Início » Aplicativos e Software » Aplicativos do Android começam a chegar ao Chrome OS

Aplicativos do Android começam a chegar ao Chrome OS

Emerson Alecrim Por

O Google acaba de mostrar que continua apostando alto nos Chromebooks: cumprindo a promessa feita durante a última conferência I/O, a companhia anunciou hoje (11) os primeiros aplicativos "portados" do Android para o Chrome OS.

Nesta primeira fase, apenas quatro apps foram disponibilizados: Duolingo, Evernote, Sight Words e Vine.

Curiosamente, os dois primeiros têm versões web bastante funcionais. Por sua vez, usar o Vine em um laptop soa esquisito. Estes aspectos sugerem que o Google deve estar mais preocupado em demonstrar que é possível passar aplicativos dos mais diversos tipos de uma plataforma à outra.

Android + Chrome OS

A "mágica" é feita a partir do Android App Runtime for Chrome. A ferramenta tem a proposta de facilitar a portabilidade de aplicativos do Android, assim como torná-los plenamente funcionais aos novos usuários.

É claro que não é todo e qualquer aplicativo que pode ser portado para o Chrome OS. Aqueles que dependem de sensores (acelerômetro e giroscópio, por exemplo) ou de funções específicas do celular são os exemplos mais óbvios.

De qualquer forma, a ideia tem potencial. O Chrome OS não possui mercado suficiente para ter um ecossistema muito extenso, mas se houver uma ferramenta que facilite a "exportação" de aplicativos de outra plataforma, os desenvolvedores podem ficar mais dispostos a arriscar - se algo der errado, o esforço despendido não terá sido grande.

Apesar do primeiro passo de hoje, é prudente não esperar por uma invasão de aplicativos Android no Chrome OS no curto prazo, afinal, o Android App Runtime for Chrome ainda está em fase beta. Ao menos você pode indicar os próximos apps a aparecem na plataforma.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dex
Pois é.
Dex
Pois é.
Raphael Valentim Sartori
Bonito e leve, eu tinha um HP que pesava 3 quilos e pouco, esse tem 1 quilo, dá para andar pra cima e pra baixo com ele e não reclamar do peso.
Vitor Mikaelson
É bonito ao menos. =P
Luandersonn Airton
Olha... isso tira o (pouco) tesão destes Chromebooks
Raphael Valentim Sartori
Com 4 abas abertas e o Hangouts executando. É um Chromebook Samsung XE303C12.


Mas eu não considero ele ruim, uso a mais de 6 meses e não tenho grandes problemas. Mas ele é mais um computador secundário (Eu uso ele mais para trabalho - Google Drive). Para lazer ele quebra um galho, mas algumas coisas que precisam de Java, já não dá certo.

Mas no fundo eu gosto dele e não tenho vontade de me desfazer dele.
Rodolpho Freire
deixa... mostrar o print com o gerenciador de tarefas aqui com o chrome levando embora 2gb ...
Vitor Mikaelson
Para mim, seria muito mais interessante, terem feito um Android para PCs...
Vitor Mikaelson
E desde quando Chrome é leve? UASHUAHSUHAUSHUASH
mhenriquecd
Acho que vantagem nao é só a da bateria
TB nao ha virus porque também nao ha instalação de aplicativos
Alguns podem ver isso como uma desvantagem porem é a alma do sistema, tudo pela NET, ja que muita gente só sabe abrir o navegador no pc
Roberto
Será que agora o Chrome OS decola? Veremos
Luandersonn Airton
RAM? Vi um review de um colega meu em que o Chromebook dele apresentava mal desempenho, mas acreditava ser culpa da arquitetura (era ARM, se não me engano), entendi que tinha sido um mal portado. Mas problema de RAM? Eu pensei que o ChromeOS era extremamente leve por ser basicamente a nuvem e um sistema Linux básico...
Emerson Alecrim
O Google não informou nada abertamente sobre este assunto, mas acho que os desenvolvedores devem estar mais preocupados com o possível aumento do consumo de RAM. Este é um dos pontos que eu vejo sendo criticados nos Chromebooks.
Rodrigo Silva Barretos
Se isso funcionar tão bem quanto promete e no futuro (mesmo que não tão próximo) forem tendo mais apps do Android no Chrome OS, a experiência de uso do sistema ficará ainda mais interessante e convidativa.
Luandersonn Airton
Levando em conta que a única vantagem do Chromebook é a bateria, qual é o impacto destes apps no desempenho da mesma? Google informou algo sobre isso?