Google faz mudanças no serviço de VoIP

Hangouts incorpora funcionalidades do Google Voice

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

Faz tempo que a gente não fala do Google Voice, o serviço de telefonia pela internet do buscador. Mas os rumores de seu fim são amplamente exagerados. Na realidade, a companhia decidiu transformar o produto de VoIP em mais uma faceta do Hangouts, aquela ferramenta que serve tanto para chat quanto para fazer transmissões ao vivo pelo YouTube.

“Agora não”  ou “Manda ver!“?
“Agora não” ou “Manda ver!“?

Donos de celulares com Android relatam que, ao abrir o aplicativo do Hangout, encontraram a mensagem ao lado. “Migrar Google Voice para Hangouts“? Em caso positivo, o usuário passará a receber as mensagens de voz e texto diretamente no já consagrado Hangouts – o sucessor do Google Chat.

Parece que esta é a intenção do Google: fazer com que a tecnologia de telefonia seja absorvida pelos demais serviços.

Curiosamente, há algumas semanas eu relatei uma situação interessante envolvendo o Google Voice no meu Tumblr pessoal. Estava procurando um restaurante de comida chinesa. Quando localizei a unidade mais próxima, o Google ofereceu a opção de telefonar para o estabelecimento. Tudo diretamente do meu computador, por meio de VoIP, usando o microfone embutido como forma de me comunicar com os atendentes. O custo era de 2 centavos de dólar por minuto.

Só não descobri como tinha créditos no serviço. Isso permanece como um mistério.

Pesquisei no Google, cliquei no telefone e falei com o atendente pelo microfone do computador
Pesquisei no Google, cliquei no telefone e falei com o atendente pelo microfone do computador

Vale lembrar que o Voice, quando foi lançado, também dava direito a ter uma linha de telefone nos Estados Unidos. Por anos, acumulei mensagens de voz na secretária eletrônica sobre produtos e serviços ofertados em território americano. Não está claro o que o Google vai fazer com relação a este número.

O Next Web ressalta que as novidades no Hangouts + Voice coloca o Google em pé de igualdade com a Apple. O iPhone tem telefonia tradicional e VoIP, mais SMS entregue pela rede celular e mensagens de texto pela internet (no melhor estilo WhatsApp), graças à combinação de iMessage e FaceTime.

Ainda fica faltando o Google oferecer algo para integrar mais o Android e o computador. A Apple vai lançar o iOS 8 e o sistema Yosemite com direito a fazer ligações a partir do celular, mas usando o microfone e o alto-falante do PC. O mesmo vale para mensagens de SMS e iMessage que são sincronizadas entre os dispositivos. Enfim, computador e celular se complementando. Ainda falta isso para quem vive no ambiente do Google.

Com informações: NeoWin

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados