iPhone 6 Plus - Bendgate

A história do iPhone 6 Plus que entorta facilmente está dando o que falar. São tantas as abordagens – e testes – sobre o assunto que parece verdadeira a hipótese de falha no projeto do modelo. Será mesmo? A Apple assegura que não.

De acordo com declarações da companhia à Pocket-lint, CNBC e outros veículos, até agora, apenas nove usuários procuraram o suporte técnico para se queixar do “entortamento” do iPhone 6 Plus. É um número extremamente pequeno se considerarmos que a nova geração da linha já superou a marca de 10 milhões de unidades vendidas.

O corpo dos novos iPhones é feito de alumínio, um material leve, mas também mais maleável que outros metais. Esta característica e a espessura de apenas 7,1 mm da versão Plus são apontadas como as principais causas da suposta fragilidade do modelo.

Em relação a este aspecto, a Apple argumentou que o corpo do iPhone 6 Plus é constituído de um tipo de alumínio anodizado e, consequentemente, mais resistente. Além disso, os pontos no interior do aparelho que são mais suscetíveis a danos são reforçados com aço inoxidável e titânio.

A empresa também ressaltou que a tela do modelo é feita com o “vidro mais forte” da indústria de smartphones e que, de modo geral, procura empregar em seus produtos materiais que se sobressaem pela resistência e durabilidade.

Por fim, a companhia explicou que seus dispositivos passam por rigorosos testes durante todo o ciclo de desenvolvimento. Estão incluídos aí avaliações de pressão cíclica, torção e impactos.

Se é assim, por que, considerando os relatos, algumas unidades entortaram com tanta facilidade (no bolso da frente da calça)? A Apple dá a entender que estes casos são extremamente raros e, portanto, refletem o fato de que, apesar de existir um controle de qualidade permanente, sempre haverá um aparelho ou outro que sairá da fábrica com defeito.

As reações em torno do assunto, quando não provocativas, parecem mesmo exageradas. De qualquer forma, potenciais compradores têm a opção de esperar um pouco mais: se relatos sobre iPhones 6 Plus tortos aumentarem exponencialmente, saberemos que se trata de um problema crônico e que as explicações dadas simplesmente não são confiáveis.

Não é imprudência dar um voto de confiança: é pouco provável que a Apple arrisque a sua reputação em um momento que o mercado se mostra tão competitivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados