Início » Gadgets » É o fim do iPod classic

É o fim do iPod classic

Emerson Alecrim Por

Novos iPhones, Apple Watch e um serviço que promete revolucionar os pagamentos móveis. No meio de tantos lançamentos importantes, uma “morte” quase passou despercebida: o iPod classic foi, enfim, descontinuado pela Apple.

Ao atualizar seus sites para incluir as novidades anunciadas hoje (9), a Apple removeu as páginas dedicadas ao iPod classic. Estes endereços agora redirecionam para a seção que reúne todos os modelos ainda “vivos”: iPod shuffle, iPod nano e iPod touch.

iPod classic de sétima geração

iPod classic de sétima geração

A Apple não liberou nenhum comunicado sobre a decisão, mas o fim do iPod classic era apenas questão de tempo. O motivo é facilmente presumível: hoje em dia, a maioria das pessoas considera mais prático escutar música em um smartphone do que carregar um dispositivo exclusivo para este fim.

Até que o iPod classic resistiu bastante. A primeira versão, com tela monocromática e HD de 5 GB (capacidade de armazenamento espantosa para a época), foi lançada em outubro de 2001.

A sétima e última versão (por alguns considerada a segunda versão do iPod classic de sexta geração) apareceu em setembro de 2009 tendo como principais atrativos o recurso de playlists rápidas Genius e capacidade de 160 GB. Esta era a versão que vinha sendo comercializada até hoje.

Primeira geração do iPod classic

Primeira geração do iPod classic

Ao descontinuar o iPod classic, a Apple aposenta de vez o Click Wheel, aquele sistema de navegação circular baseado em uma área sensível a toques que virou marca registrada da linha.

O iPod classic também foi removido da loja online da Apple no Brasil. Para quem faz questão de ter um, ainda é possível encontrar unidades remanescentes em alguns varejistas.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

robsonc
Eu continuo usando o meu "classic" ou 5,5/video até hoje, diariamente. Já tive que trocar a bateria uma vez, e o plug do fone (por burrice minha que arrebentei ao abrir). ele da uns probleminhas de vez em quando que uma reformatada normalmente resolve. Fora isso, ta resistindo por quase 8 anos. Devo lembrar que de uso quase diário (no meu carro e no meu bolso). Triste, mas eu entendo como ele se tornou nos últimos anos algo meio inútil. Se não fosse pelo espaço de 80GB, não faria mais sentido carregar ele ao invés do smartphone (que ainda é muito limitado de espaço). Mesmo assim, eu ainda considero meu iPod a melhor compra tecnol[ogica que ja fiz na vida. E ele concorre com PlayStations, celulares, e por aí vai.
Anakin

Eu tenho um iPod Nano 5 geração, tenho medo dele quebrar e eu não conseguir comprar um igual =/ curto tanto o click wheel

Dereck Bolsanelo
Eu tenho um iPod Nano 5 geração, tenho medo dele quebrar e eu não conseguir comprar um igual =/ curto tanto o click wheel
Wendel Schelhan
Nessa época a Apple era inovadora. O clickwheel tornava o uso de um tocador de música muito mais fácil e eficiente.
J Janz
"Ao descontinuar o iPod classic, a Apple aposenta de vez o Click Wheel, aquele sistema de navegação circular baseado em uma área sensível a toques" Não inteiramente: ele agora vive como controle lateral esqueumórfico do AppleWatch. ;)
Augusto
Ao contrário dos demais, prefiro o ipod classic. Ótima bateria, espaço. Prefiro um player dedicado que me atende do que um Smartphone que não tem bateria. Felizmente comprei o meu segundo classic sexta feira, depois do meu antigo ter dado problema após 5 anos. #rip