Início » Computador » Assim deverá ficar o novo menu Iniciar do Windows 9

Assim deverá ficar o novo menu Iniciar do Windows 9

Avatar Por

Finalmente temos uma real noção de como está ficando o menu Iniciar na próxima grande atualização do Windows. Os alemães do WinFuture puseram as mãos em uma build recente do sistema operacional da Microsoft para testar a interface voltada para usuários do lendário Iniciar. Assista abaixo ao vídeo de dois minutos.

Donos de computador no mundo inteiro se enrolaram quando a Microsoft acabou com o menu Iniciar no Windows 8 para colocar no lugar a tela inicial com visual Metro. Foi tanta choradeira que a empresa decidiu voltar com a central de aplicativos no Windows 8.1. Futuramente, com o Windows 9, a empresa novamente planeja modificar o comportamento do menu Iniciar. Eles não se decidem.

Menu Iniciar ou tela inicial com visual Metro? (imagem: reprodução / WinFuture)

Menu Iniciar ou tela inicial com visual Metro? (imagem: reprodução / WinFuture)

O pessoal do WinFuture conta que existe a opção de o sistema operacional abrir na tela inicial ou na área de trabalho. A especulação é sobre a liberdade que a MS vai dar para as fabricantes e integradoras que quiserem ativar o menu Iniciar por padrão, em vez da tela inicial. Afinal de contas, ao menos em computadores, o Iniciar ainda faz muito mais sentido do que uma tela inteira dedicada a listar aplicativos – a gente ainda usa o mouse, lembra?

As imagens mostram um menu à esquerda com todos os programas listados, como a gente já conhece desde o Windows 95. Já à direita aparecem os Live Tiles, os ícones que contêm, em si mesmos, notificações e informações atualizadas. Uma verdadeira inovação que, pelo que me lembro, somente a Microsoft utiliza.

O usuário poderá personalizar a disposição dos ícones como bem quiser e também terá a opção de definir o tamanho deles. Já é assim no Windows 8.1 e no Windows Phone. Portanto, a Microsoft só está replicando a função para o menu Iniciar.

Especialmente para os fanáticos por pastas (imagem: reprodução / WinFuture)

Especialmente para os fanáticos por pastas (imagem: reprodução / WinFuture)

Chamou-me a atenção que o Windows Explorer (ou File Explorer, como aparece ali) terá uma presença diferente neste menu Iniciar. Ao clicar uma pasta, o usuário poderá navegar pelas subpastas diretamente do menu, sem necessidade de abrir uma janela especificamente para isso. Uma boa medida para os fanáticos por pastas, pastas e mais pastas no sistema operacional. Gente com TOC, claro.

Destaque também para os aplicativos com visual Metro que são executados em janelas independentes do Windows 9, o que não era possível no Windows 8. Nos idos de 2012, quando o SO chegou às lojas, cada programa Metro aparecia ocupando a tela inteira ou, no máximo, dividindo espaço com um segundo app. O Windows 9 prevê que os softwares sejam redimensionados livremente. Aí sim, vejo vantagem para quem tem um monitor grande, com mais de 21 polegadas. Não fazia sentido ter o programa de email da Microsoft ocupado uma tela deste tamanho.

Por sinal, o Windows 9 continua tendo a barra de rolagem mais feia que eu já vi na vida.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Vieira
Isso seria muito bom. Eu até usei o Zune já. Na verdade, não teve um bom motivo pra eu parar de usar o Zune. Vou instalar agora mesmo. Valeu por me lembrar dele!
Vitor Mikaelson
Sei lá. Não gosto. Hahahahah Apesar que acho que vão mudar as janelas ainda...
Ismael Guimarães AJ

Eu não entendo muito das coisas que se falam aqui em baixo. A minha experiência com Windows 8 é reduzida porque não gosto do jeito que implementaram a área dos tiles. Eu acharia engraçado que se desse um passo atrás em direção ao conceito Windows do Win7 porém dando uma melhorada nesse ambiente de trabalho. Este ao ser redesenhado poderia surgir com a opção de ser dividido. Uma área onde surgiria o conteúdo da pasta do Ambiente de Trabalho e outra área onde surgiriam os famosos Tiles.

É claro que a versão mostrada onde os Tiles surgem no menu iniciar pode ser uma boa forma para debelar um problema mas eu acredito que uma 3.ª possibilidade (divisão do ambiente de trabalho - áreas definidas pela utilizador) seria a melhor opção.
O menu iniciar apesar poder e dever ser redesenhado, deveria manter a estrutura geral do menu iniciar do Win7 podendo ver transformada a forma em como surgiriam os ícones - em vez de uma só coluna e ícones + descrição, surgiriam 3 colunas de ícones sem descrição visível (a descrição apareceria apenas com a sobreposição do rato) e o conteúdo das pastas só era exibido após clique ocupando a mesma área e não como as antigas que sobrepunham conteúdo do menu iniciar. Manter-se-ia a área de pesquisa e a área da foto e nome de utilizador. Na coluna referente ao utilizador, sempre que estivéssemos ligados à Internet, deveriam surgir informações relativamente a rede sociais (notificações), bem como relativamente à telefonia móvel (opcional) onde eram exibidas as informações de chamadas perdidas e SMS recebidas. Através do Skype, quando ligados à Internet, poderia haver a opção de poder, para além de possuir um número da rede fixa, ter a funcionalidade de permitir realizar chamadas e enviar sms com o(s) número(s) móvel(eis) do utilizador. A funcionalidade de utilizar um número móvel deveria ser gratuita quando o cliente tivesse adquirido um número fixo Skype, mesmo que não tivesse saldo Skype. Se o cliente pretendesse associar mais que um número móvel à sua conta Skype e realizar chamadas via Skype ou enviar SMS destes, então teria que pagar um valor mensal fixo pelo serviço por número extra associado.
Acredito que este serviço seria uma enorme vantagem para clientes empresariais ao permitir eliminar as tarifas de roaming pois, via Internet, qualquer chamada realizada ou recebida seria taxada como se estando no território nacional.

Ajisma
Eu não entendo muito das coisas que se falam aqui em baixo. A minha experiência com Windows 8 é reduzida porque não gosto do jeito que implementaram a área dos tiles. Eu acharia engraçado que se desse um passo atrás em direção ao conceito Windows do Win7 porém dando uma melhorada nesse ambiente de trabalho. Este ao ser redesenhado poderia surgir com a opção de ser dividido. Uma área onde surgiria o conteúdo da pasta do Ambiente de Trabalho e outra área onde surgiriam os famosos Tiles. É claro que a versão mostrada onde os Tiles surgem no menu iniciar pode ser uma boa forma para debelar um problema mas eu acredito que uma 3.ª possibilidade (divisão do ambiente de trabalho - áreas definidas pela utilizador) seria a melhor opção. O menu iniciar apesar poder e dever ser redesenhado, deveria manter a estrutura geral do menu iniciar do Win7 podendo ver transformada a forma em como surgiriam os ícones - em vez de uma só coluna e ícones + descrição, surgiriam 3 colunas de ícones sem descrição visível (a descrição apareceria apenas com a sobreposição do rato) e o conteúdo das pastas só era exibido após clique ocupando a mesma área e não como as antigas que sobrepunham conteúdo do menu iniciar. Manter-se-ia a área de pesquisa e a área da foto e nome de utilizador. Na coluna referente ao utilizador, sempre que estivéssemos ligados à Internet, deveriam surgir informações relativamente a rede sociais (notificações), bem como relativamente à telefonia móvel (opcional) onde eram exibidas as informações de chamadas perdidas e SMS recebidas. Através do Skype, quando ligados à Internet, poderia haver a opção de poder, para além de possuir um número da rede fixa, ter a funcionalidade de permitir realizar chamadas e enviar sms com o(s) número(s) móvel(eis) do utilizador. A funcionalidade de utilizar um número móvel deveria ser gratuita quando o cliente tivesse adquirido um número fixo Skype, mesmo que não tivesse saldo Skype. Se o cliente pretendesse associar mais que um número móvel à sua conta Skype e realizar chamadas via Skype ou enviar SMS destes, então teria que pagar um valor mensal fixo pelo serviço por número extra associado. Acredito que este serviço seria uma enorme vantagem para clientes empresariais ao permitir eliminar as tarifas de roaming pois, via Internet, qualquer chamada realizada ou recebida seria taxada como se estando no território nacional.
Rodrigo Silva Barretos
Acho que não, cara. Imagina a cor da janela, só que um pouco mais claro, manja?! Não ia ficar ruim, não... ruim é esse branco e cinza no canto. Ou "radicaliza": põe só uma seta simples em cada ponta e o "elevador" SEM o fundo
Vitor Mikaelson
Se ficasse colorido, iria ficar bem estranho, principalmente para mim que uso roxo como tema. =P
Rodrigo Silva Barretos
As cores são estranhas. Se ela se adaptasse melhor a cor da janela eu não teria nada contra ela... mas sempre na mesma cor =/
Rodrigo Silva Barretos
BOA cara! Tá muito melhor agora. Valeu a dica! Tinha me esquecido que ele pesquisava as coisas no Bing tbm. Agora tá na mesma velocidade que o Menu Iniciar do Win7 =D
Vitor Mikaelson
Aqui é super rápido. Mas tente ir no Painel de Controle (versão metro) e desativar a pesquisa de internet nela. Toda vez que tu pesquisa ela recorre ao Bing, etc
Guest
E, mudaram os ícones já. Ao menos o do Grupo Doméstico, Desktop, Favoritos....
Vitor Mikaelson
E, mudaram os ícones já. Ao menos o do Grupo Doméstico, Desktop, Favoritos...
Vitor Mikaelson
Só eu adoro a barra de rolagem?
Flavio Viana
Essa é a minha maior dúvida. Até segurei os planos de upgrade aqui em casa e na empresa até ficar claro como vai ser a campanha de "upgrade".
Flavio Viana
O Windows 8 melhorou e muito o suporte a jogos, rodando alguns mais antigos até melhor que o Windows 7. O novo Windows terá código integrado com o Xbox, e o novo DirectX promete inovações até no mobile então creio que só pode melhorar.
Emanuel Sousa
O bom e velho moricons.dll se propagará pela eternidade. :P
Exibir mais comentários