Publicar fotos no Facebook é uma prática já tão difundida que serviços como Flickr nunca mais conseguiram ter a base de usuários de outrora. Agora o Facebook quer ocupar um lugar de destaque em relação a vídeos. Para tanto, a empresa decidiu implementar uma pequena, mas instigante funcionalidade: um contador de visualizações.

Atualmente, o usuário avalia o alcance de seus vídeos na rede social a partir de “curtidas”, compartilhamentos e comentários. Ao saber exatamente (ou quase) quantos indivíduos assistiram ao material, a pessoa poderá se sentir mais motivada a publicar vídeos com maior frequência.

Para boa parte dos casos, o número de visualizações deve superar as expectativas. Mérito não necessariamente da qualidade do vídeo, mas sim do recurso de “auto-play” (execução automática do vídeo), funcionalidade que vem fazendo enorme diferença.

Prova disso é que, segundo o Facebook, os vídeos publicados no serviço já somam mais de um bilhão de visualizações por dia.

Contador de visualizações nos vídeos do Facebook

Se o contador de visualizações motivar a publicação de mais vídeos, a tendência é que esta média, já impressionante, torne-se maior.

Neste sentido, fica uma pergunta no ar: será que o Facebook conseguirá “roubar” usuários da principal referência no assunto, o YouTube? Muito provavelmente, não.

No que diz respeito a vídeos, o Facebook atrai principalmente usuários que publicam material de curta duração a partir de dispositivos móveis. Para os demais casos, o YouTube oferece mais recursos e, portanto, não deve perder a preferência.

O contador de visualizações já funciona, mas está sendo implementado nas contas gradualmente. O Facebook não deu prazo para concluir esta tarefa, mas afirma que a novidade chegará tanto para perfis quanto para fan pages.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emanuel Sousa
Já vi screenshot em desktop, é simplesmente safadeza do Facebook mesmo. Só desativar pelo Android seria safadeza também, não é todo mundo que tem um, e no momento sou uma dessas pessoas. O app oficial do FB no Windows Phone é tão ruim que não teria a opção, mas pelo menos não tem a reprodução automática at all. :P
Thiago
Acabei de desativar a reprodução automática, mas no aplicativo para Android... Quem sabe não é só lá que está disponível essa configuração? Experimenta aê
Caio Alexandre
Quer brincar de YouTube mas tá usando cheat com a reprodução automática. Tá fazendo certinho.
Emanuel Sousa
Com o cheat de autoplay inflando a contagem é dose. Diariamente eu sou obrigado a conviver com essa função estúpida e irritante porque os safados simplesmente não disponibilizam a opção de desativar nas minhas configurações (eu sei que para algumas pessoas existe, mas não é para todas). Mas a porcaria é eficaz. Antes se tinha dez vídeos, eram dez vídeos ignorados aqui. Agora são nove me causando irritação e um talvez que eu acabe vendo. Contudo, prefiro "perder conteúdo" do que ele ser forçado em minha direção. Para fan pages não saquei muito bem que diferença faz entre isso e a contagem de alcance que tem em todo post...