Os novos iPhones estão sendo lançados hoje na primeira leva de países e o iFixit desmontou os dois aparelhos, iPhone 6 e iPhone 6 Plus, para mostrar o que há dentro deles. Como a Apple quase não cita especificações técnicas quando anuncia novos produtos, esta também é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o hardware dos aparelhos.

Tanto o iPhone 6 quanto o iPhone 6 Plus ganharam nota 7 de 10 no índice que mede a facilidade de conserto. Os smartphones ainda usam parafusos pentalobe e exigem uma chave de fenda especial para serem abertos, mas em compensação possuem uma bateria fácil de ser acessada e um cabo do sensor Touch ID reposicionado, tornando a abertura dos aparelhos mais segura. Como nos iPhones anteriores, a desmontagem começa pela tela, o que facilita reparos em displays quebrados.

iPhone 6

iphone-6-desmontado

No iPhone 6, o modelo testado foi o A1586, que é compatível com o 4G brasileiro. Logo de cara, o iFixit nota o calombo na região da lente da câmera traseira, que possui aproximadamente 0,6 mm. Para manter o celular fino e melhorar a câmera, a Apple optou por deixar uma parte da lente fora do corpo, o que não é exatamente bonito (tanto que a Apple esconde esse detalhe nas fotos de divulgação).

iphone-6-camera

Dentro, é possível encontrar um processador Apple A8 e um módulo de RAM com a mesma capacidade de 1 GB do iPhone 6 Plus. O modem MDM9625M, da Qualcomm, suporta conexões 4G de até 150 Mb/s. Há ainda um chip NFC da NXP (que serve apenas para o Apple Pay) e um pequeno chip com núcleo Cortex-M3, que é o coprocessador de movimentos M8.

apple-iphone-6-bateria

Como esperado, a bateria cresceu, mas não significativamente. No iPhone 6, a capacidade é de 1.810 mAh, o que é mais que os 1.560 mAh do iPhone 5s, mas menos que a maioria dos Androids topo de linha, que geralmente vêm com no mínimo 2.200 mAh e chegam a ultrapassar os 3.000 mAh. Os reviews têm sido mistos: alguns dizem que a bateria possui autonomia suficiente, enquanto outros dizem que o iPhone continua durando pouco tempo fora da tomada.

Você pode ver o desmanche completo do iPhone 6 no iFixit.

iPhone 6 Plus

iphone-6-plus-desmontado

Considerando apenas o hardware, o iPhone 6 Plus é um iPhone 6 esticado. Apesar de trazer a estabilização óptica de imagem na câmera e uma tela de 5,5 polegadas, praticamente não há diferenças internas.

Ele tem o mesmo processador A8 em conjunto com o coprocessador M8 e a mesma memória LPDDR3 de 1 GB do irmão menor. A principal diferença é que o iPhone 6 Plus possui uma bateria com capacidade bem maior que a do iPhone 6: estamos falando de 2.915 mAh. No geral, os reviews têm elogiado a bateria do phablet da Apple, citando uma duração de até dois dias com uso normal.

iphone-6-plus-camera

Para a estabilização óptica de imagem, que ajuda a evitar fotos tremidas em ambientes com baixa iluminação e melhora vídeos feitos em movimento, a lente da câmera do iPhone 6 Plus fica acoplada em um minúsculo elemento de metal e pode se movimentar pela ação de pequenas bobinas eletromagnéticas. O resto dos componentes é igual ao do iPhone 6: abertura de f/2,2 e sensor de 8 MP com foco automático por fase.

Você pode ver o desmanche completo do iPhone 6 Plus no iFixit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados