Você já deve estar cansado de saber que é importante usar senhas fortes e únicas para cada serviço online. Mas como criar e decorar tantas combinações? Em breve, o Google poderá te dar uma força nesta tarefa: a empresa está testando um gerador de senhas no Chrome.

A funcionalidade apareceu no Chromium em 2012 e está disponível há mais de um ano na versão Canary (experimental) do Chrome, mas recentemente recebeu uma atualização na interface que sugere que o Google está cogitando levar a ideia adiante – quem sabe,  disponibilizá-la em um futuro próximo.

O funcionamento é relativamente simples: quando o usuário estiver em uma página de cadastro, o Chrome identificará os campos de criação de senha e oferecerá a opção de geração automática da sequência.

Gerador de senhas no Chrome

Uma vez que a combinação oferecida seja aceita, o próprio navegador se encarregará de armazená-la e preencher o campo correspondente quando o usuário voltar àquele serviço. A senha também é guardada na conta da pessoa no Google, assim, é possível sincronizá-la com outros dispositivos.

Sim, a ideia lembra ferramentas como 1Password e LastPass. A diferença é que tudo é feito pelo próprio navegador, de maneira nativa. Segundo o evangelista do Chrome François Beaufort, o browser utiliza uma implementação do FIPS 181 Password Generator para gerar senhas fortes e “pronunciáveis”, ou seja, que misturam letras maiúsculas e minúsculas com números.

Se o Google irá mesmo levar o gerador de senhas às versões estáveis do Chrome, não se sabe. Tudo indica que sim, mas como a funcionalidade lida com um tipo crítico de informação, testes exaustivos de segurança e eficácia são necessários. Isso pode retardar (ainda mais) a implementação.

De qualquer forma, já é possível testar a novidade. Basta baixar o Chrome Canary (esta versão não sobrepõe a instalação do Chrome já existente no computador) e habilitar duas flags: chrome://flags/#enable-password-generation e chrome://flags/#enable-save-password-bubble (digite-as na barra de endereços do navegador).

Com informações: ComputerWorld

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Ferreira
Ver isso em embutido no navegador eu tenho minha desconfiança, não deixo em nenhum, prefiro deixar essa tarefa para o Keepass.
Adriano Garcez
E as senhas criadas serão acessadas por qualquer um que usar o navegador, como é hoje, para quem salva as senhas? O Chrome deveria ter um gerenciador de senhas como o Firefox tem.
Caleb Enyawbruce

eu tambem, mas sendo implementado no proprio navegador a coisa ja melhora muito

RamonGonz
eu tambem, mas sendo implementado no proprio navegador a coisa ja melhora muito
Eric Cerqueira de Oliveira
Caio, eu utilizo um gerenciador de senhas e apesar de não saber nenhuma das minhas senhas eu dificilmente tenho problemas em utiliza-las em outro computador, isso porque eu tenho apps no smartphone para ver elas e usar, portanto acho que não vai ser uma coisa ruim, só acho que isso não deveria estar implementado no chrome, mas poderia ter uma especie de cofre de senhas da google, para você acessar de smarts, por exemplo.
Caio Alexandre
Sou meio contra isso porque se o Chrome não estiver perto, é praticamente impossível lembrar de uma senha que só foi vista uma vez na vida, na hora do cadastro. Então, fazer login num computador diferente da máquina do próprio usuário, por exemplo, se torna uma tortura.
Lucas Corrêa
legal
Marcus Olliveira
Safaria já faz isso, sugere até senha para banco
Rodolpho Freire
Eu ainda sou meio cético com esse tipo de funcionalidade =X
Juan Lourenço
A ideia é boa, mas tem vezes em que o Chrome sabe a senha daquele site, mas só quando faço login pela home, por exemplo, se eu estiver numa página interna ele já não sugere o usuário/senha, aí complica...