Início » Brasil » “Transparência” é o aplicativo que mostra o histórico dos seus candidatos a eleição

“Transparência” é o aplicativo que mostra o histórico dos seus candidatos a eleição

Por
5 anos atrás

transparencia-app

Na semana passada, publicamos um artigo especial reunindo seis ferramentas tecnológicas para ajudar a decidir o seu voto. Nesta segunda-feira (1º), os criadores do aplicativo Transparência lançaram a versão 2.0, que traz o histórico atualizado dos candidatos a eleição deste ano, disponibilizando dados como os bens declarados, as despesas de campanha e as propostas de governo.

O Transparência inclui dados de todos os candidatos a eleição, não apenas de presidentes, governadores e senadores, mas também de vices e suplentes. É quase uma enciclopédia de políticos: tem também os detalhes dos candidatos eleitos em anos anteriores, como nas eleições municipais de 2012 e presidencial de 2010.

iphone-app-transparencia

É possível, por exemplo, acompanhar quais empresas estão doando dinheiro para as candidaturas e verificar, centavo por centavo, as despesas com as campanhas. Outro recurso bacana do aplicativo é a possibilidade de “ativar notificações” para um candidato. Fazendo isso, você será avisado quando houver mudanças no cadastro do político.

Por enquanto, a versão atualizada do Transparência está disponível apenas para iPhone. Conversei com Edson Pieczarka Jr, um dos desenvolvedores, que informou que as versões para Windows Phone e Android estão, respectivamente, 80% e 30% concluídas. A expectativa é levar o Transparência para os outros dois sistemas a tempo das eleições, que acontecem em 5 de outubro (1º turno) e 26 de outubro (2º turno).

De acordo com Pieczarka, há entraves no desenvolvimento para múltiplas plataformas: “Por ser um trabalho voluntário, existe uma dificuldade muito grande de gerenciar tempo de desenvolvimento da equipe”, disse. A versão anterior, segundo o desenvolvedor, chegou a 25 mil downloads na App Store e 9 mil na Windows Phone Store; uma versão para Android não chegou a ser lançada.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.