Você já deve estar cansado de saber que é importante usar senhas fortes e únicas para cada serviço online. Mas como criar e decorar tantas combinações? Em breve, o Google poderá te dar uma força nesta tarefa: a empresa está testando um gerador de senhas no Chrome.

A funcionalidade apareceu no Chromium em 2012 e está disponível há mais de um ano na versão Canary (experimental) do Chrome, mas recentemente recebeu uma atualização na interface que sugere que o Google está cogitando levar a ideia adiante – quem sabe,  disponibilizá-la em um futuro próximo.

O funcionamento é relativamente simples: quando o usuário estiver em uma página de cadastro, o Chrome identificará os campos de criação de senha e oferecerá a opção de geração automática da sequência.

Uma vez que a combinação oferecida seja aceita, o próprio navegador se encarregará de armazená-la e preencher o campo correspondente quando o usuário voltar àquele serviço. A senha também é guardada na conta da pessoa no Google, assim, é possível sincronizá-la com outros dispositivos.

Sim, a ideia lembra ferramentas como 1Password e LastPass. A diferença é que tudo é feito pelo próprio navegador, de maneira nativa. Segundo o evangelista do Chrome François Beaufort, o browser utiliza uma implementação do FIPS 181 Password Generator para gerar senhas fortes e “pronunciáveis”, ou seja, que misturam letras maiúsculas e minúsculas com números.

Se o Google irá mesmo levar o gerador de senhas às versões estáveis do Chrome, não se sabe. Tudo indica que sim, mas como a funcionalidade lida com um tipo crítico de informação, testes exaustivos de segurança e eficácia são necessários. Isso pode retardar (ainda mais) a implementação.

De qualquer forma, já é possível testar a novidade. Basta baixar o Chrome Canary (esta versão não sobrepõe a instalação do Chrome já existente no computador) e habilitar duas flags: chrome://flags/#enable-password-generation e chrome://flags/#enable-save-password-bubble (digite-as na barra de endereços do navegador).

Com informações: ComputerWorld

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados