Os recentes rumores de que o OneDrive passaria a suportar arquivos com mais de 2 GB de tamanho estavam certos. Nesta quarta-feira (10), a Microsoft confirmou a atualização no serviço. O limite agora é de 10 GB.

OneDrive - 10 GB

No final de agosto, alguns usuários do OneDrive relataram no Reddit que suas contas estavam aceitando arquivos com mais de 2 GB – o limite existente até então – sem nenhuma dificuldade.

Dias antes, um funcionário da Microsoft havia informado no canal do OneDrive no UserVoice que a empresa já estava trabalhando para alterar o limite. Os sinais de mudanças, portanto, não poderiam ser mais óbvios. Só não havia ficado claro qual seria o novo tamanho máximo.

Em seu comunicado, a Microsoft explica que o limite de 10 GB vale para todos os meios de uploads: aplicativos móveis, desktop e web (navegador).

Há outras novidades: a sincronização com PCs e Macs passou a suportar mais transferências simultâneas. Nos testes, a Microsoft afirma ter constatado que as sincronizações ficaram quase três vezes mais rápidas nestas plataformas.

A companhia também promete atender a um pedido antigo de usuários mais assíduos: dentro das próximas semanas, será possível compartilhar conteúdo a partir do desktop (Windows 7 ou 8), sem necessidade de abrir a versão web do serviço. Tudo o que o usuário precisará fazer é clicar com o botão direito do mouse sobre um item e escolher “Share a OneDrive link” (ou equivalente).

Share a OneDrive link

Por fim, a versão web do OneDrive passou a permitir upload de pastas via “arrastar e colar”. Nos testes para este post, o recurso funcionou perfeitamente no Chrome. No Firefox e no Internet Explorer, apenas o arrastar de arquivos individuais foi realizado com sucesso.

É evidente que estas novidades deixam o OneDrive mais competitivo. O serviço já oferecia planos generosos – 15 GB de capacidade na versão free, 1 TB por US$ 9,99 mensais com o Office 365 indo de “brinde” -, mas o limite de 2 GB para cada arquivo ainda gerava críticas.

E mais mudanças podem estar a caminho. Capacidade de fazer pesquisas no conteúdo dos arquivos é uma delas. Outra é a possibilidade de compartilhar arquivos sem necessidade de links. Neste caso, o item compartilhado aparecerá imediatamente na conta do outro usuário. Aguardemos.

Atualizado às 15:04

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Marques
Ou na verdade até está sincronizando arquivos de até 10GB. O problema parece que só acontece quando há arquivos maiores do que 10GB, ele informa um aviso que deve se verificar se o arquivo é maior do que 2GB
Tiago Marques
Diminui novamente para 2GB agora
Bruno Lopes
No aplicativo tem que selecionar um a um, ta chato isso, podia dar para selecionar as pastas mesmo, nessa nova versão
Richard Ferraz
Concordo! Também é bem frustrante quando a gente vai procurar um vídeo e vê que ele não tem miniatura... Isso atrapalha muito principalmente quando a pasta está cheia de arquivos nomeados "video0001", "video0002", etc :(
Sergio Fagundes
Isso significa que finalmente formataram os HDs do OneDrive com NTFS ao invés de FAT32?
Vitor Mikaelson
E melhorar o player de vídeo que é meio fraco. :(
Felipe Silva
Essas melhorias me fez ter vontade de testa o serviço novamente, acho que corrigiu seus principais defeitos, só não deve se tornar meu serviço de nuvem principal pq no google tenho 75GB ganhos em promoções.
Diogo Nóbrega
Ah sim, não vi que era o envio de pastas. Mas isso não funciona com o Dropbox também, então imagino que deva ser limitação do navegador.
Bruno Guerreiro
Isso é problema de compatibilidade com HTML5 do navegador. O Chrome sempre disponibiliza recursos mais rapidamente, como é o caso da propriedade "DirectoryEntry", que é a funcionalidade que faz o navegador interpretar o envio de um diretório inteiro pelo arrastar-e-soltar.
Manoel Antônio A. C.
Sim, amigo. Tô usando a v.11 no Windows 8.1 PRO e RT. Nem a versão desktop nem a versão Metro é suportado o envio de pastas.
gicapp
Alguém sabe se, manipular arquivos grandes, ele sincroniza só as alterações ou o arquivo todo?
Emerson Alecrim
Tem razão. Eu havia testado apenas arquivos individuais. Pastas, por enquanto, só no Chrome mesmo. Post atualizado :)
Diogo Nóbrega
Acabei de testar aqui e funcionou perfeitamente. Você está usando a versão mais recente do IE? Testei no IE 10 e não tive problemas.
Manoel Antônio A. C.
Permitam-me corrigir um pequeno "erro": a possibilidade de fazer upload de pastas inteiras pelo Internet Explorer ainda não esta habilitada. Sim, é estranho isso, visto que o próprio browser da MS não é suportado, mas o concorrente Chrome é. Pode ser que no futuro seja possível. Deem uma checada para comprovar.
Celso Pinto
Pra mim é o melhor serviço quando comparado o custo X benefício, 60 minutos de Skype grátis, office 360 e 1TB pra mim a pra minha namorada são excelentes.
Exibir mais comentários