General Motors planeja lançar em 2016 carros que se comunicam entre si para evitar acidentes

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Cadillac CTS lançado em 2016 será o primeiro carro a receber tecnologia V2V

A General Motors planeja lançar, dentro de dois anos, os primeiros carros da empresa capazes de se comunicarem entre si por meio de uma conexão sem fio. Os veículos poderão trocar informações para evitar acidentes, como batidas, e trafegar sozinhos pelas ruas, uma ideia parecida com a do carro autônomo do Google.

Segundo a CNET, o V2V (veículo para veículo) funcionará com uma variação da especificação 802.11 usada hoje no Wi-Fi seu smartphone ou notebook — mas para conectar carros. Os automóveis compartilharão dados de posição e velocidade dez vezes por segundo, logo, se um carro frear bruscamente, o automóvel que estiver chegando atrás saberá do fato e usará a informação para evitar uma batida.

Outra tecnologia, o Super Cruise, permitirá que os carros ajustem a velocidade e andem, pelo menos temporariamente, sem o auxílio de um humano. Mas o motorista deverá ficar sempre atento. Enquanto o carro do Google chegou a dispensar o volante e os pedais, o automóvel da GM ainda exigirá interações frequentes — tanto é que a GM chama seu sistema de “direção semiautomática”.

As novidades chegarão aos automóveis mais completos da empresa e deverão ser gradualmente levadas aos mais populares. A ideia é implantar o sistema V2V nos carros da Cadillac, marca de luxo da GM, mais especificamente em um modelo 2017 do Cadillac CTS. O Super Cruise será lançado na mesma época, mas a GM ainda não revelou o modelo no qual a tecnologia estará presente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados