Início » Negócios » Tecnocast 007 - A Microsoft na era Ballmer

Tecnocast 007 - A Microsoft na era Ballmer

Thiago Mobilon Por

DEVELOPERS DEVELOPERS DEVELOPERS! Como falar de Steve Ballmer sem começar o post com essa frase, não é mesmo? Essa personalidade tão eufórica do mundo da tecnologia, esteve no comando da Microsoft durante os últimos 14 anos e agora abandona a empresa para dedicar o seu tempo integralmente às suas loucuras.

007

Arte de Marcel "@grigio" Müller.

Mas o que aconteceu com a Microsoft nos últimos 14 anos? Qual seria o estilo de governança de Ballmer e qual foi a sua contribuição no desenvolvimento da companhia? No Tecnocast 007 fazemos um raio X da Microsoft e debatemos um pouco sobre a personalidade dessa pessoa que mal conhecemos mas já amamos tanto.

Participantes

Marcações

  • 00h00m46s - Caixa Postal.
  • 00h07m57s - UHUUUULL I LOVE THIS COMPANY!!!!11111onzeeee
  • 00h16m46s - A entrada no cargo de CEO.
  • 00h21m35s - Visão de mercado VS números.
  • 00h38m28s - "O meu maior arrependimento foi o Windows Vista" ¯\_(ツ)_/¯
  • 00h51m18s - Windows 7 e os (novos) fanboys da Microsoft.
  • 00h58m04s - O problema do Windows Phone foi a burocracia.
  • 01h09m32s - Google, Apple e Microsoft: hoje todos fazem a mesma coisa.
  • 01h22m31s - O que esperar de Satya Nadella?

Links Citados

Caixa Postal

Manda aí a sua mensagem: podcast@tecnoblog.net

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Radiofobia Podcast e Multimídia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DrunkCharmander
Oi, seguinte vu fazer uma crítica, estou na metade do cast, mas já percebi que só pontuaram os sistemas operacionais, acredito que fazer essa linha do tempo ao menos pontuando outros softwares de usuário como o Office e de produtos corporativos como software de servidor e a evolução da plataforma de desenvolvimento o tornaria muito mais rico. Senti falta ao menos das datas de lançamento e principais revisões de conceito de produtos como o SQL Server (e seu BI após o 2005), Exchange, ISA/TMG, Sharepoint, Visual Studio, mesmo a plataforma .NET e o IIS. Pela característica da audiência do cast, acho que não estariam falando nada de outro mundo, muitos aqui usaram ou usam com certeza alguma destas tecnologias.

PS: Estou gostando dos casts, bom trabalho!
Olacir Oliveira
Falou tudo, é ate pratico, você ta em algo, e rapidamente tecla -Win- e (cabum!) você tem uma tela 'gigante' pra procurar o que quer, Unity também é ótimo, eu considero o melhor, mais elegante e produtivo ambiente gráfico do Linux, se meu PC segurasse ele de boa, com certeza, era dual com Win 8.1.
Vitor Mikaelson
Só ouvi verdades. E queria dar o parabéns a toda equipe, que como sempre, são imparciais (algo difícil no mundo do WP)

TL;DR

O principal problema da Microsoft é a lentidão e falta de visão.

Por exemplo, demorou UM ANO E MEIO para o Windows Phone 8.1 ser lançado após o 8.0. Tiveram três atualizações pequenas (GDRs), novidades úteis, mas nada super importante.

A Microsoft percebeu isso, aparentemente ou foi o Nadella que agitou.

WP 8.1 lançado em Abril e final de Julho lançaram a GDR1. Isso foi algo realmente novo para a Microsoft (e contando desde Abril, houve cerca de 6 atualizações se não me engano, inclusive em abril-maio chegou a vir duas atualizações por quinzena! Era por meio da Preview, mas o 630 também recebeu). A GDR1 veio com várias novidades importantes e foi apenas uma atualização pequena se comparado a GDR2 que é especulado para Outubro. Entre elas, dizem que vai ter como responder notificações por uma toast ou na central, entre outras coisas. O número da build deu um salto bem grande que até hoje na Microsoft não aconteceu (cogitam que seja chamado de WP 8.5 inclusive) e especulado que saia o WP9 até dezembro ou janeiro (beta).

