Início » Internet » Google vai deixar de identificar autores nos resultados de pesquisa

Google vai deixar de identificar autores nos resultados de pesquisa

Avatar Por

Sabe quando você procura alguma coisa no Google e, ao lado do link para o resultado, surge m informações de quem publicou o texto, como nome, foto e círculos do Google+? Isso acontece graças à integração com a rede social. Ou melhor, acontecia: o Google decidiu remover de vez a funcionalidade.

John Mueller, funcionário da empresa que participou da criação e implementação do Authorship, como é chamada a tal funcionalidade, anunciou o seu fim em seu perfil do Google+.

google_autorship-600x390

No post, Mueller explica os motivos: ao contrário do esperado, a identificação dos autores não aumentava o tráfego para as páginas ou resultava em mais cliques em anúncios. "Observamos que essa informação não é tão útil para nossos usuários como esperávamos e pode até distrair dos resultados", afirma.

O Venture Beat ainda vai um pouco mais longe: também não fazia com que o Google+ fosse mais utilizado; a intenção de identificar já na busca os autores era incentivar que fossem seguidos na rede social, o que deveria aumentar o seu uso. Não aconteceu.

Na época do Google I/O deste ano, Mueller havia dito que o Authorship não mostraria mais fotos. Apesar dos autores não serem mais exibidos, os resultados de pesquisa continuarão mostrando posts de amigos e páginas adicionadas a seus círculos do Google+ que sejam relevantes para a pesquisa.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Sabaia
Eu achava legal esse recurso de mostrar o nome do autor do texto.
Junior Sousa
A saída do Vic Gundotra derrubou o apoio do Google+. É possível que a plataforma se reduza de tamanho novamente, sendo algo tão opcional quanto o Orkut era.
Josiel Hen
o que o pessoal do Tecnoblog acha disso?
Antônio Reis
Comigo acontecia a mesma coisa.
Reuel Ramos Ribeiro
Eu acho muito útil. Muitas vezes quando procurando por informações, digamos algo sobre CSS, isso me ajudava muita a cair em páginas de autores que eu conheço e sei que colocam bons conteúdos.
Rafael Monteiro
"Já tentamos cola, chiclete, cuspe, mas nada que jogamos no Google+ parece grudar", disse Mueller