Download pago: vocalista do Radiohead usa BitTorrent Bundle para lançar álbum

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
BitTorrent Bundle - Tomorrow's Modern Boxes
BitTorrent Bundle - Tomorrow's Modern Boxes

A BitTorrent Inc. quer provar de uma vez por todas que o protocolo que leva o seu nome não precisa ser sinônimo de pirataria. Nesta sexta-feira (26), a companhia lançou um dos projetos mais promissores do BitTorrent Bundle, serviço que oferece download de conteúdo mediante pagamento (paywall): o álbum Tomorrow’s Modern Boxes, de Thom Yorke, vocalista do Radiohead.

Lançado em 2013, o BitTorrent Bundle permite ao usuário baixar um ou outro material gratuitamente, tudo depende do projeto disponibilizado. Mas, para ter acesso ao conteúdo completo, a pessoa deve pagar.

É o que acontece com o trabalho de Yorke. No Tomorrow’s Modern Boxes, o arquivo em áudio e o vídeo da música A Brain In A Bottle estão disponíveis de graça. Quem quiser ter acesso ao álbum completo (mais sete faixas) deve desembolsar US$ 6 com cartão de crédito ou PayPal.

O download é feito via tecnologia BitTorrent, portanto, não há sobrecarga de servidores, por exemplo. A quantidade de vezes que o conteúdo pode ser baixado também varia conforme o projeto. No caso do álbum Tomorrow’s Modern Boxes, o limite é de dois downloads. Os arquivos são livres de DRM.

Se a ideia irá vingar, ainda não dá para saber, mas é inegável que há algum potencial aqui. No caso de Thom Yorke, o BitTorrent Bundle está sendo testado como uma alternativa às baixas remunerações oferecidas por gravadoras, distribuidoras e serviços de streaming. Os valores pagos por estas empresas aos artistas são uma das principais queixas do cantor.

Para o usuário, há a comodidade de se beneficiar do trabalho do artista com downloads legais e preços razoáveis. A BitTorrent Inc. também sai ganhando: pelo menos com o álbum de Yorke, a empresa fica com 10% de cada pagamento.

Caso queira conhecer os demais projetos que exploram a iniciativa, basta visitar a página do BitTorrent Bundle.

Com informações: TorrentFreak

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados