Surpresa: Microsoft anuncia teclado para tablets que funciona com Windows, iOS e Android

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Universal Mobile Keyboard

Às vezes a Microsoft aparece com algumas ideias bastante inusitadas. O Universal Mobile Keyboard é a mais nova delas: trata-se de um teclado para tablets (e smartphones, teoricamente) compatível com as plataformas Windows, iOS e Android.

Por conta da proposta multiplataforma, a Microsoft tomou o cuidado de substituir a clássica tecla “Windows” da novidade por um botão “Home”, que é típico do Android, mas ao mesmo tempo “genérico” o suficiente para ser usado em todos os sistemas. A tecla “Cmd”, do iOS, também está lá.

Controles de volume e de reprodução de vídeo ou áudio complementam as funções adicionais. No canto direito superior há uma chave seletora para que o usuário indique qual plataforma está utilizando.

Como você deve ter presumido, o Universal Mobile Keyboard se comunica com o tablet via Bluetooth. Para funcionar, o dispositivo conta com uma bateria interna com autonomia estimada em seis meses. Em situações emergenciais, a recarga, feita via porta USB, demora apenas 10 minutos para prover energia suficiente para um dia de uso.

O suporte para o tablet é destacável e permite deixar o dispositivo em vários ângulos de inclinação. O componente também pode ser usado para proteger o teclado quando este não estiver em uso.

Universal Mobile Keyboard

Antiga, a divisão de hardware da Microsoft, aparentemente, dá pouco ou nenhum lucro. É provável que a companhia a mantenha para reforço de marca ou qualquer outra estratégia parecida.

Se levarmos este aspecto em conta, é de se estranhar que o Universal Mobile Keyboard tenha apenas um logotipo da Microsoft na parte traseira do suporte. Nem mesmo o design é um diferencial: o teclado pode ser facilmente confundido com algum acessório equivalente da Logitech ou mesmo de marcas chinesas.

Talvez a empresa queira apenas oferecer um dispositivo que facilite o uso do Office 365 em plataformas móveis, mas também não existe confirmação para esta hipótese.

Universal Mobile Keyboard

Independente das reais intenções da Microsoft, o Universal Mobile Keyboard será lançado nos Estados Unidos em outubro com preço sugerido de US$ 79,95. Para variar, não há previsão de disponibilidade no Brasil.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados