A Apple é mesmo a empresa dos números impressionantes. Os mais recentes deles dizem respeito ao iOS 8: esta versão foi liberada no último dia 17, mas já está presente em pelo menos 46% dos dispositivos móveis da marca. É o que revela a página de suporte a desenvolvedores da companhia.

ios_adocao

De acordo com os dados publicados, o iOS 7 continua sendo a versão mais utilizada com 49% de participação. Versões anteriores da plataforma estão presentes em apenas 5% dos dispositivos da Apple.

Estes números, no entanto, podem não representar a realidade com precisão. Os dados recém-divulgados se baseiam nos dispositivos que acessaram a App Store até o último domingo (21).

É comum que usuários visitem a loja logo após um update de sistema operacional para atualizar aplicativos. No entanto, muita gente pode simplesmente ter deixado esta tarefa para depois.

Se considerarmos este cenário, é bastante provável que a adoção do iOS 8 já tenha superado os 46% informados. Um feito impressionante para um sistema que não tem nem uma semana de mercado, sem dúvida, mas não necessariamente um recorde: de acordo com análises das empresas Tapjoy e Chitika, a adoção do iOS 7 foi mais rápida.

A Tapjoy afirma que, em suas primeiras 18 horas de liberação, o iOS 7 apresentou 12% de adoção enquanto o iOS 8 registrou apenas 6% no mesmo período.

Já os números da Chitika indicam que, na América do Norte, o iOS 7 obteve taxa de adoção de 18,2% após 24 horas de disponibilização. O iOS 8 alcançou apenas 7,3%.

iphone-6-abre

De qualquer forma, a penetração do iOS 8 no mercado deve aumentar consideravelmente nos próximos dias, não só pela atualização de aparelhos já existentes como também pela chegada da linha iPhone 6 – estima-se que, só no último final de semana, os novos modelos tenham superado a marca de 10 milhões de unidades vendidas.

Mesmo assim, a participação do iOS 7 deve permanecer significativa por um bom tempo. Os relatos de queda de desempenho após a instalação do iOS 8 no iPad 2 e no iPhone 4s são um dos fatores que podem contribuir para a sobrevida da geração anterior da plataforma.

Você pode saber mais sobre o iOS 8 neste review.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados