Início » Segurança » Google está testando gerador de senhas no Chrome

Google está testando gerador de senhas no Chrome

Por
4 anos atrás

Você já deve estar cansado de saber que é importante usar senhas fortes e únicas para cada serviço online. Mas como criar e decorar tantas combinações? Em breve, o Google poderá te dar uma força nesta tarefa: a empresa está testando um gerador de senhas no Chrome.

A funcionalidade apareceu no Chromium em 2012 e está disponível há mais de um ano na versão Canary (experimental) do Chrome, mas recentemente recebeu uma atualização na interface que sugere que o Google está cogitando levar a ideia adiante – quem sabe,  disponibilizá-la em um futuro próximo.

O funcionamento é relativamente simples: quando o usuário estiver em uma página de cadastro, o Chrome identificará os campos de criação de senha e oferecerá a opção de geração automática da sequência.

Gerador de senhas no Chrome

Uma vez que a combinação oferecida seja aceita, o próprio navegador se encarregará de armazená-la e preencher o campo correspondente quando o usuário voltar àquele serviço. A senha também é guardada na conta da pessoa no Google, assim, é possível sincronizá-la com outros dispositivos.

Sim, a ideia lembra ferramentas como 1Password e LastPass. A diferença é que tudo é feito pelo próprio navegador, de maneira nativa. Segundo o evangelista do Chrome François Beaufort, o browser utiliza uma implementação do FIPS 181 Password Generator para gerar senhas fortes e “pronunciáveis”, ou seja, que misturam letras maiúsculas e minúsculas com números.

Se o Google irá mesmo levar o gerador de senhas às versões estáveis do Chrome, não se sabe. Tudo indica que sim, mas como a funcionalidade lida com um tipo crítico de informação, testes exaustivos de segurança e eficácia são necessários. Isso pode retardar (ainda mais) a implementação.

De qualquer forma, já é possível testar a novidade. Basta baixar o Chrome Canary (esta versão não sobrepõe a instalação do Chrome já existente no computador) e habilitar duas flags: chrome://flags/#enable-password-generation e chrome://flags/#enable-save-password-bubble (digite-as na barra de endereços do navegador).

Com informações: ComputerWorld

Mais sobre: , ,