Live TIM continua como banda larga mais rápida para Netflix, enquanto Vivo perde velocidade

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Neste fim de ano, o Tecnoblog deseja muita fibra na sua vida (foto: Viktor Karppinen / flickr.com/viktorkarppinen)
Neste fim de ano, o Tecnoblog deseja muita fibra na sua vida (foto: Viktor Karppinen / flickr.com/viktorkarppinen)

A Live TIM continua sendo o serviço de banda larga com maior velocidade no ranking da Netflix. A plataforma de filmes e séries liberou um novo relatório apontando que a banda larga por fibra ótica da TIM alcança média de 3,31 Mb/s. Portanto, é correto afirmar que o Live TIM é o melhor serviço para ver Netflix no país.

De modo geral, as operadoras do setor tiveram aumento de velocidade média desde o último levantamento, em maio. Acompanhe abaixo a progressão.

  1. Live TIM: 3,31 Mb/s em agosto x 3,24 Mb/s em maio
  2. GVT: 3,27 Mb/s em agosto x 3,14 Mb/s em maio
  3. NET Vírtua: 2,75 Mb/s em agosto x 2,51 Mb/s em maio

A listagem manteve-se praticamente inalterada, não fosse pela inversão entre Oi Velox e Vivo na lanterna. Anteriormente, o Velox estava em último lugar, mas ganhou velocidade e agora aparece na quinta posição, com 1,55 Mb/s. Ainda assim, pouco. Já a Telefônica não só teve o pior desempenho, como a velocidade média de acesso caiu: de 1,44 Mb/s para 1,42 Mb/s.

A Vivo foi contactada para sabermos se algo aconteceu desde maio para a empresa perder velocidade e chegar à pior colocação do ranking. A empresa enviou a seguinte nota na terça-feira (9):

“A Telefônica Vivo prefere não fazer comentários sobre as medições, já que não conhece os parâmetros e condições sob os quais são realizadas. A operadora reforça que tem como prioridade oferecer serviços e atendimento de qualidade aos seus clientes em São Paulo e em todo o Brasil. A empresa destaca, por exemplo, o Vivo Internet Fibra, que leva a fibra ótica até dentro da casa do cliente e oferece velocidades de 50, 100 e 200 Mbps.”

A Netflix utiliza os dados de 50 milhões de assinantes em todo o mundo para chegar a estas conclusões. Para tanto, contabilizam 1 bilhão de horas que as pessoas gastam assistindo programas de TV e filmes a cada mês. O serviço ressalta que a média de desempenho fica abaixo do pico de desempenho porque há outros fatores, como as diferentes tecnologias que utilizam para encodar os conteúdos. Ainda assim, o velocímetro deles serve de parâmetro para o mercado.

O Google possui uma iniciativa similar, mas ainda não funciona no Brasil. Abaixo eles explicam como funciona – em inglês.

O provedor Caiway da Noruega permanece como a banda larga mais rápida do planeta para quem quer assistir Netflix. O serviço aparece lá no topo, com 3,87 Mb/s. A título de curiosidade: o acesso norueguês mais lento atinge média de 3,25 Mb/s.

Atualizado em 09/09/2014 às 16h30.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados