Início » Aplicativos e Software » Tudo o que você precisa saber sobre o iOS 8

Tudo o que você precisa saber sobre o iOS 8

Lucas Braga Por

Todo ano a Apple segue a regra de lançar uma nova versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS. A oitava versão da plataforma foi apresentada em junho na WWDC, mas somente a partir desta quarta-feira (17) estará disponível para todos os usuários.

O que há de novidade no iOS 8? Como ficou a integração entre Macs e aparelhos com iOS? Meu dispositivo receberá a atualização? Descubra esses e outros detalhes nos próximos parágrafos.

Notificações

Podem comemorar: as notificações agora poderão ser interativas. Suponha que você está mexendo no celular, navegando na web. Ao chegar uma mensagem, o banner com a notificação surge na parte superior, como no iOS antigo. O que muda é que você pode puxá-lo para baixo e responder diretamente da notificação, sem abrir o aplicativo desejado.

notificacoes-01

Também é possível responder notificações a partir da tela de bloqueio: basta puxá-las para a esquerda. Como, durante os meus testes, nenhum app havia sido atualizado para o iOS 8, apenas aplicativos nativos estão funcionando com a função, mas a novidade também estará disponível para outros desenvolvedores.

A Central de Notificações também recebeu mudanças: a aba “Perdidas" do iOS 7 deixou de existir (afinal de contas, ninguém usava aquilo mesmo). Agora, também é possível descartar uma única notificação deslizando-a para a esquerda. Em versões anteriores, só era possível apagar todas as notificações de um determinado aplicativo.

central-notificacoes-02

Novo iMessage

Para quem usa os grupos de mensagens do iMessage (sons de grilos ao fundo), finalmente é possível abandonar um grupo, silenciá-lo ou enviar mensagens de voz, algo tão comum e presente em serviços como Telegram e WhatsApp.

O Buscar Meus Amigos também está integrado ao serviço, tanto em mensagens individuais como em grupos: basta que a pessoa permita o compartilhamento da localização para que você consiga visualizá-lo em um mapa dentro dos detalhes de contato. Também é possível enviar sua localização específica em uma mensagem.

mensagens

Novo Safari

Pode parecer que o Safari não mudou tanto, mas a integração dele com outros dispositivos é bem melhor. É bem verdade que as abas já eram sincronizadas com o iCloud Tabs, mas agora também é possível fechar abas de outros dispositivos que estão sincronizados.

safari-ipad

Um recurso bobo mas que fazia falta e estava presente em navegadores alternativos, como o Chrome, é a possibilidade de abrir sites em versão desktop. Ao digitar o endereço, puxe os ícones de favoritos para baixo para revelar a opção de “Versão para computador”.

Ah, o modo de navegação privada não elimina a sessão antiga, sendo possível alternar entre os dois modos sem desfazer as sessões. Isso é muito útil quando você precisa logar em duas contas de um mesmo serviço ao mesmo tempo, por exemplo.

Mais integrado do que nunca

As principais mudanças do iOS 8 estão relacionadas à integração com outros dispositivos iOS e Mac. Junto com a criação do iCloud Drive, surgem novos recursos para que você aproveite melhor todo o ecossistema Apple.

Em outubro, por meio uma atualização complementar ao iOS 8, será possível que você envie mensagens SMS de um iPad, iPod touch ou Mac que esteja conectado à mesma rede Wi-Fi do seu iPhone. Durante o início dos testes do iOS 8, o envio de mensagens já estava liberado, e tudo funcionava perfeitamente, sem nenhuma necessidade de configuração. Ainda não entendi o motivo da Apple postergar a função para outubro – talvez ela só chegue junto da versão final do OS X Yosemite.

A ligação sai do iPhone, mas é feita pelo iPad (!!!)

A ligação sai do iPhone, mas é feita pelo iPad (!!!)

Apesar das mensagens SMS ficarem de fora, um recurso que considero como matador foi mantido e também funciona muito bem: será possível atender suas ligações do iPhone através do Mac, iPad e iPod touch. Também não é necessário configurar nada, basta que os dispositivos estejam conectados à mesma rede. Você também poderá efetuar chamadas através dos outros dispositivos – para isso, use a agenda ou o FaceTime e escolha a função “Chamar do iPhone”.

Entretanto, o maior recurso de integração é o Handoff, que permite continuar algo que você faz em determinado dispositivo em outro. Isso serve, por exemplo, para quando você começa a escrever um email no iPad e precisa continuar escrevendo no Mac, ou simplesmente enquanto você abre determinada página da web em seu computador mas precisa sair e quer continuar lendo no iPhone.

Leia no iPhone e continue no iPad: basta arrastar e deslizar

Leia no iPhone e continue no iPad: basta arrastar e deslizar

Para que toda essa conectividade aconteça, o Handoff utiliza um misto de Wi-Fi e Bluetooth de baixa energia. Por isso, nem todos os Macs, iPhones e iPads são compatíveis com a novidade.

Novos recursos de imagens

Um novo modo de cena está disponível na câmera: em qualquer dispositivo com iOS 8 é possível fazer time-lapses sem a necessidade de aplicativos de terceiros. O resultado fica bem legal, veja só:

O aplicativo Fotos também recebeu melhorias. O editor de imagens mudou consideravelmente e tem recursos vindos do finado iPhoto. Além de aplicar filtros e cortar imagens, é possível corrigir luz, cor e enquadramento. A organização de imagens também está melhor com o recurso de marcar fotos favoritas, bem como a busca por localização e data.

correcao-enquadramento

Mais aberto para os desenvolvedores

Em seu ambiente todo controlado, era impossível mudar o teclado do iOS sem fazer jailbreak. Não mais: a Apple passou a permitir que os desenvolvedores criem teclados e os ofereçam sem gambiarras. Desenvolvedores do SwiftKey e do Swype já confirmaram que seus teclados estarão presentes na App Store para quem os preferirem em vez do novo teclado nativo.

O compartilhamento entre aplicativos, funcionalidade bastante popular no Android, agora também está disponível no iOS 8. Contanto que o aplicativo seja atualizado para suportar o recurso, será possível enviar uma foto para qualquer rede social diretamente do Fotos ou compartilhar uma página da web diretamente do Safari para um aplicativo de leitura como o Pocket ou Instapaper, por exemplo.

Outra notável mudança é a adição de widgets de terceiros na barra de notificações. O que era restrito apenas a previsão do tempo, bolsa e eventos passa a ter um mar de opções. Duolingo e Omnifocus, por exemplo, já foram atualizados e possuem a opção disponível.

Novo teclado

Não é todo teclado que sabe completar músicas de Valesca Popozuda.

Não é todo teclado que sabe completar músicas de Valesca Popozuda.

Apesar da Apple permitir que você instale o teclado de sua preferência, o teclado padrão foi remodelado. Agora chamado de QuickType, ele possui um dicionário preditivo que lembra bastante o SwiftKey. Uma barrinha localizada logo acima do teclado dá duas opções de possíveis palavras em caso de erro, sendo o quadrado à esquerda o conteúdo exato que foi digitado.

Quem não gostar do novo QuickType poderá ocultar a barra preditiva arrastando-a para baixo.

Compartilhamento Familiar

compartilhamento-familiar

Se você compra uma música na iTunes Store, ela fica disponível apenas na sua conta. Com um aplicativo, a mesma coisa. É comum que famílias utilizem apenas uma única conta para comprar músicas e aplicativos, para que todos aproveitem todo o conteúdo pago. O Compartilhamento Familiar permite que você compartilhe os conteúdos pagos com até seis contas.

É obrigatório que todas as contas estejam vinculados a um mesmo cartão de crédito. É possível adicionar níveis hierárquicos e permitir que um pai exija que seu filho peça permissão antes de comprar um app. Além do compartilhamento de compras, o Compartilhamento Familiar pode integrar os membros de uma família em um calendário compartilhado, no Buscar Amigos e também em um álbum de fotos.

Não é possível se desvincular de uma família para vincular-se em outra imediatamente: é necessário aguardar o mínimo de um ano para que a conta que saiu possa ser reintegrada a uma nova família.

Extras

Outras mudanças e novidades – não menos importantes – também chegaram junto do iOS 8.

  • Você pode capturar vídeos da tela do iOS a partir do QuickTime no OS X Yosemite. Basta conectá-lo via USB, criar um novo filme e selecionar o iPhone, iPad ou iPod touch como fonte de imagem;
  • Agora o menu de multitarefa traz em destaque seus contatos favoritos e recentes. Fica mais fácil entrar em contato com eles estando em qualquer parte do sistema;
  • O iOS 8 tem o aplicativo Saúde, que permite armazenar dados vitais e controlar sua saúde com histórico e estatísticas. Não foi possível testar até o momento, uma vez que os dados são abastecidos por meio de acessórios e aplicativos de terceiros;
  • Ainda no aplicativo de Saúde, é possível adicionar um cartão com suas informações básicas, como nome, contato de emergência, grupo sanguíneo, medicamentos frequentes, peso, altura e se é ou não doador de órgãos. Esse cartão é visível quando o telefone está bloqueado, ao clicar em “Emergência" e, por fim, “ID Médico”. Uma bela forma de encontrar o dono de um celular perdido;
  • O Spotlight está mais inteligente e busca locais, histórias na Wikipedia e horários de cinemas e teatros. No entanto, nada disso funcionou comigo no Brasil;
  • É possível acessar a Siri sem usar as mãos quando o telefone está conectado ao carregador: fale “Hey Siri” que ela é ativada;
  • Isso pode ser apenas efeito placebo, mas tenho a sensação de que minha bateria está durando muito mais do que antes.

Considerações finais

ios-8-fecha

Se você usa apenas um iPad ou um iPhone e não tem mais nada da Apple, é bem provável que a atualização não te agrade o suficiente para considerá-la grandiosa em relação ao iOS 7. É certo que quase todos os méritos dessa atualização se concentram na integração com outros dispositivos iOS e OS X.

Ainda assim, o iOS 8 trouxe recursos que deveriam estar presentes no ecossistema da Apple há um bom tempo: quem migrou do Android para o iOS e se viu impossibilitado de colocar um teclado como Swype ou SwiftKey certamente se dececpionou um pouco. A ausência do compartilhamento com aplicativos de terceiros deixava o iOS pouco prático em determinadas tarefas, o que foi corrigido na nova versão.

Mesmo tapando mais buracos do que criando novas funções, é impossível desmerecer os novos recursos que a atualização traz. O Compartilhamento Familiar certamente fará com que uma compra de determinado aplicativo ou álbum na iTunes Store valha mais a pena, uma vez que seus familiares também poderão desfrutar do novo conteúdo. Os novos recursos de gerenciamento de fotos são bem legais, especialmente considerando que o seu smartphone involuntariamente se torna o equipamento que você mais usa para fotografar.

O novo iOS estará disponível para download ainda hoje. A atualização estará disponível para donos de iPhone 4s, 5, 5c e 5s; iPad 2, iPad com tela Retina (3ª e 4ª geração), iPad Air, iPad mini e iPad mini com tela Retina; e iPod touch de 5ª geração. Lembre-se de fazer backup de seus dados e liberar pelo menos 3 GB espaço no dispositivo caso pretenda fazer a atualização over the air.

Mais sobre: , , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Janderri Santos
alguem sabe algum app que descobre quem esta falando com voce pelo zap quanto esta sem foto??
Raiol
Porque o meu iphone 6 não tem a função de responder as mensagens recebidas sem precisar abrir o programa? Vi que o iphone possui essa função, mas no meu celular não consigo realizar!
Gabriela Duarte
Bom dia! Gostaria de saber como faço para desinstalar um jogo ou um aplicativo que fica salvo em nuvem ( icloud ) no Iphone 4s?
Sousa
Pessoal, o meu whatsapp parou de funcionar, não aceita desinstalar, nada, o que faço?
Marcelo Sost
Verdade, puta que pariu! Que coisa mais riducula! toma no cu essa merda!
Alex Bittencourt ?
Notei exatamente a mesma coisa eu sempre chego do trabalho com 6% de bateria mais ou menos, e hoje cheguei com 24% e com o 4G ligado.
Alex Bittencourt ?
Eu também ? quero o rolo da câmera de volta, To todo perdido
Paulo Arantes
que babaca
Igor Fernando
Nossa!!! Quantas novidades hein...SQN
Jônatas De Lira Rocha
Também estou notando a bateria durando mais tempo!
Guto Revoredo
Não só no IE. No Firefox do Android também...
ESilva
Odiei a atualização do album de foto.... ridiculo criar um album de fotos apagadas...e não consigo desabilitar essa porcaria...e ainda oculta fotos mais antigas....péssimo e até agora não consegui descobrir como deixar minhas fotos antigas visiveis...sei como acessá-las mas não ficam no album como antes...
Bruno Brito
é... notei esse problema também. pra ler no telefone, tem que esperar a página carregar e depois acionar o modo. pena que não funciona pros comentários.
Leonardo Caldas
Seus reviews, como sempre, lúcidos é bem escritos. Quanto ao iOS 8, instalei ontem. Ainda não tenho uma opinião muito clara, mas já noto que os apps relacionados a saúde parecem promissores. As opções de responder mensagens contextualmente foram claramente "inspiradas" em tweaks de jailbreak e pelo que vejo, no cenário geral, funcionalidades úteis como melhor aproveitamento de digitais (como oferece por exemplo a dobradinha BiolockDown + VirtualHome) vão depender muito da criatividade dos desenvolvedores. O que dá pra dizer sem medo de errar é que agora que já instalei, aguardo ainda mais ansioso que saia o jailbreak pra ele.
Adriano Garcez
Quantas novidades... sqn
Breno
Finalmente! Depois de tantos anos a apple permite teclados de terceiros e melhorou o seu teclado. Agora é só permitir escolher app padrão que vai dar pra considerar comprar um iPhone :D
Iggor Soares
Tem algo que precisa ser dito na matéria. o cuidado ao migrar para o iCloud Drive. Muitos não vão conseguir fazer o sync com o OSX Mavericks apenas com o Yosemite.
Anayran Pinheiro
Não só no IE, mas também em alguns navegadores do Android que usam a engine do navegador nativo (cm browser).
Felipe Rabuske
Off-topic: as páginas do Tecnoblog estão muito zoadas no IE do Windows Phone 8.1. Se eu não entrar no modo de leitura, fica impossível de ler o texto com essas imagens desproporcionais.
André Moreira
Agora que sei que o teclado do iOS 8 completa a música da Valesquinha, posso atualizar tranquilo.. Obrigado Apple!!!!