Início » Internet » Google vai deixar de identificar autores nos resultados de pesquisa

Google vai deixar de identificar autores nos resultados de pesquisa

Por
5 anos atrás

Sabe quando você procura alguma coisa no Google e, ao lado do link para o resultado, surge m informações de quem publicou o texto, como nome, foto e círculos do Google+? Isso acontece graças à integração com a rede social. Ou melhor, acontecia: o Google decidiu remover de vez a funcionalidade.

John Mueller, funcionário da empresa que participou da criação e implementação do Authorship, como é chamada a tal funcionalidade, anunciou o seu fim em seu perfil do Google+.

google_autorship-600x390

No post, Mueller explica os motivos: ao contrário do esperado, a identificação dos autores não aumentava o tráfego para as páginas ou resultava em mais cliques em anúncios. “Observamos que essa informação não é tão útil para nossos usuários como esperávamos e pode até distrair dos resultados”, afirma.

O Venture Beat ainda vai um pouco mais longe: também não fazia com que o Google+ fosse mais utilizado; a intenção de identificar já na busca os autores era incentivar que fossem seguidos na rede social, o que deveria aumentar o seu uso. Não aconteceu.

Na época do Google I/O deste ano, Mueller havia dito que o Authorship não mostraria mais fotos. Apesar dos autores não serem mais exibidos, os resultados de pesquisa continuarão mostrando posts de amigos e páginas adicionadas a seus círculos do Google+ que sejam relevantes para a pesquisa.

Mais sobre: