Início » Ciência » Coursera oferecerá cursos da USP e Unicamp

Coursera oferecerá cursos da USP e Unicamp

Emerson Alecrim Por

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acabam de ser anunciadas como as mais novas parceiras do Coursera, as primeiras na América Latina. Com o acordo, ambas as instituições desenvolverão cursos em língua portuguesa para a plataforma.

O Coursera é um dos mais respeitados sites de ensino à distância do mundo. Atualmente, o serviço oferece mais de 700 cursos online, a maior parte desenvolvida por instituições de ensino renomadas, incluindo MIT e Universidade de Stanford. Todos os cursos, mesmo os mais avançados, são gratuitos.

Não é mero acaso a atenção dada ao Brasil. Os estudantes do país estão entre os que mais acessam o Coursera, tanto que, em 2013, voluntários ligados à Fundação Lemann iniciaram um trabalho de tradução de cursos importantes, já que a maior parte deles exige inglês avançado. Até o final do ano, o número de cursos traduzidos para o português deverá chegar a 28.

Coursera - Brasil

É claro que USP e Unicamp têm os brasileiros como público-alvo de seus cursos, mas as instituições também esperam que estudantes de outros países de língua portuguesa sejam beneficiados.

Inicialmente, as duas universidades desenvolverão cursos focados em empreendedorismo e finanças. A previsão é a de que os primeiros sejam disponibilizados no início de 2015. A Fundação Lemann também deverá entregar alguns treinamentos, mas voltados à capacitação de professores.

O Coursera anunciou ainda uma parceria com o R7. A principal função do portal será divulgar os cursos lançados.

Se você ainda não conhece o Coursera, não espere pelos cursos das instituições brasileiras. Acesse coursera.org e explore o conteúdo disponível por lá. Para estudar, é necessário apenas fazer um rápido cadastro. Fica a dica 😉

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Arruda
Sou fanzaço do Coursera, me ajuda bastante nos estudos. Para computação, é legal que dá para fazer como um professor e ir montando o conceito na"lousa", algo difícil de reproduzir em livros estáticos. Além disso, acho que é bom para a USP (onde estudo) de forma geral entrar no Coursera. :)