Início » Brasil » Novos ônibus de São Paulo têm Wi-Fi grátis

Novos ônibus de São Paulo têm Wi-Fi grátis

Até o ano que vem, os veículos terão catracas com câmeras de reconhecimento facial

Paulo Higa Por

onibus-sao-paulo

Quem anda de ônibus nas zonas sul e oeste de São Paulo talvez se depare com um dos 20 superarticulados que começaram a circular nesta terça-feira (2) na capital paulista. Os veículos de 23 metros de comprimento têm ar-condicionado e quatro deles já oferecem conexão Wi-Fi de graça. Até o ano que vem, os ônibus ganharão catracas equipadas com câmeras de reconhecimento facial para evitar fraudes no Bilhete Único.

Entre os 20 novos ônibus, dez vão atender a linha 809P (Terminal Campo Limpo-Pinheiros) e os outros dez a linha 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso), ambas operadas pela Viação Campo Belo. Eles possuem capacidade para transportar 58 pessoas sentadas e 118 em pé, e deverão circular principalmente em corredores de ônibus.

Para acessar a internet, basta estar dentro de um ônibus que possua o adesivo indicador de Wi-Fi na frente; não é necessário digitar nenhuma senha.

onibus-wifi-sao-paulo

Além da conexão grátis e do ar-condicionado, os ônibus possuirão, até o início do ano que vem, novas catracas equipadas com uma câmera que fotografa o passageiro que estiver passando o Bilhete Único. A ideia é evitar fraudes no uso dos benefícios de gratuidade (idosos e deficientes) e meia-tarifa (estudantes), que representam quase 20% dos passageiros.

E como funciona? Segundo a Folha de S.Paulo, a câmera tira quatro fotos do passageiro quando um Bilhete Único especial for usado. As imagens são enviadas para um servidor, que fará o reconhecimento facial. Quando houver diferença em relação à foto já cadastrada na SPTrans, um funcionário irá verificar o caso e bloquear o cartão caso tenha havido fraude. Com a mudança, não será mais necessário que o cobrador valide o cartão — o que normalmente atrasa o embarque.

Sorria!

Sorria!

Cada um dos 20 ônibus custou R$ 810 mil, de acordo com a Exame, e fazem parte de um pacote de 600 coletivos comprados para renovar a frota e repor os queimados nas manifestações do ano passado. Como os ônibus com mais de dez anos não podem mais circular, outros mil veículos deverão ser comprados em 2015.

A Prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de exigir que todos os ônibus comprados na próxima licitação, prevista para 2015, tenham ar-condicionado. É estranho que isso esteja sendo feito só agora, mas uma pesquisa da SPTrans, realizada em 2009, apontava que 86% dos passageiros eram contra o ar-condicionado nos ônibus. Errrmmm… então tá, né?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kat Weis (JabbaGirl)
Eu sou a favor de ligarem o ar no verão e primavera, pois é insuportável o calor dentro do veículo. Esses dias estava uns 15 graus e ligaram o ar do onibus!! fiquei até com dor de cabeça e depois dor de garganta, pois estava realmente gelado.
Rodrigo Zika!
Muito correto ter obrigado as empresas a colocar AC,pois no calor e um inferno,mais o correto e não ter janelas.não faz sentido já que possui o AC,com as janelas as empresas podem desligar a hora que quiser,além do que as pessoas podem abrir com o AC ligado ,complicado.
Renan Oliveira
Ahh, fiz o teste. Não rolou! https://www.facebook.com/groups/tecnoblog/permalink/315751015216087/
franciscomxs
Não. É que o que vocês consideram calor pra gente é um friozinho agradável. Se liga na reportagem: https://www.facebook.com/video.php?v=906007289428500
Caio Alexandre
"Além da conexão grátis e do ar-condicionado, os ônibus possuirão, até o início do ano que vem, novas catracas equipadas com uma câmera que fotografa o passageiro que estiver passando o Bilhete Único." Esses 20 novos já tem essa câmera disponível. Se funciona, eu não sei...
Renan Oliveira
O blá blá blá é a parte em que o cidadão fecha o olho para os detalhes sórdidos da política e vive se fodendo...
Felipe Lima
pq? ja tem sistema anti-chamas? :o
franciscomxs
Convido vocês a conhecerem o Tocantins.
Joaomanoel
Tem que ter manutenção também, né. Olhando essas imagens ele fica tão lindo, tem que manter assim.
Wagner Bonfim
Mas realmente é muito frio, quem faz viagens noturnas em interestadual (decente) sabe do que eu estou falando. Você chega a tremer. Fora o choque térmico em dias quentes. Mas acho que 24 ºC da para aguentar.
ViniciusVS
Só Falta o Cinto de segurança agora...
Renan Oliveira
Na verdade, as coisas só acontecem em ano eleitoral. As obras são usadas como obras do partido, e não de uma prefeitura. Olhe pra São Paulo. Virou um puta canteiro de obras a menos de 2 meses das eleições. A 2 anos atrás foi a mesma coisa. A 4 também...e assim por diante.
Marcelo Munhoz
Eu nunca vi algum cobrador verificar a foto nos ônibus de São Paulo. Sobre os ônibus com ar condicionado e janelas articuladas (por falta de palavra), eu cheguei a utilizar. As pessoas abriam as janelas mesmo com o ar ligado. Nos ônibus com janelas fixas as pessoas reclamavam que era muito frio.
Keaton
3 reais?! ORRA... Já tá ficando bem caro... logo logo sai mais em conta andar de Taxi que de Onibus. -_-"
Felipe Lima
Em SP os ônibus nao precisam de ar condicionado, e sim de um sistema anti chamas!!
Exibir mais comentários