Início » Computador » Especificações reveladas: DisplayPort 1.3 suportará transmissões de até 32,4 Gb/s

Especificações reveladas: DisplayPort 1.3 suportará transmissões de até 32,4 Gb/s

Por
5 anos atrás

A VESA (Video Electronics Standards Association) liberou nesta segunda-feira (15) as especificações finais do padrão DisplayPort 1.3. A principal novidade é a capacidade de transmissão de até 32,4 Gb/s (gigabits por segundo). Segundo a associação, é uma largura de banda suficiente para vídeos em resolução 4K, 5K e, com uma adaptação ou outra, até 8K.

Conector DisplayPort

Conector DisplayPort

A capacidade total de 32,4 Gb/s é dividida em quatro vias de 8,1 Gb/s, mas está sujeita à sobrecarga. Porém, mesmo nesta situação, o padrão consegue garantir um link de pelo menos 25,92 Gb/s. Esta característica assegura a capacidade de transmissão de vídeos em 5K (5120×2880 pixels) até quando não houver compressão de dados.

Em transmissões de conteúdo em 4K, cada porta DisplayPort 1.3 poderá suportar simultaneamente até dois monitores com esta resolução. Outra opção é utilizar apenas duas vias de 8,1 Gb/s para uma única transmissão em 4K com 60 quadros por segundo, com as demais ficando disponíveis a conexões USB 3.0 ou Thunderbolt, por exemplo.

Este último aspecto indica que outra característica importante do DisplayPort está mantida nas novas especificações: a compatibilidade com padrões diversos mediante adaptadores, incluindo HDMI, DVI e VGA.

Resoluções suportadas pelo DisplayPort 1.3

Resoluções suportadas pelo DisplayPort 1.3

As especificações do DisplayPort 1.3 estão prontas, mas não o veremos em novos dispositivos tão prontamente. A tecnologia precisa ser suportada primeiramente em GPUs. Muito provavelmente, empresas como AMD, Intel e Nvidia levarão pelo menos um ano para começar a fazê-lo.

Com informações: ExtremeTech