A Live TIM continua sendo o serviço de banda larga com maior velocidade no ranking da Netflix. A plataforma de filmes e séries liberou um novo relatório apontando que a banda larga por fibra ótica da TIM alcança média de 3,31 Mb/s. Portanto, é correto afirmar que o Live TIM é o melhor serviço para ver Netflix no país.

De modo geral, as operadoras do setor tiveram aumento de velocidade média desde o último levantamento, em maio. Acompanhe abaixo a progressão.

  1. Live TIM: 3,31 Mb/s em agosto x 3,24 Mb/s em maio
  2. GVT: 3,27 Mb/s em agosto x 3,14 Mb/s em maio
  3. NET Vírtua: 2,75 Mb/s em agosto x 2,51 Mb/s em maio

A listagem manteve-se praticamente inalterada, não fosse pela inversão entre Oi Velox e Vivo na lanterna. Anteriormente, o Velox estava em último lugar, mas ganhou velocidade e agora aparece na quinta posição, com 1,55 Mb/s. Ainda assim, pouco. Já a Telefônica não só teve o pior desempenho, como a velocidade média de acesso caiu: de 1,44 Mb/s para 1,42 Mb/s.

A Vivo foi contactada para sabermos se algo aconteceu desde maio para a empresa perder velocidade e chegar à pior colocação do ranking. A empresa enviou a seguinte nota na terça-feira (9):

“A Telefônica Vivo prefere não fazer comentários sobre as medições, já que não conhece os parâmetros e condições sob os quais são realizadas. A operadora reforça que tem como prioridade oferecer serviços e atendimento de qualidade aos seus clientes em São Paulo e em todo o Brasil. A empresa destaca, por exemplo, o Vivo Internet Fibra, que leva a fibra ótica até dentro da casa do cliente e oferece velocidades de 50, 100 e 200 Mbps.”

Neste fim de ano, o Tecnoblog deseja muita fibra na sua vida (foto: Viktor Karppinen / flickr.com/viktorkarppinen)

Neste fim de ano, o Tecnoblog deseja muita fibra na sua vida (foto: Viktor Karppinen / flickr.com/viktorkarppinen)

A Netflix utiliza os dados de 50 milhões de assinantes em todo o mundo para chegar a estas conclusões. Para tanto, contabilizam 1 bilhão de horas que as pessoas gastam assistindo programas de TV e filmes a cada mês. O serviço ressalta que a média de desempenho fica abaixo do pico de desempenho porque há outros fatores, como as diferentes tecnologias que utilizam para encodar os conteúdos. Ainda assim, o velocímetro deles serve de parâmetro para o mercado.

O Google possui uma iniciativa similar, mas ainda não funciona no Brasil. Abaixo eles explicam como funciona – em inglês.

O provedor Caiway da Noruega permanece como a banda larga mais rápida do planeta para quem quer assistir Netflix. O serviço aparece lá no topo, com 3,87 Mb/s. A título de curiosidade: o acesso norueguês mais lento atinge média de 3,25 Mb/s.

Atualizado em 09/09/2014 às 16h30.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bebeto Le Garfs
Eu queria saber se a Vivo poe algum limite nas conexões com a Apple, porque sempre que vou atualizar algo ou mesmo baixar aplicativos, ouvir musica do iTunes, eh sempre MUITO lento. Mas so com a Apple ;/
Ivan Herrmann Cini
Moro em uma travessa da inajar de souza, espero que chegue logo a live tim para nossa região
flavionoschese
Eu sei porque a linha da VIVO piorou tanto: O problema está no tempo de ping (latência) Tenho uma linha Vivo FIBRA de 50M,que foi instalada no começo do ano. Ela era era fantástica e seu tempo de ping (latência) estava ao redor de 20ms na época. Atualmente a linha está um LIXO, com um tempo de ping (latência) ao redor de 180ms! Já contatei a VIVO que nem consegue observar essas medições corretamente. Os sites que ela usa (tipo EAQ, etc) nem sabem do que se trata. Quem quiser fazer uma boa medição da sua linha use: http://www.pingtest.net/ http://www.megapath.com/speedtestplus/ Qualquer ping acima de 20ms já é problema! Fica explicado o péssimo resultado da VIVO junto ao Netflix. Só falta a VIVO usar esses testes que mencionei. Aí ela descobrirá porque as suas linhas têm esses problemas gravíssimos de performance. Sinceramente, nesse momento eu não recomendo internet da VIVO.
Rafael Souza
Não entendo , desde que eu comecei a usar internet que a Vivo telefônica não aumenta a velocidade de 1 MB/s.Faz mais de uma década aqui na rua.Com a net eu tenho 30 MB/s. Uma noticia boa é que A Live Tim chegou no Bairro da Casa Verde - SP e provavelmente , espero, não demore para chegar por aqui. A Vivo já passou a fibra na Avenida Inajar de Souza se não me engano, que fica de frente para minha casa, mas até agora nada de fibra nas casas por perto. Vou continuar a pedir aos meus amigos e conhecidos que fiquem solicitando a Live Tim pelo Site :)
Guilherme Macêdo da Cruz
A GVT tem que ser comprada pela Tim.. Eu preciso da Live Tim na Bahia...hehehehe
Alberto Prado
Agora calcula o que a Vivo vai fazer com a GVT... E já tem rumores de que o Srº Carlos Slim vai conversa com a Oi pra compra a TIM e repartir entre as duas. Prevejo um futuro negro para o futuro da internet no Brasil.
Caleb Enyawbruce

Mais uma prova de que a conexão da Vivo piorou muito nos ultimos tempos... #fato

RamonGonz
Mais uma prova de que a conexão da Vivo piorou muito nos ultimos tempos... #fato
Yago G. Oliveira

Esses dados são bem importantes.
Puxa vida, a Oi não sai dessa vida de "operadora popular", por um lado é bom, mas por outro...
Vive do monopólio de estados inteiros. Cadê a concorrência nesse país?

YagoG.
Esses dados são bem importantes. Puxa vida, a Oi não sai dessa vida de "operadora popular", por um lado é bom, mas por outro... Vive do monopólio de estados inteiros. Cadê a concorrência nesse país?
Celso

Não entendi!
NET 3,75 MB/s > 3.31 Live TIM ?
Ou seja, a NET é maior que TIM!

Celso Fernandes
Não entendi! NET 3,75 MB/s > 3.31 Live TIM ? Ou seja, a NET é maior que TIM!
Thássius Veloso
Opa! Um pequeno typo. A velocidade média da NET Vírtua é de 2,75 Mb/s. Já acertei no artigo... Obrigado.
danilowm

Live TIM: 3,31 Mb/s em agosto x 3,24 Mb/s em maio
GVT: 3,27 Mb/s em agosto x 3,14 Mb/s em maio
NET Vírtua: 3,75 Mb/s em agosto x 2,51 Mb/s em maio

Se o da NET Virtual estiver correto, ele seria o mais rápido, não?

Danilo Iannone
Live TIM: 3,31 Mb/s em agosto x 3,24 Mb/s em maio GVT: 3,27 Mb/s em agosto x 3,14 Mb/s em maio NET Vírtua: 3,75 Mb/s em agosto x 2,51 Mb/s em maio Se o da NET Virtual estiver correto, ele seria o mais rápido, não?