Microsoft anuncia dispositivo para concorrer com o Chromecast

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

O departamento de hardware da Microsoft tem estado movimentado nos últimos dias. Depois de lançar um teclado multiplataforma para tablets, a divisão surpreendeu novamente ao apresentar, nesta terça-feira (23), o Microsoft Wireless Display Adapter. Você pode considerar o dispositivo uma alternativa ao Chromecast. Ou quase isso.

A novidade tem design simples. Não há cores ou símbolos que nos façam associá-lo imediatamente a um produto da Microsoft. Apenas o nome da empresa está gravado na carcaça do produto. Ainda assim, de maneira discreta.

Microsoft Wireless Display Adapter

Tal como o Chromecast, do Google, o Microsoft Wireless Display Adapter deve ser encaixado à TV ou ao monitor a partir de uma porta HDMI. O dispositivo também possui conexão USB, mas esta é utilizada para alimentação elétrica.

A comunicação com PCs, tablets ou smartphones é feita via Miracast, tecnologia que utiliza redes Wi-Fi (ou Wi-Fi Direct) justamente para transmissão de áudio e vídeo. De acordo com a Microsoft, o dispositivo consegue realizar transmissões em um raio de até 7 metros.

Microsoft Wireless Display Adapter

No quesito compatibilidade, a Microsoft garante funcionamento com o Windows 8.1 e com o Android 4.2.1 ou superior. Também é possível utilizar o dispositivo em aparelhos baseados no Windows Phone. Teoricamente, qualquer outra plataforma com suporte ao padrão Miracast é compatível.

Além de conteúdo em áudio e vídeo, é possível recorrer ao adaptador para reproduzir qualquer tela do dispositivo de origem, o que torna o produto útil também para apresentações acadêmicas ou profissionais. Esta possibilidade é um tanto quanto óbvia, na verdade: o protocolo Miracast foi desenvolvido, basicamente, para “espelhamento” de tela.

Embora não se mostre tão “sedutor” quanto o Chromecast, o adaptador tem potencial para agradar. O problema é que o preço não é dos mais convidativos: US$ 59,95 (o Chromecast chegou ao mercado custando US$ 35). Além disso, o Microsoft Wireless Display Adapter só está disponível em pré-venda na América do Norte. Por ora, não há informação de lançamento no Brasil e em outros países.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados