Início » Brasil » Novos ônibus de São Paulo têm Wi-Fi grátis

Novos ônibus de São Paulo têm Wi-Fi grátis

Até o ano que vem, os veículos terão catracas com câmeras de reconhecimento facial

Paulo Higa Por

onibus-sao-paulo

Quem anda de ônibus nas zonas sul e oeste de São Paulo talvez se depare com um dos 20 superarticulados que começaram a circular nesta terça-feira (2) na capital paulista. Os veículos de 23 metros de comprimento têm ar-condicionado e quatro deles já oferecem conexão Wi-Fi de graça. Até o ano que vem, os ônibus ganharão catracas equipadas com câmeras de reconhecimento facial para evitar fraudes no Bilhete Único.

Entre os 20 novos ônibus, dez vão atender a linha 809P (Terminal Campo Limpo-Pinheiros) e os outros dez a linha 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso), ambas operadas pela Viação Campo Belo. Eles possuem capacidade para transportar 58 pessoas sentadas e 118 em pé, e deverão circular principalmente em corredores de ônibus.

Para acessar a internet, basta estar dentro de um ônibus que possua o adesivo indicador de Wi-Fi na frente; não é necessário digitar nenhuma senha.

onibus-wifi-sao-paulo

Além da conexão grátis e do ar-condicionado, os ônibus possuirão, até o início do ano que vem, novas catracas equipadas com uma câmera que fotografa o passageiro que estiver passando o Bilhete Único. A ideia é evitar fraudes no uso dos benefícios de gratuidade (idosos e deficientes) e meia-tarifa (estudantes), que representam quase 20% dos passageiros.

E como funciona? Segundo a Folha de S.Paulo, a câmera tira quatro fotos do passageiro quando um Bilhete Único especial for usado. As imagens são enviadas para um servidor, que fará o reconhecimento facial. Quando houver diferença em relação à foto já cadastrada na SPTrans, um funcionário irá verificar o caso e bloquear o cartão caso tenha havido fraude. Com a mudança, não será mais necessário que o cobrador valide o cartão — o que normalmente atrasa o embarque.

Sorria!

Sorria!

Cada um dos 20 ônibus custou R$ 810 mil, de acordo com a Exame, e fazem parte de um pacote de 600 coletivos comprados para renovar a frota e repor os queimados nas manifestações do ano passado. Como os ônibus com mais de dez anos não podem mais circular, outros mil veículos deverão ser comprados em 2015.

A Prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de exigir que todos os ônibus comprados na próxima licitação, prevista para 2015, tenham ar-condicionado. É estranho que isso esteja sendo feito só agora, mas uma pesquisa da SPTrans, realizada em 2009, apontava que 86% dos passageiros eram contra o ar-condicionado nos ônibus. Errrmmm… então tá, né?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kat Weis (JabbaGirl)
Eu sou a favor de ligarem o ar no verão e primavera, pois é insuportável o calor dentro do veículo. Esses dias estava uns 15 graus e ligaram o ar do onibus!! fiquei até com dor de cabeça e depois dor de garganta, pois estava realmente gelado.
Rodrigo Zika!
Muito correto ter obrigado as empresas a colocar AC,pois no calor e um inferno,mais o correto e não ter janelas.não faz sentido já que possui o AC,com as janelas as empresas podem desligar a hora que quiser,além do que as pessoas podem abrir com o AC ligado ,complicado.
Renan Oliveira
Ahh, fiz o teste. Não rolou! https://www.facebook.com/groups/tecnoblog/permalink/315751015216087/
franciscomxs
Não. É que o que vocês consideram calor pra gente é um friozinho agradável. Se liga na reportagem: https://www.facebook.com/video.php?v=906007289428500
Caio Alexandre
"Além da conexão grátis e do ar-condicionado, os ônibus possuirão, até o início do ano que vem, novas catracas equipadas com uma câmera que fotografa o passageiro que estiver passando o Bilhete Único." Esses 20 novos já tem essa câmera disponível. Se funciona, eu não sei...
Renan Oliveira
O blá blá blá é a parte em que o cidadão fecha o olho para os detalhes sórdidos da política e vive se fodendo...
Felipe Liʍa

pq? ja tem sistema anti-chamas? :o

Felipe Lima
pq? ja tem sistema anti-chamas? :o
franciscomxs
Convido vocês a conhecerem o Tocantins.
João

Tem que ter manutenção também, né. Olhando essas imagens ele fica tão lindo, tem que manter assim.

Joaomanoel
Tem que ter manutenção também, né. Olhando essas imagens ele fica tão lindo, tem que manter assim.
Wagner

Mas realmente é muito frio, quem faz viagens noturnas em interestadual (decente) sabe do que eu estou falando. Você chega a tremer.
Fora o choque térmico em dias quentes.
Mas acho que 24 ºC da para aguentar.

Wagner Bonfim
Mas realmente é muito frio, quem faz viagens noturnas em interestadual (decente) sabe do que eu estou falando. Você chega a tremer. Fora o choque térmico em dias quentes. Mas acho que 24 ºC da para aguentar.
ViniciusVS
Só Falta o Cinto de segurança agora...
Renan Oliveira
Na verdade, as coisas só acontecem em ano eleitoral. As obras são usadas como obras do partido, e não de uma prefeitura. Olhe pra São Paulo. Virou um puta canteiro de obras a menos de 2 meses das eleições. A 2 anos atrás foi a mesma coisa. A 4 também...e assim por diante.
Exibir mais comentários