Se avaliar, Nadella já começou a fazer a diferença, além dos updates do Windows Phone ficarem mais rápidos, vários aplicativos atualizam de maneira complemente rápida. O Xbox Musice Video atualizam a cada 14 dias exatamente. A Cortana, eles implementam novidades a cada semana ou a cada 14 dias também.

Outlook e OneDrive vem recebendo novidades frequentemente, algo que é estranho até (ela tinha costume de abandonar os serviços dela) O Skype estão reformulando ele.

Os aplicativos Bings estão atualizando praticamente todo mês. Algo estranho pois eles ficavam MUITO tempo sem atualizar.

Melhorias de velocidade já dá para notar como citei.Mas algo que o Nadella tem de estranho, é que ele tem uma visão agora, que é tudo integrado (de verdade, e não apenas as tiles serem iguais), e "mobile first, cloud first". Mas algo que poucos sabem, ele prioriza as outras plataformas. Recentemente foi lançado um app para iOS (SNIPP3T) e a equipe falou que Nadella tem novas regras, e uma dela e lançar na concorrência alguns apps "betas" para ver como vai se comportar. Se fizer sucesso, liberam para todos, E PARA O WP!

O Xbox Music acaba sendo melhor no Android, e OneDrive também. Assim como o Skype, Office e OneNote são melhores no Android e iOS do que no WP.
Com esta postura, já deu para notar que a Microsoft foca nos serviços agora e esquecendo que tem sua própria plataforma e deveria focar nela primeiro. Pode lançar para iOS e Android? Claro. Mas sua própria plataforma tem que ser prioridade. São atitudes erradas na minha opinião. Já vi pessoas saindo do WP e indo para Android e iOS pois pensou: "Além de não ter mais exclusividade da MS, tenho que me contentar com apps inferiores da MS no WP onde no Android/iOS é melhor". Não há o por que vc ficar no WP, se pode ter a mesma experiência de aplicativo ou melhor no iOS/Android.
Vitor Mikaelson
Este povo do menu iniciar, parece o povo que não gosta do Unity e prefere o Gnome. hheheheheeh
mhenriquecd
O problema é que a Microsoft é muito ambiciosa, ela quer todos os mercados, competir com todos ao mesmo tempo, ela é a unica que tem um monopólio para financiar suas copias, windows phone, windows 8 são os últimos, porem a anos eles copiam a todos na industria de tecnologia


O melhor para o mercado é ter a microsoft o mais longe possível dos mercados de smartphone e tablet, ela já domina o mercado de desktop, o windows phone não da certo porque as OEM de smartphones não querem a microsoft dominando o mercado de smartphone assim como domina o desktop. o Android é open Source e garante um certo equilíbrio entre a google e as OEMs
Vinícius Barros
Olha a cara dessa criatura nessa foto, meodeos. Fosse eu não deixava as crianças chegarem perto :B
mhenriquecd
Microsoft e steve ballmer não construíram seu monopólio por acaso, a força do dinheiro deles ( muitos bilhões ) sempre foi primordial pra impedir a concorrencia, leiam :
http://techmania.com.br/15-anos-de-corel-linux/
leoleonardo85
DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS...

Ballmer Mito.
Roberto, vulgo Bob.
Salve, tecnoblogueiros!
Lembro que eu costumava chamar o malfadado sistema operacional da Micro$oft (sim, eu fiz pra provocar) de Windows Me com extensão RDA.

Fora isso, faz 2 meses que instalei o Windows 8.1 em dual-boot com o Ubuntu 14.04 e estou satisfeito. Eu esperava sérios problemas de compatibilidade, tanto em hardware quanto em aplicativos, e fui positivamente surpreendido.

Sobre a polêmica botão Iniciar, eu acredito que é falta de costume das pessoas. Bastava apenas pressionar a tecla Windows, aquela que fica entre o Ctrl e o Alt, pra fazer a tela Iniciar surgir. No Ubuntu, desde a introdução da interface Unity (nada a ver com o framework para desenvolvimento de jogos), a lógica é a mesma. Basta pressionar a tecla, que nas distribuições Linux é chamada de "Super", para trazer a tela de pesquisa de aplicativos e mídia.
Renan Klinguelfus
Chateado com as verdades ditas! Eu amo tanto a inovação que a Microsoft trouxe! :/