diferença é gritante (o preço também).

nokia-lumia-530-aberto

Mesmo sendo bem gordinho, com 11,7 mm de espessura, o Lumia 530 consegue manter uma ergonomia muito boa, em parte por causa da tela de 4 polegadas, que virou "pequena" para os padrões atuais. Dá para alcançar facilmente todos os cantos da tela sem fazer exercícios de alongamento com o dedo polegar. O design não chama a atenção, mas a construção aparenta ser boa, com tudo bem encaixadinho.

nokia-lumia-530-traseira-branco

E a câmera? Aqui temos um sensor minúsculo de 1/4 polegada com resolução de 5 megapixels e uma lente de foco fixo. Na prática, isso significa que você não conseguirá capturar fotos em close-up, muito menos macro, já que a distância mínima de foco é de 60 centímetros. Tirei algumas fotos de exemplo. A falta de definição e o baixo alcance dinâmico são notáveis, mas eu diria que as fotos são decentes para um aparelho de baixo custo:

WP_20140827_006

WP_20140827_007

WP_20140827_009

O Lumia 530 não enche os olhos de quem está acostumado com smartphones mais avançados, mas certamente é um aparelho que deverá ajudar muito a Microsoft a conquistar mercado. Com preço de lançamento de 399 reais, 200 a menos que o Windows Phone mais vendido da história, o Lumia 530 é um candidato claro a ocupar o bolso de quem não quer gastar muito dinheiro em um smartphone.

Antes de terminar

  • O Lumia 530, inicialmente, será vendido apenas nas cores preta e branca no Brasil. Capinhas coloridas (verde e laranja) custam 39 reais. A Microsoft estuda oferecer uma terceira opção de cor de fábrica.
  • A variante do Lumia 530 que está sendo vendida no Brasil tem suporte a dois chips. Como o velho Lumia 520 era single chip, o preço parece ainda mais agressivo.
  • Para quem estava esperando um Lumia 930 colorido no Brasil: a versão laranja chega em setembro.

Descobriremos mais sobre o Lumia 530 no review completo — só assim poderei dizer sobre o desempenho, a duração da bateria e outros detalhes que só se constata com uso diário. O que vocês querem saber sobre ele?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Welma
Oi estou querendo comprar um 530, está gostando do novo aparelho?
Welma
Oi estou querendo comprar um 530, está gostando do novo aparelho?
robson
Dito e feito, comprei o meu por 249 na ponto frio esse ano (2015)... não adianda gastar rios de dinheiro em lançamentos. E se bobear, vai baixar ainda mais.
wesledsm
a tela dele é resistente a riscos e arranhoes?
lucas
gente alguem sabe o formato pra baixar video nesse celular!?
Caleb Enyawbruce
Entendi! obrigado
RamonGonz
Entendi! obrigado
Marcos Tony Lehmann
Nem me atentei para o fato, mas aproveite e faça vídeos e poste no You Tube. A sociedade brasileira agradeceria, visto que, de todos os deslizes cometidos pela população, este (o meu, apontando como algo gravíssimo), é um dos menores.
Fabricio
Adquiri o meu hoje e gostei muito do que vi,não me importo com os fones,mas poderia ter vindo com um cabo usb né?! Fiz meu unboxing, quem quiser ver: https://www.youtube.com/watch?v=8wBRxgaODWM&feature=em-upload_owner
Douglas Spinola
Português, ótimo o seu...
Não se diz isto, se diz "isso", você está falando de algo que não está com você.
Douglas Spinola
Prefiro o Tecmundo, que o Tecnoblog.:(
Paulo
Só eu achei um Lumia 620 remodelado? :v
Paulo Wallace
Só eu achei um Lumia 620 remodelado? :v
Paulo
Posso responder? Pelo que deu pra ver, no geral, a tela é menor que a do 520 em espaço para o sistema. Estimo que a tela sem os botões teria o mesmo tamanho de 3,8¨ do Lumia 620, que por sinal também usava a tecnologia TFT LCD.
Paulo Wallace
Posso responder? Pelo que deu pra ver, no geral, a tela é menor que a do 520 em espaço para o sistema. Estimo que a tela sem os botões teria o mesmo tamanho de 3,8¨ do Lumia 620, que por sinal também usava a tecnologia TFT LCD.
Gutenberg Carlos
Acho que veremos até por 250 no Boleto. Daqui um tempo.
Joao Paulo
Acho que esse aparelho vai vender muito .
399 na loja Nokia que sempre é mais caro ,em um mês será possível achar por 300 em promoções.
Só esperar pra ver .
Vitor Mikaelson
Bem pensado! Deve ser mais alta mesmo.
Marcos Tony Lehmann
Vitor, então, a tela de 4' do Lumia 530 na verdade seria maior que a do 520 (na altura), ou seja, mais alta mesmo ambas tendo 4'?
Vitor Mikaelson
É que a MS não criou esta "regra" para telas Full.
Fred
No caso do HTC M8 nem precisou já que a tela dele cresceu de 4.7(M7) polegadas para 5 polegadas do M8.
Vitor Mikaelson
Eu também era meio do contra até ficar sabendo disso. ehehehehehe
Mas o HTC One M8 por exemplo, não esticaram a tela... :(
Marcos Tony Lehmann
Então ela ficou mais alta? Se é isto mesmo, menos pior. Achei que era do mesmo tamanho.
Giovanni M. Gaspar
Uma pena. Eu jurava que não viria o laranja ai me conformei com o branco. Enjoei de celular preto. E que legal sua mesa de trabalho. Laranja é legal mesmo, uma cor diferente e que combina com o preto perfeitamente. Eu curto o esquema da nokia de dar cores mais vivas a seus itens de maneira geral (smarts, acessorios). Fazer oq . Bem que podia ser fácil trocar igual ao lumia 530, por exemplo, que eh so destacar a capinha :(
Edmilson_Junior
Ufa seu texto me acalmou, eu já ia reclamar. Fui hoje à loja física da Nokia no Shopping Bangu e não tinham o 530, segundo os vendedores ele deve chegar mês que vem mas não sabem exatamente quando. Não quis argumentar de já estar disponível na loja online então tirei algumas dúvidas sobre o SO e voltei satisfeito.

Pretendo adquirir um pelo site mas tem algo lá que realmente está me incomodando. Desejo o modelo preto mas pelas fotos do site ele parece cinza e não preto como o que você fotografou. Fico na dúvida se a sua foto foi escurecida, a deles clareada ou se o preto deles é na verdade um cinza estranho.
Henry Nunes
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tbm.
Paulo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tbm.
Vitor Mikaelson
Basicamente aumentaram a tela para caber os botões virtuais;
Vitor Mikaelson
É identificado pelo touch mesmo. Encostou na cara e desliga a tela.
João Silverado
O meu tem sensor e mesmo assim desligo a tela qdo ligo pra alguém. Não gosto de ver a tela desligando e religando conforme eu mexo o cel perto da orelha.
Vitor Mikaelson
Não. Agora a tela é maior do que antigamente À la iPhone. Aumentaram os pixels da 'vertical' para caber os botões virtuais =P
Na prática e teoria, o app fica do mesmo tamanho que antes, o sistema também... Mas em resoluções FULL HD daí sim ocupa espaço de verdade.
João Silverado
Eu ainda não vi funcionando mas acredito que seja uma espécie de banner que aparece com os botões. Tbm tenho q pesquisar.
Gabriel Brito
Tem como trocar. Dá um trabalho, pode machucar (use tesoura sem ponta), mas dá.
David
Parece que ele não tem sensor de proximidade, o que acontece quando se vai fazer uma ligação pra não haver toques acidentais?
David Matheus Santos Sousa
Parece que ele não tem sensor de proximidade, o que acontece quando se vai fazer uma ligação pra não haver toques acidentais?
Marcos Tony Lehmann
Como assim? Na prática, não fica mais '"espremido'"??
David Matheus Santos Sousa
Será um ótimo paliativo pra mim, enquanto o 730 não chega.

