A Asus está lançando alguns gadgets bacanas no Brasil neste final de ano e um deles é o Transformer Book T100TA, um híbrido de tablet e notebook que roda Windows 8.1. Com touchscreen de 10,1 polegadas e um teclado físico incluso no pacote, ele quer pegar um pouco da fatia dos cada vez mais populares notebooks conversíveis — mas com um preço relativamente acessível, de 1.699 reais.

O Transformer Book T100TA é, de maneira simplificada, um tablet de 10,1 polegadas que pode ser encaixado a uma base com teclado físico e trackpad. A parte legal dessa base é que, além de possuir uma porta USB 3.0, ela inclui um HD interno de 500 GB para você guardar arquivos grandes, complementando a memória flash de 32 GB do tablet — que, inclusive, pode ser expandida com um cartão microSD.

asus-transformer-book-t100ta-base

O hardware é equilibrado. O processador é um quad-core Intel Atom Z3775 de 1,46 GHz, que nos benchmarks costuma competir diretamente com chips topo de linha de outras fabricantes, como o Snapdragon 800. Há 2 GB de RAM, câmera frontal de 1,2 megapixels e tela IPS de 10,1 polegadas com resolução de 1366×768 pixels. Ele suporta conexões Wi-Fi 802.11n dual-band (nada de 3G) e tem uma porta Micro HDMI.

A bateria de 8.060 mAh, segundo a Asus, consegue aguentar o Transformer Book por até 11 horas (!) longe da tomada. Diferentemente do que a taiwanesa fazia nos antigos Transformer com Android, a bateria está localizada apenas no tablet; não há uma bateria adicional na base para estender a autonomia. Isso certamente ajudou a diminuir os custos: antigamente, era necessário comprar a base separadamente.

asus-transformer-book-t100ta-hardware

Durante os minutos em que tive a oportunidade de brincar com o tablet, as tarefas foram executadas de maneira bastante fluida. Mas é claro que ainda estamos falando de um dispositivo com Windows 8.1 e apenas 2 GB de RAM — rodar o Chrome com dezenas de abas ou um software como o Photoshop certamente não será uma tarefa agradável, e nem é o propósito aqui.

A base é um diferencial interessante por não limitar o usuário aos cerca de 20 GB disponíveis na memória flash do tablet. Sim, há o inconveniente de ter que copiar seus arquivos manualmente caso queira acessá-los quando estiver sem a base, mas esse é aquele caso em que o benefício supera o “incômodo”. O teclado, em formato chiclete, é suficientemente confortável e grande para que você não precise conectar um teclado externo.

asus-transformer-book-t100ta-tudo

Eu citaria o acabamento como um dos pontos negativos — o tratamento brilhante na carcaça do tablet, além de não ser dos mais bonitos, tem o problema de atrair muitas marcas de dedo. E, embora o peso de 1,15 kg seja menor que o de muito ultrabook por aí, o Transformer Book T100TA é um pequeno trambolhinho quando consideramos apenas a parte tablet, que pesa 550 gramas e tem 10,5 mm de espessura.

Muito brilho, muitas marcas de dedo e um adesivo gigante da Anatel

Muito brilho, muitas marcas de dedo e um adesivo gigante da Anatel

asus-transformer-book-t100ta-lateral

Fato é que, caso você queira usar apenas a parte tablet, talvez a compra não compense: pelo mesmo preço, há opções que oferecem uma experiência até melhor. Caso você queira usá-lo como um notebook, talvez se decepcione por causa do hardware mais limitado. Mas, juntando as duas partes, o Transformer Book T100TA é um produto bem interessante.

Fabricado no Brasil, o novo híbrido da Asus começou a ser vendido no varejo nesta terça-feira (16) com preço sugerido de 1.699 reais. O preço inclui o tablet e a base, além de uma assinatura de um ano do Office 365 Personal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Costa

Lixo total de netbook, principalmente se vc tentar colocar o windows 10 nele! Os problemas começam na instalação com o espaço reduzido de 32GB, que faz com que tenhamos que fazer gambiarras para caberem os arquivos de instalação. Depois, todo update do windows é uma nova desagradável surpresa, já tive problemas com o touch screen, já tive problemas para reconhecer o hd do teclado e, em especial, e tenho problemas até hoje com os drivers de som.
Já tentei instalar de todas as formas, mas o driver de som parece que foi pro espaço, instalei diversos drivers que recomendaram na internet (sim, várias pessoas já tiveram o mesmo problema com o som, procurem no google), reinstalei o windows diversas vezes, aliás apesar do processador ter base x64, ele só aceita instalar o windows 32b (vai entender!?!?! o_0). O touch screen é impreciso, bateria com alguns meses de uso não dura nem meio dia, apesar do indicador ficar dizendo 9h de uso, 8h de uso, etc. O tamanho da tela não se adequa a nada que vc vá ler ou assistir, tudo fica com faixas pretas nas laterais. Material e acabamento perceptivelmente frágil, o próprio conector que liga ao carregador está afundando dentro do netbook e em breve não estarei nem conseguindo mais carregar! Não é nem bom como tablet e muito menos como notebook, realmente não recomendo a ninguém!!!

Eduardo Costa
Lixo total de netbook, principalmente se vc tentar colocar o windows 10 nele! Os problemas começam na instalação com o espaço reduzido de 32GB, que faz com que tenhamos que fazer gambiarras para caberem os arquivos de instalação. Depois, todo update do windows é uma nova desagradável surpresa, já tive problemas com o touch screen, já tive problemas para reconhecer o hd do teclado e, em especial, e tenho problemas até hoje com os drivers de som. Já tentei instalar de todas as formas, mas o driver de som parece que foi pro espaço, instalei diversos drivers que recomendaram na internet (sim, várias pessoas já tiveram o mesmo problema com o som, procurem no google), reinstalei o windows diversas vezes, aliás apesar do processador ter base x64, ele só aceita instalar o windows 32b (vai entender!?!?! o_0). O touch screen é impreciso, bateria com alguns meses de uso não dura nem meio dia, apesar do indicador ficar dizendo 9h de uso, 8h de uso, etc. O tamanho da tela não se adequa a nada que vc vá ler ou assistir, tudo fica com faixas pretas nas laterais. Material e acabamento perceptivelmente frágil, o próprio conector que liga ao carregador está afundando dentro do netbook e em breve não estarei nem conseguindo mais carregar! Não é nem bom como tablet e muito menos como notebook, realmente não recomendo a ninguém!!!
robson laranjeiras
Procure na internet. Na Saraiva rolam algumas promoções dele. Já teve algumas com o preço de 1k. Acompanhe o tópico de promoções do fórum Hardmob. Ele é excelente para isso.
PedroBrito
Eu entendi.. o unico uso que eu quero eh so baixar torrents, e assistir series e filmes... e navegar um pouquinho.. acho que me atende,, queria um pouquinho de hands-on com ele.. mas não achei ele em nenhuma loja aqui nos shoppings ... mas enfim.. acho que vou adquirir.. pq não atualizou pro Windows 10?
robson laranjeiras
Não instalei o Win 10 nele ainda. Desde já, uma coisa tem que ficar clara para você: Ele é um tablet que faz o papel de netbook. O processador é bom e a quantidade de RAM embarcada ajudam na execução de funções básicas, porém não espere que ele vá executar tarefas muito pesadas (ou inúmeras ao mesmo tempo). Excetuando-se os momentos em que o antivírus está rodando em segundo plano, não reparei nenhum lag além do normal que ocorre com qualquer máquina.
PedroBrito
Que bacana.. to pensando em comprar um.. o uso que pretendo é só baixar torrents e assistir minhas séries e filmas.. e ler noticias na net e raramente usar o excel.. acho que dá conta neh? fiquei querendo saber a performance desse equipamento pq comprei um desktop all i one da LG acho que eh com intel celeron quad core.. e a performance dele com o windows 10 eh muito ruim.. tem mto lag...
robson laranjeiras
Rodando Netflix e Popcorn Time numa boa. Ainda jogo na STEAM. Não são os jogos mais pesados, por conta do processador e da RAM, mas ele roda aceitavelmente jogos como Batman: Arkham City, por exemplo.
PedroBrito
Ja tentou rodar videos em HD nele tipo 720p ou 1080p? como é a performance para navegar na web, ver videos e musicas? To pensando em comprar um e queria saber..
Marcelo Andre
Alguém poderia me dizer se a caneta de toque e desenho funciona nele?/ E a conexão é somente wifi?/ nada de eternet e 3g?/
Thiago +

Porém além do Slidepad ter um display maior, é FHD.

Tiago H+
Porém além do Slidepad ter um display maior, é FHD.
robson laranjeiras
O problema do Slidepad 2 é a questão do armazenamento. O Asus tem o diferencial da dock station com 500GB. Para quem quer um tablet e ocasionalmente um notebook mediano, ele é o aparelho a ser adquirido. Mas se for apenas para uso como tablet mesmo, o Slidepad tem melhor custo x benefício.
robson laranjeiras
O tablet tem slot para cartões SD, sim. Se não me falha a memória, suporta até 64GB de armazenamento.
Cristiano Vilela
o seu tem slot micro sd? aceita cartão no tablet?
Dr. Yang

Uso o Office 2013, SPSS 22, Google Earth, EpaNet e Autocad 2007 no Slidepad 2 e eles rodam liso na sua tela de 12 polegadas, e não 10.

Exibir mais comentários