Início » Computador » Especificações reveladas: DisplayPort 1.3 suportará transmissões de até 32,4 Gb/s

Especificações reveladas: DisplayPort 1.3 suportará transmissões de até 32,4 Gb/s

Emerson Alecrim Por

A VESA (Video Electronics Standards Association) liberou nesta segunda-feira (15) as especificações finais do padrão DisplayPort 1.3. A principal novidade é a capacidade de transmissão de até 32,4 Gb/s (gigabits por segundo). Segundo a associação, é uma largura de banda suficiente para vídeos em resolução 4K, 5K e, com uma adaptação ou outra, até 8K.

Conector DisplayPort

Conector DisplayPort

A capacidade total de 32,4 Gb/s é dividida em quatro vias de 8,1 Gb/s, mas está sujeita à sobrecarga. Porém, mesmo nesta situação, o padrão consegue garantir um link de pelo menos 25,92 Gb/s. Esta característica assegura a capacidade de transmissão de vídeos em 5K (5120x2880 pixels) até quando não houver compressão de dados.

Em transmissões de conteúdo em 4K, cada porta DisplayPort 1.3 poderá suportar simultaneamente até dois monitores com esta resolução. Outra opção é utilizar apenas duas vias de 8,1 Gb/s para uma única transmissão em 4K com 60 quadros por segundo, com as demais ficando disponíveis a conexões USB 3.0 ou Thunderbolt, por exemplo.

Este último aspecto indica que outra característica importante do DisplayPort está mantida nas novas especificações: a compatibilidade com padrões diversos mediante adaptadores, incluindo HDMI, DVI e VGA.

Resoluções suportadas pelo DisplayPort 1.3

Resoluções suportadas pelo DisplayPort 1.3

As especificações do DisplayPort 1.3 estão prontas, mas não o veremos em novos dispositivos tão prontamente. A tecnologia precisa ser suportada primeiramente em GPUs. Muito provavelmente, empresas como AMD, Intel e Nvidia levarão pelo menos um ano para começar a fazê-lo.

Com informações: ExtremeTech

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação