Início » Celular » Seis meses depois, Sony tem outro flagship: Xperia Z3

Seis meses depois, Sony tem outro flagship: Xperia Z3

O antecessor, Xperia Z2, havia sido apresentado em fevereiro na Mobile World Congress

Paulo Higa Por

sony-xperia-z3-compact-z3

Apenas seis meses após revelar o Xperia Z2 em Barcelona, no final de fevereiro, a Sony está apresentando o sucessor Xperia Z3 em Berlim, nesta quarta-feira (3), reforçando o ciclo de lançamentos mais rápido da empresa. O anúncio do novo smartphone topo de linha de 5,2 polegadas, que traz poucos avanços em relação ao antecessor, foi acompanhado do Xperia Z3 Compact, de 4,6 polegadas.

Xperia Z3

Ok, vamos lembrar o que era o Xperia Z2: um Android topo de linha com bordas de alumínio, traseira de vidro, resistência à água, processador quad-core Snapdragon 801, 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB), tela de 5,2 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e câmera de 20,7 megapixels capaz de filmar em 4K.

E o que é o Xperia Z3? Bom, é um Android topo de linha com bordas de alumínio, traseira de vidro, resistência à água, processador quad-core Snapdragon 801, 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB), tela de 5,2 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e câmera de 20,7 megapixels capaz de filmar em 4K.

xperia-z3-branco

O que mudou, então? Basicamente, o design. A Sony apostou em bordas arredondadas, o que deve melhorar a pegada, e tornou o aparelho ainda mais fino: agora, são apenas 7,3 milímetros de espessura. E, apesar de possuir o mesmo tamanho de tela do antecessor, o Xperia Z3 é menor: a Sony conseguiu reduzir as criticadas bordas em torno do display, tornando o aparelho mais confortável de ser usado com uma mão.

xperia-z3-bordas

Houve pequenas mudanças no hardware. A frequência do processador quad-core agora é de 2,5 GHz e a bateria diminuiu (?) de 3.200 mAh para 3.100 mAh, o que pelas contas da Sony permite uma autonomia de dois dias. A câmera também ganhou melhorias: a sensibilidade ISO pode chegar a 12800 para fotos no escuro e a lente nova é uma 25 mm, o que possibilitará colocar mais detalhes na mesma cena.

O Xperia Z3 será lançado no mundo todo no outono do hemisfério norte (ou seja, entre setembro e dezembro por aqui). Por enquanto, o Xperia Z3 parece sofrer do mesmo mal do Xperia Z2 quando foi anunciado: é difícil justificar um upgrade.

Xperia Z3 Compact

Se você prefere smartphones com tamanhos de tela menores, provavelmente ficará de fora da nova leva de aparelhos que serão lançados este ano. O Xperia Z3 Compact agora possui uma tela de 4,6 polegadas — o Xperia Z1 Compact, em comparação, tinha um visor de 4,3 polegadas, mais próximo do que a palavra “compacto” significa na minha mente.

Assim como o aparelho anterior, o Xperia Z3 Compact é um topo de linha e possui quase o mesmo hardware do irmão maior. As diferenças começam, claro, pela tela: em vez de uma Full HD de 5,2 polegadas, temos uma HD (1280×720 pixels) de 4,6 polegadas. Ele possui uma largura de 64,9 milímetros, quase o mesmo do Moto X atual, por exemplo.

xperia-z3-compact-traseira

A RAM diminui de 3 GB para 2 GB e a bateria cai para 2.600 mAh. O poder é o mesmo: há um chip Snapdragon 801, com processador quad-core de 2,5 GHz e GPU Adreno 330, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB), câmera de 20,7 megapixels e proteção contra água e poeira. O Xperia Z3 Compact é significativamente mais leve, com 129 gramas, contra 152 gramas do Xperia Z3.

A Sony não trouxe o Xperia Z1 Compact ao Brasil por “questões estratégicas”, então é difícil acreditar que o Xperia Z3 Compact seja lançado por aqui — entramos em contato com a Sony para obter mais informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Moa
kkkkkk Gollllll da Alemanha......Xperia Z....... golll da alemanha.....Xperia z..... kkkkkkkkkk
Rogerio
A Sony nunca lançará um Modelo Tipo "Xperia Z3 Compact Dual Sim"?
Jader Bravo jader
Tenho certeza q nao vai se decepcionar, to em duvida entre z3 e z3c, mas talvez pegue o z3 pelo suporte a tv digital que talvez não virá no compact, mas ele me impressiona pela bateria e qualidade. Abraços
Sampahio Damaceno
Sendo essa a intenção, não esquenta. Um dia a gente bebe essa cerveja e tá resolvido. Eu vou fazer o caminho inverso dessa vez. Pretendo adquirir um Z3 Compact, pois acho o Z3 muito grande. Quando saí do Xperia Arc S para o Xperia T percebi que, para mim, melhor o tamanho deste como o máximo.
Jader Bravo jader
Não quis ser ofensivo amigão, é só uma maneira extravasante de falar, eu já vendi meu ZQ e como trabalho na área já vou pegar o z3 em breve, mas veja que o aparelho foi lançado em abril/2013, e teve atualizações por 18 meses, não é NADA JUSTO e muito menos COERENTE vc falar que a Sony deixou os tops pra tras sendo que o ZQ tem a versão MAIS RECENTE do android hoje (4.4.4) e a Samsung que citei como exemplo está na 4.4.2. Nexus segue outra linha e Motorola se lançou agora com atualizações rápidas, não dá pra afirmar "AINDA" que ela é melhor que a Sony, pois não sabemos como ela irá se comportar com seus aparelhos nas proximas atualizações
Sampahio Damaceno
Ótimo para você, se você não quiser utilizar o Android L quando a Sony lançar para os outros aparelhos mais recentes. Isso eu falo dos modelos Xperia Z e ZL/ZQ, que não receberão a atualização para essa versão. Antes de comentar, por me informar em fóruns e notícias de portais especializados, visualizei as informações que venho considerando há algum tempo, desde que tive meu primeiro aparelho da marca, um Sony Ericsson W580i, depois um Xperia Arc S, e, por último um Xperia T; portanto, também falo com experiência pessoal. Enquanto empresas como a Motorola, ou mesmo aparelhos como o Nexus têm suporte de software prolongado, o que oferece melhor performance ao usuário, a Sony tem deixado de dar suporte nesse sentido, pois seu portifólio de aparelhos atualmente é muito grande. A estratégia da Sony tem levado a empresa a ter prejuízos muito grandes com a linha mobile, a ponto de considerar rever suas estratégias para não ter que sair desse mercado como foi com a linha de laptops Vaio. Embora eu aprecie bastante a ideia, não estou bêbado agora, muito menos quando escrevi o primeiro comentário. Acredito que só vão deixar de ter preconceito com brasileiros na internet quando deixarem de dizer coisas do tipo "você está bêbado" ou "pára de falar o que não sabe", uma vez que deixei apenas argumentos divergentes ao seu e não sobre características suas pois, a propósito, nem te conheço.
Jader Bravo jader
@MatheusNahkur:disqus isso foi corrigido com atualizações de firmware.
Jader Bravo jader
cada fabricante com sua estratégia... a vantagem é q o z2 cairá de preço e ainda sim será um top de linha... melhor para os consumidores.
Jader Bravo jader
Sampahio vc só estar bebado... ZQ já está atualizado pro 4.4.4... nem o S5 tem essa atualização!! A Sony vem dando um otimo suporte, pára de falar o que não sabe na internet! @sampahiodamaceno:disqus
Sampahio Damaceno
O problema, Celso, é que o suporte para os "zilhões" de aparelhos que a Sony tem lançado é limitado. Já estou no terceiro smartphone da Sony e está difícil defender a marca por causa da estratégia da empresa. Em pouco tempo sou compelido a trocar de aparelho porque a Sony não consegue atualizar o software de tantos e acaba deixando até os flagships para trás, como é o caso do Z e do ZQ.
Celso

O Z3 estará disponível em versões com 32GB também. Já está disponível pelas operadoras americanas T-Mobile e Verizon com 32GB... só não sabemos ainda se esta versão de 32GB será vendida aqui no Brasil.

Quanto ao S805, concordaria contigo Geovane se a Sony tivesse colocado uma tela QHD no Z3, pois neste caso certamente seria necessário mais "poder gráfico" para manter a mesma performance, mas como ela manteve a tela Full-HD, o S801 já é mais que suficiente na minha opinião... agora um S805 certamente faz falta pra um LG G3 por exemplo.

Artigo legal, entre as mudanças faltou acrescentar que a tela teve o brilho ampliado pra entregar 600 nits, peso diminuído em 11 gramas, certificação à prova d'agua e poeira melhoradas de IP58 para IP65/IP68, novas cores, e terá também uma variante dual-chip 4G.

Outras coisas que são exclusivas do Z3 são os aplicativos PS4-Remote, e novos plug-ins de "realidade aumentada" para a câmera.

Se vale o upgrade? Não, pra quem já tem um Z1 ou Z2, mas parece interessante pra quem vem de um Z, ZQ... na minha opinião.

Celso Ishikawa
O Z3 estará disponível em versões com 32GB também. Já está disponível pelas operadoras americanas T-Mobile e Verizon com 32GB... só não sabemos ainda se esta versão de 32GB será vendida aqui no Brasil. Quanto ao S805, concordaria contigo Geovane se a Sony tivesse colocado uma tela QHD no Z3, pois neste caso certamente seria necessário mais "poder gráfico" para manter a mesma performance, mas como ela manteve a tela Full-HD, o S801 já é mais que suficiente na minha opinião... agora um S805 certamente faz falta pra um LG G3 por exemplo. Artigo legal, entre as mudanças faltou acrescentar que a tela teve o brilho ampliado pra entregar 600 nits, peso diminuído em 11 gramas, certificação à prova d'agua e poeira melhoradas de IP58 para IP65/IP68, novas cores, e terá também uma variante dual-chip 4G. Outras coisas que são exclusivas do Z3 são os aplicativos PS4-Remote, e novos plug-ins de "realidade aumentada" para a câmera. Se vale o upgrade? Não, pra quem já tem um Z1 ou Z2, mas parece interessante pra quem vem de um Z, ZQ... na minha opinião.
Douglas Teles
Z2.1
Lídison Santos
Z3 Compact já está como "em breve..." na Sony Brasil.
Geovane da Silva Coelho
Estou aguardando o meu tutu para adquirir um smartphone com os processadores S810, tomará que seja no Xperia Z4.
Exibir mais comentários