A Nvidia lançou na noite desta quinta-feira (18) as GPUs high-end da série GeForce 900, todas com arquitetura Maxwell. Os primeiros integrantes desta linha são os chips GeForce GTX 970 e GeForce GTX 980.

As novas GPUs Maxwell trazem avanços importantes. A Nvidia chama atenção para a tecnologia VXGI (Voxel Global Illumination), que faz com que a iluminação presente no cenário de um jogo, por exemplo, interaja de maneira mais natural com o ambiente, aumentando o realismo.

As técnicas MFAA (Multi-Frame Anti-aliasing) e DSR (Dynamic Super Resolution) também são destaques. A primeira promete combater aqueles tão indesejados efeitos de “serrilhamento” nas imagens sem prejudicar a performance. A segunda facilita a renderização de cenas em resoluções full HD, 4K e até mesmo superiores.

Também merece menção a tecnologia VR Direct, que fornece uma série de recursos para o uso mais adequado das GPUs em equipamentos de realidade virtual, como o Oculus Rift.

Nvidia GeForce GTX 970

Assim como os chips gráficos GTX 750 e GTX 750 Ti (os primeiros da geração Maxwell, mas com perfis intermediários), as duas novas GPUs têm processo de fabricação de 28 nanômetros.

As diferenças entre ambas as novidades aparecem nas especificações, obviamente. A GeForce GTX 970 vem com 1.664 núcleos CUDA, frequência de 1.050 MHz, 4 GB de memória GDDR5 (256-bit) e TDP de 145 W. Seu desempenho é de até 4 teraflops em modo single-precision.

Como o nome acusa, a GeForce GTX 980 é mais poderosa: a GPU oferece 2.048 núcleos CUDA, clock de 1.126 MHz, 4 GB de memória GDDR5 (256-bit), TDP de 165 W e desempenho de 5 teraflops em single-precision.

Nvidia GeForce GTX 970 versus 980

O interessante é que o mercado brasileiro não precisará esperar meses para receber estas GPUs oficialmente. Segundo a Nvidia, os principais fabricantes já têm placas de vídeos equipadas com os novos chips destinadas ao Brasil.

Só não espere por milagres em relação aos custos: as GeForce GTX 970 e 980 têm preços sugeridos de R$ 1.599 e R$ 2.249, respectivamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados