Na manhã desta segunda-feira (8), a Apple passou a enviar emails automáticos para alertá-lo quando alguém entra na sua conta do iCloud por meio de um navegador web. A medida tem como objetivo aumentar a segurança do serviço, que foi alvo de polêmicas quando fotos de celebridades vazaram, na semana passada — a empresa negou que a falha de segurança encontrada no iCloud tivesse relação com o caso.

A novidade é uma das alterações anunciadas por Tim Cook para melhorar a segurança do iCloud. O CEO havia prometido na última sexta-feira (5) que, dentro das próximas duas semanas, o serviço passaria a enviar alertas automáticas por email e notificações push sempre que alguém alterar a senha de uma conta ou restaurar os dados do iCloud em um novo dispositivo.

icloud-web

O email automático enviado pela Apple é bem simples, limitando-se a exibir o horário em que o acesso foi feito. Não há o IP da máquina que entrou na conta, nem o navegador usado durante o login. Também não há um botão para deslogar remotamente a pessoa que acessou uma conta sem autorização, como o Google faz no Gmail.

Além disso, essa medida por si só não resolve o problema da invasão: quando você ver o tal alerta por email e perceber que quem acessou sua conta do iCloud não foi você, pode ser tarde demais. Mas já é alguma coisa.

Como sempre, independentemente das medidas de segurança adotadas pelas empresas, o ideal é sempre usar uma senha forte e ativar a autenticação por duas etapas — dessa forma, se alguém descobrir sua senha, ela ainda precisará ter acesso ao seu celular para conseguir acessar a conta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliézer José Lonczynski
OneDrive mostra isso faz séculos.
Luis Henrique Torres
Agora as mulheres vão saber antecipadamente quando roubarem suas fotos. E só isso, já vão ter roubado hehe
Marcelo Douglas
Da série: Antes tarde do que nunca!