Usar ele na rua é menos prejuízo caso o dono venha buscar...
David
Será um ótimo paliativo pra mim, enquanto o 730 não chega.Usar ele na rua é menos prejuízo caso o dono venha buscar...
Edivaldo
Giovanni, estava com essa mesma tristeza de não lançarem o laranja só preto e branco. Mas coloquei na minha cabeça que queria o laranja e estava esperando a oportunidade para trazer um do ebay, agora com essa noticia fico feliz e triste por você ter comprado o branco querendo o laranja.

Como pode ver comecei a montar uma mesa de trabalho pra mim e a maioria das coisas são laranjas, amo essa cor.
Guilherme Queiroz
Ele tem um processador quad-core, ou seja… ele é rápido!" uhwhuew já veio até a musica "i wanna see you be brave"
Paulo Higa
Olha... não. Por pior que seja, a câmera do Moto G é bem superior. :-P
Vitor Mikaelson
Olha, a tela do 520 e 530 é inferior ao 720, mas ganha com PPI maior.
Mas só posso dizer que adoro a tela do meu 720. Pelo menos eu não consigo observar os pixels (só se grudar os olhos na tela).
Vitor Mikaelson
Deve ser excelente para tirar fotos rápidas por causa do foco fixo...
Vitor Mikaelson
Ah... Sobre os botões virtuais, a Microsoft fez algo diferente. Aumentou a resolução. Os WP's com botões capacitivos tinham resolução de 480x800. Já os com botões virtuais tem resolução de 480x854. Logo, o espaço para o app e sistema continua exatamente o mesmo. Inclusive não aparece a barra em screenshots.
Renan Klinguelfus
Como assim o Design não chama atenção? Ele é diferente de todos das outras marcas!
Alisson Santos
854x480 em 4 polegadas dá uns 244 ppi. Deve dar a incômoda sensação de observar os pixels da tela, embora as imagens não serrilhem.
Alisson Silva
854x480 em 4 polegadas dá uns 244 ppi. Deve dar a incômoda sensação de observar os pixels da tela, embora as imagens não serrilhem.
Cobalto
Considerando a qualidade das câmeras da concorrência, achei a qualidade das fotos do 530 muito boas, levando em conta que ela é cheia de qualidades negativas ("sensor minúsculo de 1/4 polegada com resolução de 5 megapixels e uma lente de foco fixo.").Acho que tá melhor que a câmera do Moto G :v
Daniel Cobalto
Considerando a qualidade das câmeras da concorrência, achei a qualidade das fotos do 530 muito boas, levando em conta que ela é cheia de qualidades negativas ("sensor minúsculo de 1/4 polegada com resolução de 5 megapixels e uma lente de foco fixo.").

Acho que tá melhor que a câmera do Moto G :v
Marcos Tony Lehmann
Queria saber se é perceptível algum serrilhado na tela (acredito que não porque ela é pequena e com resolução até 'decente' mas não custa perguntar), se há muita diferença entre ela (TFT) e a IPS LCD que equipava o velho Lumia 520 (ambos lado a lado deve ser mais fácil perceber) e se não fica muito prejudicada a navegação numa tela pequena, que fica ainda menor com esses botões na própria tela (veja a gigante tarja preta ocupada pelos botões mais a barra do IE).
Vitor Mikaelson
Eu to achando que de tanto estas empresas falarem isso, os coloridos estão **supostamente** fazendo mais sucesso que os comuns. rs
Paulo Higa
Logística. Aparelhos coloridos vendem bem menos que os pretos/brancos.
Caleb Enyawbruce
Essa questão das cores de capas/carcaças de smartphones que saem de fábrica é meio estranha pra mim. Afinal qual o motivo de limitar essas cores?
RamonGonz
Essa questão das cores de capas/carcaças de smartphones que saem de fábrica é meio estranha pra mim. Afinal qual o motivo de limitar essas cores?
Giovanni M. Gaspar
ta de zoa que o laranja chega em setembro. Comprei o branco hoje triste que nao tinha laranja e me conformando. aff. deviam ter anunciado no começo. esses infelizes caça-niquel!