Início » Celular » Google pode ter desistido do programa Android Silver

Google pode ter desistido do programa Android Silver

Iniciativa era apontada como possível substituta da linha Nexus

Emerson Alecrim Por

Os rumores sobre o fim da linha Nexus ganharam força em abril, quando surgiram informações sobre um suposto programa do Google chamado Android Silver. A proposta da iniciativa seria a de ajudar fabricantes no lançamento de smartphones high-end que atendem a determinados requisitos de qualidade. Mas a ideia não sairá do papel. É o que relata o The Information, mesmo veículo que revelou o projeto.

Nesta semana, o Google anunciou os primeiros aparelhos que fazem parte do Android One, programa que visa abastecer mercados emergentes com smartphones bons e baratos. Para tanto, a empresa se encarrega de oferecer e atualizar o sistema operacional enquanto os fabricantes se preocupam em desenvolver aparelhos que seguem uma série de critérios.

As informações do The Information dão a entender que o Android Silver é parecido, só que focado em dispositivos high-end e, eventualmente, mid-end. A intenção do Google, aparentemente, era a de viabilizar aparelhos sofisticados, mas com Android quase "puro", a exemplo da linha Nexus. Assim, estes modelos não teriam customizações expressivas ou excesso de bloatwares, por exemplo.

A linha Nexus segue firme e forte

A linha Nexus segue firme e forte

O que deu errado, então? Do ponto de vista do consumidor, a ideia é boa, mas para os fabricantes, não. A falta de interesse destas empresas teria sido um dos fatores que levaram o Google a desistir do projeto.

Outra razão, talvez a mais forte, estaria nos bastidores: funcionários do próprio Google teriam questionado a eficácia do programa, causando divergências internas. Neste meio tempo, o executivo Nikesh Arora, responsável por parceiras com fabricantes e operadoras móveis, saiu do cargo. Seu trabalho seria fundamental para atrair participantes.

Deu no que deu. Pode ser que o Google retome o Android Silver nos próximos meses, mas por ora, o programa fica na gaveta.

De qualquer forma, smartphones avançados com Android quase "puro" não faltarão. Em junho, o Google desmentiu os rumores ao afirmar que o foco na linha Nexus continua. O programa Play Edition também: com ele, a companhia oferece em alguns países aparelhos consolidados de diversos fabricantes (como Galaxy S4 e Xperia Z Ultra), mas com quase nenhuma customização no sistema operacional.

Com informações: Droid Life

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Andrade
As cores mais claras, como o branco, parecem ficar meio amareladas. não sei se é assim atualmente.
Guilherme Andrade
Acho a tela meio amarelada, mas o Moto X parece ter uma boa tela .
Theus
Porque a pulga?
Jean Franco
Volta e meia vejo gente dizendo a mesma coisa que vc, nunca tive um telefone com tela de AMOLED, mas sempre achei que fossem melhor do que o tradicional LCD. Qual é o problema do AMOLED?
Josiel Hen
Lancem um Z3/Z2 play edition que eu comprarei na certa!
Bruno Brito
ba dum, tss!
Guilherme Andrade
A Sony faz smartphones muito sofisticados (ex. a linha Z), más a customização me afasta da marca. :(
Guilherme Andrade
Sim, também quero o novo Moto X, más o fato da tela ser AMOLED me deixa com a pulga atrás da orelha. Vou esperar o próximo Nexus para decidir. :D
tchub27
mesmo que saia acredito que o novo moto x valha mais a pena, por causa dos recursos inteligentes, ele é praticamente um nexus, só que melhor
Rafael Machado de Souza
exato. hoje mostraram noticias dos prejuízos da Sony com smartphone. mas porra, faz algo como a Motorola e não tem erro.
Emanuel Laguna
AIÔ, SILVER! (oh, wait) :/
Roberto
Acredito que a iniciativa Android One pode dar muito certo, assim como a Motorola conseguiu com o Moto G, um smartphone barato e que funcione bem.
Theus
Estou querendo trocar meu N4 pelo novo Moto X, mas vou justamente aguardar até mês que vem pra vê se sai um possível Nexus 6. Todos os Nexus saíram em outubro.