Início » Computador » Assim deverá ficar o novo menu Iniciar do Windows 9

Assim deverá ficar o novo menu Iniciar do Windows 9

Por
5 anos atrás

Finalmente temos uma real noção de como está ficando o menu Iniciar na próxima grande atualização do Windows. Os alemães do WinFuture puseram as mãos em uma build recente do sistema operacional da Microsoft para testar a interface voltada para usuários do lendário Iniciar. Assista abaixo ao vídeo de dois minutos.

Donos de computador no mundo inteiro se enrolaram quando a Microsoft acabou com o menu Iniciar no Windows 8 para colocar no lugar a tela inicial com visual Metro. Foi tanta choradeira que a empresa decidiu voltar com a central de aplicativos no Windows 8.1. Futuramente, com o Windows 9, a empresa novamente planeja modificar o comportamento do menu Iniciar. Eles não se decidem.

Menu Iniciar ou tela inicial com visual Metro? (imagem: reprodução / WinFuture)

Menu Iniciar ou tela inicial com visual Metro? (imagem: reprodução / WinFuture)

O pessoal do WinFuture conta que existe a opção de o sistema operacional abrir na tela inicial ou na área de trabalho. A especulação é sobre a liberdade que a MS vai dar para as fabricantes e integradoras que quiserem ativar o menu Iniciar por padrão, em vez da tela inicial. Afinal de contas, ao menos em computadores, o Iniciar ainda faz muito mais sentido do que uma tela inteira dedicada a listar aplicativos – a gente ainda usa o mouse, lembra?

As imagens mostram um menu à esquerda com todos os programas listados, como a gente já conhece desde o Windows 95. Já à direita aparecem os Live Tiles, os ícones que contêm, em si mesmos, notificações e informações atualizadas. Uma verdadeira inovação que, pelo que me lembro, somente a Microsoft utiliza.

O usuário poderá personalizar a disposição dos ícones como bem quiser e também terá a opção de definir o tamanho deles. Já é assim no Windows 8.1 e no Windows Phone. Portanto, a Microsoft só está replicando a função para o menu Iniciar.

Especialmente para os fanáticos por pastas (imagem: reprodução / WinFuture)

Especialmente para os fanáticos por pastas (imagem: reprodução / WinFuture)

Chamou-me a atenção que o Windows Explorer (ou File Explorer, como aparece ali) terá uma presença diferente neste menu Iniciar. Ao clicar uma pasta, o usuário poderá navegar pelas subpastas diretamente do menu, sem necessidade de abrir uma janela especificamente para isso. Uma boa medida para os fanáticos por pastas, pastas e mais pastas no sistema operacional. Gente com TOC, claro.

Destaque também para os aplicativos com visual Metro que são executados em janelas independentes do Windows 9, o que não era possível no Windows 8. Nos idos de 2012, quando o SO chegou às lojas, cada programa Metro aparecia ocupando a tela inteira ou, no máximo, dividindo espaço com um segundo app. O Windows 9 prevê que os softwares sejam redimensionados livremente. Aí sim, vejo vantagem para quem tem um monitor grande, com mais de 21 polegadas. Não fazia sentido ter o programa de email da Microsoft ocupado uma tela deste tamanho.

Por sinal, o Windows 9 continua tendo a barra de rolagem mais feia que eu já vi na vida.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.